Artigos > Informações > Definição normativa de www.luso-poemas.net

Definição normativa de www.luso-poemas.net

Publicado por Luso-Poemas em 09-Dec-2007 22:20 (10578 leituras)

Caro Luso-Poeta

Serve o presente documento para regulamentar o âmbito site e a participação de todos os utilizadores nele como tal, a utilização do espaço www.luso-poemas.net não dispensa a leitura atenta e o cumprimento das seguintes disposições:

Introdução

O Site www.luso-poemas.net foi fundado por Ricardo Costa/Trabisdementia. Como fundador, os direitos de edição, adjudicação e concordância com a composição ou competências administrativas pertencem-lhe.
A administração de www.luso-poemas.net pode, por decisão do elemento fundador, ser dissolvida e destituída de funções.

1. Âmbito do site

1.1. O www.luso-poemas.net é um espaço plural de publicação, opinião, discussão e divulgação, aberto a todos os elementos registados.

1.2. O www.luso-poemas.net é composto pelos seguintes espaços de publicação:
(deve ser respeitado o âmbito a que cada um deles se destina)

- Mural. Onde se deverão deixar informações gerais, agradecimentos, referências a acontecimentos ou outros pequenos recados.
- Forum. Onde deverão ser publicados os tópicos de discussão, sugestões, divulgações, dúvidas e outros assuntos abertos à opinião geral.
- Chat. Onde se pode ter contacto directo com quem está online.
- Lusoshow. Secção de “media” do site, onde se podem publicar trabalhos de som e imagem.
- Concurso. Espaço reservado à publicação de trabalhos a serem submetidos a um concurso que esteja aberto.
- Livraria. Espaço onde se publicitam trabalhos e livros publicados para aquisição pública.
- Poemas e Cartas. Reservado a textos originais dos elementos do Luso. Este espaço não pode ser utilizado para qualquer outro fim.
- Consagrados. Onde são publicados textos não originais de poetas já consagrados.
- Comentários. Espaço anexo ao texto que se pretende comentar. (a ser utilizado da forma mais assertiva possível).

2. Composição administrativa do site

2.1. O www.luso-poemas.net tem uma equipa administrativa autónoma, composta por 5 (cinco) elementos com competências de gestão, mediação, publicação e decisão no âmbito do espaço do site.

2.2. Todas as decisões administrativas, apenas, requerem uma maioria simples.

3. Regras de uso e publicação nos espaços do Luso-Poemas
(reserva-se à administração do presente espaço a avaliação e deliberação sobre o incumprimento dos pontos abaixo descritos)

3.1. Os utilizadores do www.luso-poemas.net deverão ter presente que o site é de uso aberto a todos os registados, como tal, sujeito à visualização e comentário público.

3.2. O uso livre dos espaços do site deve obedecer a regras de educação e bom entendimento entre todos os que nele participam, bem como o cumprimento de disposições legais em vigor.

Não é, assim, permitido:

3.2.1. Qualquer conteúdo que indicie algum tipo de segregação. (ex: conteúdos xenófobos)

3.2.2. Qualquer conteúdo que indicie provocações desrespeitosas entre elementos registados. (ex: agressões verbais)

3.2.3. Qualquer conteúdo que indicie ou seja identificado como plágio.

3.2.4. Qualquer conteúdo que extravase o âmbito do site ou seja considerado lesivo para o seu funcionamento (ex: pornografia).

É aconselhado:

3.2.5. Que qualquer comentário ou crítica efectuados tenha um propósito construtivo e fundamentado.

3.2.6. Que os assuntos e textos publicados, o sejam no espaço que lhes está destinado. (reserva-se à administração a eliminação de publicações que sejam feitas fora do âmbito ou do espaço que lhes é destinado).

É obrigatório:

3.2.7. Que sejam lidas e cumpridas as condições pré-estabelecidas em todas as actividades organizadas no espaço www.luso-poemas.net.

3.2.8. Que a não concordância com situações ou condições pré-definidas em actividades promovidas por www.luso-poemas.net, seja apresentada antes e não depois de quaquer participação condicionada pelas mesmas.

4. Tratamento de sugestões, queixas e reclamações

4.1. Qualquer sugestão, queixa ou reclamação deverá ser apresentada nos espaços ou contactos disponibilizados para o efeito

4.1.1. Em PMs – Mensagens privadas para os elementos da administração ou elementos designados pela mesma.

4.1.2. Em contactos individuais de Email disponibilizados pela administração.

4.1.3. Para situação de cariz litigioso, deve-se evitar a exposição da mesma em espaço público. A primeira comunicação deverá ser feita à administração para que haja uma mediação e tratamento da situação. Deve ser preocupação de todos os utilizadores de www.luso-poemas.net evitar mal estar e a degradação do ambiente do site.

Compromete-se, a administração do site, tratar os assuntos expostos com imparcialidade e observância das regras estabelecidas, fazendo saber da decisão tomada em espaço próprio ou através de contacto privado (se a situação assim o determinar).

5. Avisos e exclusões

5.1 O não cumprimento dos pontos acima expostos, será alvo de análise e tratamento por parte da administração do site, havendo lugar ao contacto e esclarecimento com o elemento incumpridor após o que, se tomará a acção necessária para o bom funcionamento do espaço.

5.2 A medida de exclusão de um(a) Luso-Poeta do espaço registado do www.luso-poemas.net é um último recurso, como tal, é apenas aplicável após terem sido esgotados todas as possibilidades de rectificação da sua conduta.

6. Conclusão

6.1. À administração de Luso-Poemas reserva-se o direito de:

6.1.1 Alterar o acrescentar termos e condições ao presente texto adequando-o a situações não previstas.

6.1.2 Alterar o padrão organizativo do www.luso-poemas.net, incluindo eliminar ou descontinuar os seus conteúdos ou funcionalidades, se for entendido que as condições de funcionamento a isso obrigam.

6.1.3 Alterar a composição administrativa e convidar elementos, entendidos como válidos, para funções que se considerem necessárias, não violando o ponto exposto em “Introdução”, no que concerne à prepoderância do elemento fundador.

6.1.4 Emitir pareceres e intervir unilateralmente, no âmbito do presente regulamento, sobre qualquer elemento que ou publicação que viole as regras de civismo e ética implícitas às relações interpessoais. Não serão admitidas intervenções desrespeitosas nem respostas públicas (no espaço de www.luso-poemas.net às mesmas). (Ver ponto 5)

6.1.5. Avaliar e ajuizar sobre todas as queixas e situações não compreendidas no presente texto

6.2 Quaisquer mudanças efectuadas terão efeito imediato pós comunicado. Este poderá ser difundido através de exposição no site ou envio de email. A sua utilização do site após o comunicado é equivalente à aceitação tácita de que se submete às alterações. Reveja periodicamente esta acordo, por forma a assegurar-se de que está familiarizado com a sua versão mais recente.

6.3. Se não concorda com os termos deste documento, por favor não se registe no www.luso-poemas.net, nem o visite ou utilize, de qualquer outra forma.

6.4. Todas as situações não previstas no presente normativo, serão avaliadas e decididas em reunião de administração cabendo, a esta, a decisão se deve ter ou não a presença de elementos exteriores a ela, não tendo, estes direito a voto.

O site www.luso-poemas.net agradece a atenção dispensada e refere que a utilização do mesmo deve ser livre e harmoniosa entre todos os utilizadores. Chama-se a atenção para as diferentes sensibilidades e apela-se à tolerância de todos.

Luso-poetas, o site é nosso, ajudem-no a manter-se nosso.

A Administração


Navegue pelos artigos
Artigo anterior DATAS DEFINITIVAS do Lançamento do livro "Luso-Poemas 2006" Os desejos de Luso-Poemas.net Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Raul Cordeiro
Publicado: 09/12/2007 23:23  Atualizado: 09/12/2007 23:23
Membro de honra
Usuário desde: 23/07/2007
Localidade:
Mensagens: 598
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Completamente de acordo. Eu que já fui alvo de alguns impropérios por alguns membros do Luso, como decerto alguns dos que por aqui navegam, temos agora à nossa disposição não só as regras de publicação bem como uma arma de defesa para alguns que por aí andam a ferir o trabalho de outros.
Fica à consciência de cada um cumprir estas regras simples de civilidade ou feri-las de morte e deixar cair o Luso no marasmo literário.
Á atenção de todos e de cada um...

Beijos e Abraços

Um abraço especial à Administração

Raul Cordeiro

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/12/2007 04:02  Atualizado: 10/12/2007 04:02
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
CONCORDO A 100% COM OS REGULAMENTOS DO LUSO POEMAS, ESPERO QUE AS PESSOAS CUMPRAM O QUE ESTÁ ESTIPULADO PARA EVITAR DISSABORES.

Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 10/12/2007 06:18  Atualizado: 10/12/2007 06:18
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Caro Poeta Valdevinox
Congratulações pela objetiva e disciplinar dimensão alcançada nestas normas. Nela lusos poetas irmanados estarão cientes de seus direitos e deveres. Civilidade e urbanidade são indispensáveis nas relações interpessoais.Nós que somos colegas poetas, artífices da estética realçada através da nossa poesia, estaremos ainda mais unidos e apoiados. Concordo, com vc e aqui manifesto minha gratidão pela oportunidade que este espaço para mim representa. Parabéns!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/12/2007 08:58  Atualizado: 10/12/2007 08:58
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Nada a obstar.As minhas felicitações e votos de sucesso.
hAp


Enviado por Tópico
Juli Lima
Publicado: 10/12/2007 19:44  Atualizado: 10/12/2007 19:44
Colaborador
Usuário desde: 02/08/2007
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 989
 Re: Definição normativa p/ Valdevinoxis
Boa tarde! Parabenizo à administração por mais esta iniciativa. Sucessos á Todos! Bj poesia

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/12/2007 15:01  Atualizado: 12/12/2007 15:01
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Muito boa tarde à administração do site.
Em prol desta notícia, venho dizer preocupado, de que me foram retiradas, desonestamente quase trinta participações aqui no site sem eu me aperceber, e agora é que dei pela falta.
Agradecia que a administração tomasse a devida medida sobre o problema.

Atentamente,

Francisco Leonardo

Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 12/12/2007 20:12  Atualizado: 12/12/2007 20:12
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2118
 Re: Definição normativa.../ para o Francisco
Este comentário não pretende ser uma forma de resposta agressiva (ou sequer uma forma de resposta) mas sim um esclarecimento e uma chamada de atenção aos utilizadores do www.luso-poemas.net.
Vai ser dirigido ao Francisco, pois foi dele que saíram palavras fortes e graves.
A actual administração deste site, ao aceitar sê-lo, propôs-se ser isenta, clara, assertiva e tão justa quanto possível mas, sendo composta por pessoas que têm sentimento e o direito ao orgulho no que fazem, recusa-se a ser alvo ou gerir suspeitas atiradas sem que sejam fundamentadas e provadas.
Assim, em relação, ao comentário publicado pelo Francisco, devemos considerar que é desrespeitoso e atira para o ar uma acusação que tem implicito um sentido, o de quem tem acesso à gestão do site.
Impera, então, a necessidade do seguinte esclarecimento:

1 - Este artigo não é uma notícia. É um normativo aprovado pela administração que esta pretende cumprir sem olhar a quem é atingido.
2 - Este artigo é fruto de uma necessidade provocada pelo uso indevido do site, por parte de alguns elementos. É uma ferramenta de trabalho e gestão.
3 - O Francisco, antes de publicar este comentário, não contactou nenhum elemento da administração para tentar que se averiguasse a situação que aponta, preferindo levantar suspeitas em espaço público. Não nos parece correcto e revela não ter lido ou considerado o ponto 4 do normativo.
4 - O uso de um texto, em que refere a desonestidade de alguém, é tendencialmente conflituoso e pouco adequado ao espírito que se pretende, reinante, no site.
5 - Esta administração terá todo o empenho em averiguar o que se passou para que não restem dúvidas algumas sobre algo que, da forma exposta, é gravíssimo.
6 - É desejável que haja cumplicidade entre todos os Luso-Poetas para que se evite este tipo de rastilho que, só serve para opinar e extrapolar sobre situações e provocar casos.

A administração deste site é una, pretende sê-lo com todos os utilizadores do site e agradece o empenho de todos os que têm o mesmo objectivo.

Obrigado

A administração

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 08/01/2008 01:01  Atualizado: 08/01/2008 01:01
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7080
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Caros amigos, administradores do Luso-poemas:
Eu estou neste site desde o 1 de dezembro, (foi a independencia)só hoje e devido aproblemas com o meu PC comsegui ler as regras estabelecidas.
Absolutamente de acordo. Pelo que leio, tudo se pode escrever mas com o respeito devido por todos os poetas. Se todo querem a unimade, temos de ter uma democracia respeituosa dos direitos de todos e de cada um. Eu só tenho a dizer bem, do site, dos poetas e poetisas que têm sido para comigo de uma gentilesa enexcidivel, sempre me entusiamando.
Um obrigado a todos , pois. e maravilhoso 2008

Alberto da Fonseca

Enviado por Tópico
goretidias
Publicado: 09/01/2008 21:45  Atualizado: 09/01/2008 21:45
Colaborador
Usuário desde: 08/04/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 1237
 Re: Definição normativa de <a href="http://www.lu...
Os meus parabéns pela "ordem na casa"! estes espaços prestam-se a alguns, não poucos, incómodos. Só com normas claras e que se façam cumprir é possível evitar questões desagradáveis... no mínimo!
Um abraço

Enviado por Tópico
JSL
Publicado: 15/10/2008 12:23  Atualizado: 15/10/2008 12:26
Membro de honra
Usuário desde: 10/05/2007
Localidade: Minho
Mensagens: 681
 Denúncia pública á admnistração do luso:
Li e reli estas regras e como tal agradeço uma explicação pública porque motivo foi encerrado o tópico:

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... ost_id=6745#forumpost6745


No enatnto existem muitos tópicos que de poesia/cultura nada tem:

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1475&forum=21

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1450&forum=21

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1424&forum=21

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1393&forum=21

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1369&forum=21

e como estes existem muitos mais ...



Primeiro:

Não seria de todo má conduta o facto de avisarem o autor/autores do tópico/comentários:

Neste caso em particular já representa um sem número de pessoas que
colaboram nesse projecto, os quais se sentem desrespeitados.

Não entendo de todo como é possível uma coisa destas e logo num site
de cunho poético/cultural

lembro que o GOV é uma tese social para discutir a arte de governar

isso é mais poético em si do que muito lixo colado nas páginas do Luso (opinião, claro)

Nã admito esse tipo de censura, sem qualquer hipótese de defesa.

Aguardo um comentário sensato a esta questão.

Li e reli e não vejo nada de mais falar de "partidos" (aliás e irónicamente o comentário do Trabis é que fala em PS, PSD, CDS, PCP, etc)


Pontos chave das normas:


3.1. Os utilizadores do www.luso-poemas.net deverão ter presente que o site é de uso aberto a todos os registados, como tal, sujeito à visualização e comentário público.

3.2. O uso livre dos espaços do site deve obedecer a regras de educação e bom entendimento entre todos os que nele participam, bem como o cumprimento de disposições legais em vigor.

Não é, assim, permitido:

3.2.1. Qualquer conteúdo que indicie algum tipo de segregação. (ex: conteúdos xenófobos)

3.2.2. Qualquer conteúdo que indicie provocações desrespeitosas entre elementos registados. (ex: agressões verbais)

3.2.3. Qualquer conteúdo que indicie ou seja identificado como plágio.

3.2.4. Qualquer conteúdo que extravase o âmbito do site ou seja considerado lesivo para o seu funcionamento (ex: pornografia).

Digam-me lá onde está o mal?

Abram o tópico e deixem-no morrer por si. Ao fim e ao cabo não passa de um assunto, para muitos periférico, para outros um tanto ridículo, etc, etc. Pluralidade de ideias precisa-se e navegar também.

agora que per si muove ... muove.

Detesto o lápis azul ...e se vindo de "poetas" então a coisa é TRAIÇÃO:

Já me basta ter que gostar de Sócrates e odiar Sócrates.



Ah: aproveitei e cliquei na Publicidade lateral para que o Luso ganhe mais uns trocos e recuso-me a dizer onde fui parar.


POR FAVOR !!!...

Links patrocinados