Artigos > Luso-Entrevistas > Luso do mês > Fevereiro 2008 - Isabor Navarro

Fevereiro 2008 - Isabor Navarro

Publicado por Luso-Poemas em 12-Feb-2008 00:30 (5168 leituras)

A Isabor Navarro que é também Sandra, caiu no Luso-Poemas por acaso (ela confessa-o mais à frente). Se analisarmos a sua escrita e se olharmos para sua forma de estar, sem muita dificuldade nos apercebemos da elegância da personagem e da força da pessoa que está por trás.
Sem dúvida, que ao convidá-la para ser o destaque do mês, o fizemos conscientes de que estávamos a fazer política, boa política, pois em boa verdade, não há muitos Lusos que tenham uma projecção tão elevada, que reúnam uma consensualidade e carisma tão marcado.
É difícil ser-se mais alto do que as polémicas ou que as querelas e, a Isabor/Sandra é-o. Ficamos, então, com uma pequena auto-biografia e a sua entrevista para este espaço:



Auto-biografia

Nascí em 13 de Julho de 1961. Canceriana, cujo elemento correponde mesmo a idéia de que sou feita de água. Mulher lunar que sou, de papel e luz da lua...
Psicóloga por convicção plena no ser humano. Amo o meu trabalho e faço-o enquanto me comover com a beleza do outro, e a sua dor. E cada vez mais me comovo.
Mulher, filha, irmã, mãe numa família querida e rica em valores. Meu filhos, um casal, são meus melhores poemas, meus e do pai deles. Lembro-me que, enquanto grávida, entre um medo e outro, pensava ser a dona da vida.
Encaro o ato de escrever, extremamente solitário, como uma via de escape e ao mesmo tempo de acesso às minhas inquietações. Contradições...

Se escrevo,
Suporto o mundo inteiro,
Dentro de mim,
E de devorar os sonhos,
Adoço a boca dos medos,
Até que acabe
A tinta da caneta.


Entrevista

Paulo Afonso - Isabor, como aparece o Luso-poemas na sua vida e que impacto teve?
Sandra - O encontro com o site foi puro acaso, pesquisando poemas na internet. Vejam que interessante, minha assinatura foi em 15/08/2006 e fui postar um primeiro poema em 27/05/07, isso me faz acreditar que os encontros se concretizam apenas no momento certo.
Me perdi do site e novamente o reencontrei. Senti o desejo de enviar algo meu e foi a partir daí uma história muito bacana.
Foi uma espécie de renascimento da minha escrita. Um fenômeno que já ouvi de outros luso-poetas.
Digo que o luso-poemas me deu "régua e compasso". Os poemas saltavam das gavetas, enchiam minhas agendas de trabalho, se materializavam em qualquer pequeno pedaço de papel que, logo eram digitados e entregues nesse espaço que se tornou quase como um altar de minhas oferendas poéticas.
Acho que esse é o meu momento, oportuno, de dizer que há uma responsabilidade quando nos apoderamos de um espaço de comunicação, a linguagem é sempre um instrumento, como uma faca de dois gumes.

Vanda - Lembras-te de quando escreveste pela primeira vez?
Sandra - Muito cedo, ainda na escola primária, arriscava uns versinhos, decorava poeminhas e não perdia uma apresentação nos dias comemorativos.
Tive o privilégio de me educar e crescer num bom colégio, mas em especial, a minha mãe, se preocupava em nos oferecer acesso livre à cultura, aos livros.
Mergulhei, por anos da minha infância, numa coleção chamada "O mundo da criança". Contos de Andersen, poemas, cantigas, mitologia, os personagens do folclore brasileiro se constituíram num verdadeiro paraíso para mim.

Valdevinoxis - Mas, no meio disto tudo, onde acaba a Sandra e começa a Isabor ou, por outras palavras, se a Sandra é diferente da Isabor?
Sandra - Não sei dizer onde começa uma e acaba a outra. Mas, a Isabor é meu "alter-ego". Minha licença poética. É de fato uma personagem. Trata-se daquela personagem do filme "O feitiço de Áquila", pseudônimo que costumava utilizar em concursos de literatura que participei.
O caminho por onde enveredou minha escrita, extremamente surrealista pedia um personagem e assim surgiu essa figura, que de certa forma é minha própria imagem, já que estamos lá atrás das letras.

Vera Silva - Sandrinha, como ficas dentro da personagem da escrita e que sentimentos te invadem?
Sandra - É de fato uma experiência interessante. Penso que a maturidade me deu essa liberdade de escolher ser, por momentos, essa representação simbólica de uma mulher diferenciada, no sentido de expressão livre. É como prolongar a alma, se é que me dou a entender. A sensação é de plenitude. É ainda uma espécie de metamorfose (palavra que amo), mas sem nenhum prejuízo para a Sandra e sua realidade.
Escrever já é por si só, o estabelecimento de uma nova angústia. E vocês que escrevem sabem do que estou falando. Ainda que falasse muito, jamais vou saber descrever os sentimentos que me invadem quando escrevo. É que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" (isso é de um compositor brasileiro chamado Luis Melodia).

Paulo - Como se sente na cultura brasileira em relação a literatura?
Sandra - Sinto-me totalmente inserida na minha época, nesse contexto de cultura brasileira. É um caldeirão de diversidades fantástico! Uma riqueza que a todo momento surge na minha própria escrita. Prá ser mais clara, os mitos do folclore brasileiro, a cultura indígena, os regionalismos ( o Brasil é um universo cultural abrangente) e só não bebe dessa fonte quem não quer ou não valoriza.
É claro que a literatura não está ao alcance de todos, lamentavelmente. Mas, incrivelmente sobrevive em qualquer mínimo espaço que se permite. E nisso, sobrevive a poesia...

Vanda - Li há pouco um poema teu dedicado às poetisas do Luso-Poemas, queres-nos falar de como as vês e as sentes?
Sandra - Logo que entrei para o site me sentí rodeada por essas "meninas poderosas", cujo afeto ultrapassa mesmo a convivência do espaço do Luso. Vejo-as e sinto-as como seres de luz especial, de cargas emocionais impressionantes, e sem distinguir entre as Portuguesas e brasileiras, tenho um orgulho imenso de ser luso-poeta.

Val - Se lhe dissesse que me parece que, por vezes existe um distanciamento e até alguma competição entre Portugal e Brasil, no que diz respeito à cultura e à língua o que me diria? Não lhe parece que existe um orgulho exacerbado desnessário das duas partes?
Sandra - Bem, vejo às vezes sim, essa estranha rixa. Um conflito que do nada se estabelece e nada acrescenta como discussão produtiva. Mas, percebo que sempre se trata de confronto de egos, uma espécie de disputa que beira o nonsense. Não se sustentam pois ficam numa troca de opiniões totalmente centradas em seus pequenos universos.
Penso que como nação, já nada devemos uns aos outros. Devíamos tratar de fomentar a partilha, a união e um olhar em sintonia prá esse planeta que está a se deteriorar em nossas mãos...

Vanda - Sandra, as mulheres foram por aqui um pouco mal entendidas devido à sua veia sensual um pouco mais aguçada. Como vês a escrita erótica neste site?
Sandra - Eu procuro perceber e o que me interessa é a qualidade da escrita, seja de cunho sensual, social, ou outro qualquer. Acho que a sensualidade é uma prerrogativa do universo feminino, portanto, legítimo de ser manifestado em poemas, contos, todas as vias da linguagem.
No site, especificamente, muitas mulheres têm essa competência de dizer do erótico de um modo bacana, sem ferir a estética da palavra, mas colaborando para que mais escritoras venham a abordar sem receio esse tema...

Vera - Sandrinha, a tua escrita terá certamente influências... o quê ou quem te influencia mais, desde autores de renome aos desconhecidos...
Sandra - Sou sem dúvida nenhuma influenciada por um grande número de escritores. Alguns que elegi por afinidade com a beleza de seus escritos e outros porque não há saída, pois tudo nos envolve e transforma. É muita pretensão achar que somos genuinamente criativos e nos bastamos.
Sou atravessada (é a palavra certa) pela paixão de Florbela Espanca, Pelo universo marinho de Sofia de Melo Bryner, pela erótica de Hilda Hilst, o modernismo de Carlos Drummond de Andrade, por um Vinicius de Moraes, Eugénio de Andrade, Adélia Prado. E eu ficaria aqui a citá-los e, ao fazê-lo ir me emocionando como se soubessem que os amo. E sem dúvida que bebo na fonte da poesia de desconhecidos poetas, imensos em sua escrita. Estou falando dos Luso-poetas que tantas vezes me inspiraram a compor na sequência de seus textos, num exercício de intertexualidade que é esse diálogo das poesias.

Vera - O que pensas do novo acordo ortográfico?
Sandra - Com relação ao Brasil, não vejo grandes acréscimos se o objetivo foi facilitar a escrita da língua portuguesa. Simplesmente porque o ensino no Brasil é uma lástima e causa vergonha a redação de um número assustador de universitários. Acho que é uma obrigação falar e escrever corretamente na língua pátria.
Os motivos não estão afinados com as necessidades dos países de língua portuguesa. E entendo perfeitamente que, em se tratando de Portugal, mexe à fundo com a tradição e com a cultura já sedimentada. Se já a comunicação é uma Babel, pode ser que venha por aí uma sinfonia de problemas, acentuados, de chapéuzinho, sem chapéuzinho... Deve haver outras maneiras de aproximar as culturas, que não passe pela unificação da língua.

Vanda - Sandra com certeza que vais concorrer ao concurso que está a decorrer no luso-poemas. Como vez este tipo de iniciativas?
Sandra - Acho maravilhoso. É um modo super saudável de entrelaçar as escritas e, certamente que o resultado é sempre positivo. Até deveriam acontecer com mais frequência.
Os duetos, as cirandas. É um jeito lúdico de interagir e enriquecer o grupo.

Val - Antes da mensagem final, temos que lhe pôr a sacramental: o que é mudava no Luso-Poemas? O que é que lhe parece que está mal?
Sandra - Com relação à dinâmica do site, acho que é perfeito, num trabalho constante da administração em busca das melhores ferramentas que facilitem a vida do usuário. Trabalho genial.
O que de fato deveria ser uma constante era a revisão da postura de cada um diante desse espaço.
O site tem uma missão clara: divulgar os diversos "fazeres poéticos" e promover a interação entre as pessoas. Ponto. Tudo o que extrapola essa "missão", deveria ser revisto. A internet abriga o mundo e certamente cada qual saberá onde melhor vai se sentir.

Paulo - Isabor gostava de pedir-lhe uma mensagem especial ao seu critério, sinta-se livre e avance...
Sandra - Estou completamente agradecida e encantada pelo convite de vocês.
Reconheço o privilégio e a responsabilidade que isso significa, que é manter o nível da última entrevistada, a da maravilhosa Rosa Maria Anselmo.
Dizer ainda que tenho um profundo respeito e afeto por cada pessoa aqui, por trás ou não de um nick, de uma imagem. Sei que alí está uma pessoa com seu cabedal de dores, amores, angústias. Que no fundo, tudo o que queremos é estar no mundo, sermos respeitados, perdoados até por sermos tão precários e tão humanos.


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Janeiro 2008 - Rosa Maria Anselmo Março 2008 - Paulo Afonso Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 01:34  Atualizado: 12/02/2008 01:37
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Hoje, tomamos café, eu e tu, nesta entrevista.
Estavas vestida de vermelho nos lábios, sedenta de ti.
Visualisei-te nua, quero que saibas.
Discreta apesar de tudo.
A certa altura, cheguei mesmo a pegar-te pela mão, tentado a dizer-te:
- A menina dança comigo a valsa da sua escrita?
Respondeste-me:
- Se o cavalheiro insiste...
No final da noite, qual cinderela sem hora certa para chegar e espalhar amizade, deixaste-me a pérola do teu ser num sapatinho, e foi novo dia no meu amor por ti.
Teu amigo José mil histórias por contar.


Enviado por Tópico
rosamaria
Publicado: 12/02/2008 02:27  Atualizado: 12/02/2008 02:27
Colaborador
Usuário desde: 10/09/2006
Localidade: Mindelo - Vila do Conde
Mensagens: 1016
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Isabor
Fiquei deliciada com a sua entrevista. Se já era admiradora da poetisa Isabor, hoje rendo-me à Sandra, pela sua energia, simplicidade misturada com um encantamento que me deixa sem palavras.
É um privilégio partilhar este espaço com pessoas como A Sandra.
obrigada pelas suas palavras que me dirigiu...
um carinhoso beijo e bem haja
Rosa Maria


Enviado por Tópico
Gilberto
Publicado: 12/02/2008 02:36  Atualizado: 12/02/2008 02:36
Colaborador
Usuário desde: 21/04/2007
Localidade: V.Nde GAIA-Porto
Mensagens: 1804
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Sandra!
É um prazer conhcer a pessoa que está por trás do personagem Isabor Navarro. É uma forma de saires de dentro de ti, e encarnares uma outra mulher, uma outra perspectiva, uma outra visão da vida, e do amor.

Gostei muito de te conhecer! Sandra.

Os meus parabéns!

Beijinhos

Gilberto


Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 12/02/2008 09:11  Atualizado: 12/02/2008 09:11
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4420
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Sandra.
Gostei muito da sua entrevista, conhecer a mulher para além da sua poesia, é fascinante.

Beijinhos poetisa
Tudo de bom para você e parabens.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 09:12  Atualizado: 12/02/2008 09:12
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Sandra Navarro, que aqui no Luso Poemas optou por se revelar, não por se esconder, como Isabor, foi das primeiras pessoas, senão a primeira, com quem estabeleci diálogo, muito enriquecedor e motivante para mim, devo confessá-lo, quando há cerca seis meses (tão jovem que eu sou!) nasci neste site.
De imediato me apercebi da personalidade riquíssima de Isabor, da sua cultura invulgar, do seu carácter sereno e discreto. Autora de grande talento é detentora de um estilo límpido, agradável e suave, que indelevelmente marca os seus poemas com o perfume característico das poetisas que são flores em qualquer antologia.
De trato literário cuidado e estudado possui, para lá da rima melódica, o encanto da ideia e o rigor analítico de quem profundamente conhece a mente humana e se não coíbe de entrar pelo espírito a dentro.
Atrevo-me a dizer que o seu contributo sereno e discreto para o crescimento e afirmação do Luso Poemas, pelos mais arejados rumos da liberdade, amizade e sanidade mental (ou não fora ela oficial de tal ofício!), se tem revelado decisivo.
Por tudo isto este destaque é, em meu entender, inteiramente justificado.
Parabéns Isabor e bem-hajas pelo muito que nos tens oferecido e que eu, gostosamente, tenho recebido.
Henrique Pedro


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 09:56  Atualizado: 12/02/2008 09:56
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Bom dia!
É sem dúvida alguma, uma magnífica poetisa desta casa, que nos preenche com textos de bom nível e com
uma boa articulação vocabular.
É sempre bom haver uma boa qualidade de todos os poetas que para esta casa escrevem.


Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 12/02/2008 10:49  Atualizado: 12/02/2008 10:49
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Sandra,

Ter hoje o privilégio de ler este teu testemunho, de te sentir mais perto, é, sem margem para dúvidas, uma dádiva, que agradeço: a ti e ao Luso, que coloca a Isabor no lugar que lhe é devido, não só pela excelente poeta que é, mas, e acima de todas as coisas, pela mulher íntegra e de valores que subjaz das múltiplas intervenções que por aqui tem tido.

A tua presença, Sandra, há muito que deixou para mim de ser virtual.

Entre nós, disciplinou-se uma amizade, um respeito e um afecto, que são do conhecimento de muitos por aqui e que, pelo meu lado, me fortifica e me engrandece (e não temo afirmar, igualmente pelo teu).

Poderia deixar milhões de palavras por aqui, Sandrinha ... afinal sou a "prolixa Mel", mas não, amiga. Deixo-te o registo da vontade enorme de te abraçar um dia destes, ao vivo e cores.
Está perto, Sandrinha... não te livras!!!!

Obrigado por tudo, minha "irmã brazuca"!!!! Desejo-te tanto quanto para mim desejo: Paz, acima de tudo! Paz, amiga.

Mel


Enviado por Tópico
Paloma Stella
Publicado: 12/02/2008 11:14  Atualizado: 12/02/2008 11:14
Colaborador
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: Barueri - SP
Mensagens: 3514
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Já notei muito que por aqui andam a ter divergências em ponto de vista de cada autor.
E Graças a isso, temos uma poetisa e amiga que aqui está, com um título merecedor, e que ainda denomino ser pouco. Mereces mais e mais.
Sandra, a muito observo, e muito não gosto de falar.
Apenas digo que a cada linha que aqui li, foi se abrindo um sorriso no canto e muito me alegrou em saber tais coisas.

Desejo-te Forças e mais forças.
Parabens pela distinção.

Paloma Stella


Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 12/02/2008 11:57  Atualizado: 12/02/2008 11:57
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Caríssima Poeta Isabor Navarro. Parabéns por mais esta vitória tão merecida. Gostei da entrevista e através das informações prestadas estamos a conhecê-la melhor.Continue com seu belo trabalho e seu carisma que a faz tão querida e admirada.Muita saúde e paz. Seja feliz.Beijos
Ibernise


Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 12/02/2008 12:51  Atualizado: 12/02/2008 12:51
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Isabor, ou Sandra :)

Mais que merecido esta distinção, é para mim uma honra, conhecer um pouco mais de ti, da poetisa que se esconde por trás do pseudónimo de ISABOR.

Depois de conhecer e gostar da obra, conheço finalmente a pessoa e a sua alma.

Parabens e fiquei muito feliz com este reconhecimento.

Beijinho amigo
Luis F.


Enviado por Tópico
jessé barbosa de oli
Publicado: 12/02/2008 13:12  Atualizado: 12/02/2008 13:12
Da casa!
Usuário desde: 03/12/2007
Localidade: SALVADOR, Bahia
Mensagens: 334
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
só direi o seguinte:
abram alas á clarice lispector e á
virgínia wolf da poesia!

um beijo, sandra.


Enviado por Tópico
*ci*
Publicado: 12/02/2008 13:25  Atualizado: 12/02/2008 13:25
Colaborador
Usuário desde: 28/02/2007
Localidade: Suiça
Mensagens: 689
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Homenagem mais que merecida...:)

beijos da ci


Enviado por Tópico
Zélia Nicolodi
Publicado: 12/02/2008 13:50  Atualizado: 12/02/2008 13:50
Colaborador
Usuário desde: 18/01/2008
Localidade: Curitiba - PR.
Mensagens: 983
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Eu a conheço, já de outro site, como Sandra...E desde a primeira vez em que a li, já admirei muito a sua escrita! Muitos são os que escrevem mas, poucos os que conquistam e encantam o leitor como você o faz...Homenagem mais do que justa, para a grande dama das letras, ISABOR NAVARRO como é aqui conhecida! Beijos de muito carinho, querida poetisa...Que o seu talento brilhe a cada dia mais!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 16:27  Atualizado: 12/02/2008 16:27
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Gostei da entrevista. Ela é elucidativa em algumas passagens e inclusive corajosa no que diz sobre certos aspectos da vida no luso-poemas.
Parabéns pelo destaque do mês, e evidentemente bem merecida pela importancia que a possui no luso-poemas.
Digo também que sua lírica tem valor comercial. Se eu fosse um editor, apostaria meu dinheiro em suas obras, no qual teria retorno literário sem a sombra das dúvidas.
Mas infelismente sou pobre e indigente nessa vida... Mas sobra a riqueza, de pelo menos, ter tido a oportunidade de conhecer sua poesia.

Cordiais saudações, Godi.


Enviado por Tópico
Tália
Publicado: 12/02/2008 16:43  Atualizado: 12/02/2008 16:43
Colaborador
Usuário desde: 18/09/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2489
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Uma noitada bem passada contigo que és fantástica.

Transmites muita Paz e boa disposição

Beijos

P.S. E gostei muita da entrevista rsrsrsrs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 18:47  Atualizado: 12/02/2008 18:47
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Sandra,
Poderia aqui por te definir com muitos adjectivos mas só tenho um...
És de uma beleza infinita como pessoa e como poetisa.
Meus sinceros parabéns!

Beijo enorme
ConceiçãoB


Enviado por Tópico
juvepp
Publicado: 12/02/2008 19:01  Atualizado: 12/02/2008 19:01
Colaborador
Usuário desde: 13/04/2007
Localidade: Machico - Madeira
Mensagens: 547
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Isabor,
É sempre muito bom conhecer a mulher, o ser humano que está por detrás de um sujeito poético. Adorei a entrevista, a beleza, a clareza e a segurança das suas palavras.
Não serve de consolo, mas sempre lhe digo que a Língua Portuguesa, "a Pátria" de Fernando Pessoa, nas escolas portuguesas há muito que deixou de ser o que era.
Beijinhos e profícuas inspirações poéticas


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2008 23:40  Atualizado: 12/02/2008 23:40
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Confesso!

Aqui está uma mulher, que neste espaço tanto me tem dado e de mim tão-pouco, nada tem recebido.

Não vou falar da tua qualidade literária, o espólio aqui depositado, disso se encarrega, por mais eloquente que fosse o meu discurso, em todos os apectos lhe seria imensamente inferior.

Grato por seres, quem e como és.

Um beijinho embrulhado num abraço.


Enviado por Tópico
Carlos Ricardo
Publicado: 13/02/2008 11:01  Atualizado: 13/02/2008 11:01
Colaborador
Usuário desde: 28/12/2007
Localidade: Penafiel
Mensagens: 1801
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Isabor Navarro,

A minha entrada recente neste espaço não me impede de dizer, com bastante convicção, que é uma compensação encontrar uma talentosa artista da palavra como você, que muito me apraz ler e, sempre que possível, comentar.
Então, agora, lendo a entrevista e conhecendo-a mais um pouco, é ainda mais natural a satisfação que me dá comunicar consigo através dos seus escritos.
Grande abraço.


Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 13/02/2008 15:23  Atualizado: 13/02/2008 15:23
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7080
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Desde o dia em que comecei no Luso-Poetas. que comecei a ler entre outros e outras a sua poesia, desde logo fiquei encantado com o sublime da sua escrita.
Hoje passei a conhece-la como mulher e comecei
a compreender melhor o porquê da belesa dos seus poemas.

Isabor Navarro, se me permite, envio-lhe um beijinho de admiração.

P.S Agora compreendo melhor o porquê de a ter apelidado váris vezes de Isabel, concerteza, nâo Isabor, mas Sandra!

A. da fonseca


Enviado por Tópico
Manuela Fonseca
Publicado: 13/02/2008 16:12  Atualizado: 13/02/2008 16:12
Colaborador
Usuário desde: 13/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 885
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Sandra ( Isabor ),

Foi um prazer para a alma ler esta tua entrevista, onde te desnudas da Isabor, para encontrarmos uma maravilhosa Sandra.

Admiro a tua poesia e admiro a pessoa que acabei de "conhecer"!

Um beijinho na alma***
Manuela Fonseca


Enviado por Tópico
JSL
Publicado: 13/02/2008 21:17  Atualizado: 13/02/2008 21:17
Membro de honra
Usuário desde: 10/05/2007
Localidade: Minho
Mensagens: 681
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Foi assim que um dia comentastes um poema:

Vieram -me à mente "capitães-ganchos"."Jack's Sparrow"!!! Navios piratas, negreiros, fantasmas!
Eu estava lá... amarrada ao leme!... como aquele espartilho me apertava...
Show!
bjs.

E algo despertou como que "afinal não estou só". E desde então nunca mais perdi o leme, aquele que nos aperta pelo pensar ...

Sabes Sandra este Luso com uma boa dúzia de Isabores ficava bem mais temperado. Mas isso sou eu que gosto desses gostos que tão bem nos ofereces. Subscrevo as palavras do GODI por inteiro e como também sou "indigente" ofereço-te
uma casa onde as portas não tem portas ... uma casa que por ser tua é minha também.

Um dialogo contigo sabe ao ultrapassar de horizontes e a leitura do que escreves é meio de chegar mais além. És tu, assim, aquela que nos faz pensar o adjectivo mais eloquente para dizer o que nos fazes sentir. Afinal ainda há poetas!...

Sabes Sandra ...


Enviado por Tópico
De Moura
Publicado: 14/02/2008 05:38  Atualizado: 14/02/2008 05:38
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2007
Localidade: USA / NJ
Mensagens: 751
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Isabor ou Sandra,

Muitos Parabéns por esta linda entrevista.

É sempre lindo e interessante saber quem está por detrás de magnificas obras de arte da literatura Portuguesa.

"Que teus caminhos se perlonguem num livro aberto
Que te enchão a alma de palavras e as deites ao vento.
Para nós colhermos esses frutos de letras mágicas e cheias de alento."
Beijos e tudo de melhor para você.

Alcina


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 14/02/2008 15:08  Atualizado: 14/02/2008 15:08
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Sandra / Isabor

Foi maravilhoso conhecer um pouco desta
poetisa tão significante dentro do site
Além de ser uma pessoa linda por dentro
Mesmo que sonhando sempre será tempo
de expor suas idéias sem contratempo
em cada linha, em cada verso que escreve
tão espontaneamente....
Obrigado pela partilha de seus momentos
que nos descreve tão lindamente...
Parabéns pela entrevista

beijo doce n'alma


Enviado por Tópico
Le Tab
Publicado: 14/02/2008 20:41  Atualizado: 14/02/2008 20:41
Membro de honra
Usuário desde: 02/02/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 1458
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Não podia deixar de dar aqui uma saltada, deixar aqui um comentário. A pessoa que me disse uma vez não tentes compreender as palavras sente-as apenas. Deixo-me levar pelas tuas palavras, caminho com elas sobre as estrelas, faço-me rendido a tua generosidade a tua sinceridade. Faço-me personagem só para poder ser lido por você, a quem tente ser o alvo das atenções dando nas vistas...outros simplesmente basta existirem para ser notados como o seu caso. Bravo por expor como ninguém as suas ideias, parabéns pelas suas belas obras. Obrigado pelo incentivo, a historia que escrevo será das primeiras a ler. Bjs


Enviado por Tópico
João Filipe Ferreira
Publicado: 14/02/2008 21:51  Atualizado: 14/02/2008 21:51
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2006
Localidade: Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1046
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Muitos Parabens Sandra pelo destaque. Uma bonita entrevista de uma poetisa enorme desta casa.
mais que merecido o destaque:)
beijinhos e felicidades:)


Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 15/02/2008 20:01  Atualizado: 15/02/2008 20:01
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4047
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Isabor,

Fico muito contente por teres recebido esta "distinção". A tua poesia é maravilhosa

Com esta entrevista consegui conhecer-te um pouco melhor e só aumentou a minha admiração e respeito por ti.
A entrevista está muito boa.

Muitas Felicidades e Êxito na tua Vida e na tua Poesia.

Beijo

Maria


Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 16/02/2008 10:12  Atualizado: 16/02/2008 10:12
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3764
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Esta forma de estar na vida, já em vias de extinção: O saber estar com dignidade, é talvez o testemunho maior que o ser humano pode deixar. Característica esta, fundamental, que encontrei quer na Sandra, quer na Isabor.

...E dispenso-me de mais palavras.


Enviado por Tópico
PaulaMartins
Publicado: 17/02/2008 22:13  Atualizado: 17/02/2008 22:13
Da casa!
Usuário desde: 01/11/2006
Localidade: Setúbal
Mensagens: 273
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Parabéns, muitos Parabéns!
Comecei a ler a entrevista como fã da Isabor Navarro, e durante a leitura tornei-me admiradora da Sandra. Obrigada por nos brindares com o teu talento e humildade.

Beijos
Paula Martins


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 20/02/2008 12:28  Atualizado: 20/02/2008 12:28
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Namastê Isabor!
Maravilha te conhecer melhor!
Beijos na alma!
Karla Bardanza

Ps: À propósito, adoro o Feitiço de Áquila.Grande filme e grande casal:Isabor e Etienne Navarre.Olhava o sseu pseudônimo e achava que tinha algo a ver.Bom saber que eu não estava enganada.


Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 21/02/2008 19:42  Atualizado: 21/02/2008 19:42
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Sandra se já te admirava antes agora então muito mais. Fiquei muito feliz porque tudo o que pensei
a teu respeito era verdadeiro. Um ser humano maravilhoso, poetisa ímpar, parabéns!


Enviado por Tópico
Carla Costeira
Publicado: 22/02/2008 23:16  Atualizado: 22/02/2008 23:17
Colaborador
Usuário desde: 16/02/2007
Localidade: Sintra
Mensagens: 918
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Sandra

Sem dúvida alguma, és merecedora de todos os elogios!!!
És uma mais-valia no Luso-poemas pelos magníficos poemas que escreves e, pela tua enorme simpatia e dedicação!!!
Ao longo deste tempo presenteaste-nos sempre com maravilhosos poemas!
Muitos PARABÉNS querida Poetisa!!!
Beijinhos





Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 26/02/2008 09:42  Atualizado: 26/02/2008 09:42
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Sandrinha, é para mim uma honra e um orgulho poder "beber" a tua sábia poesia nesta casa.
A minha admiração por ti vem crescendo desde o primeiro poema e só te posso dizer que és imensa! Uma Mulher, Poetisa e Amiga do melhor que há!
Foi uma honra enorme poder participar nesta entrevista, que é seguramente uma das melhores!

Beijo grande

Vera


Enviado por Tópico
Tytta
Publicado: 26/02/2008 18:26  Atualizado: 26/02/2008 18:26
Colaborador
Usuário desde: 22/02/2007
Localidade: Portugal
Mensagens: 789
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Querida Isabor Navarro,
permite-me dizer que "caiste" no Luso muito bem. É um prazer lêr a tua escrita.
Jinhos, Tytta


Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 28/02/2008 11:35  Atualizado: 28/02/2008 11:35
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Minha querida escritora, minha grande Mulher. Seu ser é inteiro, cheio e derradeiro intuito ao prazer e ao amor.
Nunca soube quem se escondia por detrás de tão belos versos, talvez nunca minha alma tivesse tido a coragem de mais lhe dizer. Meus escritos são tão pequenos! Mesmo assim, mesmo demorando a comentar sua entrevista, não posso deixar de lhe confessar as vezes que por aqui ja passei, as vezes que por aqui já andei à busca de uma razão nas entrelinhas e saiba que agora a achei e encontrei cada pedaço de si e foi-me capaz, na minha humildade, dialogar consigo ao sabor da vida conforme a melodia de nossos seres.

Um beijo eterno, longo e grande como o oceano inteiro que nos separa mas que nunca atrapalha.

Sadade *


Enviado por Tópico
Luz&Sombra
Publicado: 09/03/2008 19:31  Atualizado: 09/03/2008 19:31
Da casa!
Usuário desde: 01/10/2007
Localidade: Cantinho à Beira Mar Plantado
Mensagens: 410
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
PARABÉNS Isabor!

Este meu comentário, chega, como quase tudo na minha vida, com um pouco de atraso.
O motivo deste atraso, é porque, tenho estado ausente do Luso e só hoje, dei pela merecida homenagem que lhe fizeram.
Quero pois, dar-lhe os meus sinceros parabéns e dizer, que apesar de ser parca em comentários, isso não é sinónimo, de não a ler. Leio e gosto, gosto muito do que leio!

Desejo-lhe muitas felicidades e por favor, continue a deleitar-nos com a sua qualidade.

Beijos de Luz!


Enviado por Tópico
Andy
Publicado: 17/04/2008 13:42  Atualizado: 17/04/2008 13:42
Membro de honra
Usuário desde: 01/08/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 1998
 Re: Fevereiro 2008 - Isabor Navarro
Olá Isabor Navarro (ou o privilégio de se chamar Sandra!)
...chego tarde, mas não tarde demais! ...tudo por vicissitudes, próprias da Vida.
...comentar alguém que é Poetisa de corpo e Alma é tarefa árdua para mim, por isso, só posso entregar-te os parabéns pela merecida distinção, e agradecer por tudo o que tens partilhado e entregue através das tuas Palavras! ...muito obrigado!


bj.



Andy

Links patrocinados