NOTÍCIAS LUSO-POEMAS
Boletim informativo nº 6 em 18 de Outubro de 2007
Índice:
I- Novo servidor
II - Estatísticas, lucros e donativos
III -Alargamento dos prazos do Concurso
IV - Conclusão
I - Novo servidor
Olá amigos! Luso-Poemas foi transferido de servidor!
Gostaria então de partilhar alguns dos novos recursos:
- Mais espaço em disco. Em vez 500MB temos agora 100Gb ou seja, 200 vezes mais espaço para ser usado com fotos, vídeos, músicas algo que até ao momento não podia ser permitido. Aguardem novidades!
- 1000GB de transferência(tráfego). Embora no antigo alojamento tivéssemos tráfego ilimitado era frequente termos falta de acesso à base de dados e indisponibilidade do site. O tráfego é agora limitado mas, tendo em conta que usamos neste momento cerca de 60Gb mensais, os outros 940Gb são uma boa sobra!
- Possibilidade de criar subdominios ON THE FLY. Isto quer dizer que brevemente você poderá ter http://oseunome.luso-poemas.net a apontar, por exemplo, para o seu perfil.
- Estabilidade, apoio técnico e facilidade em adquirir novas funcionalidades.
- Bom preço. Pagamos quase metade. Oito dólares e qualquer coisa por mês!
(O próximo passo será adquirir um IP dedicado que dará ao site um melhor desempenho e a possibilidade de usar os tais subdomínios.)
II - Estatísticas, lucros e donativosDois meses atrás Luso-Poemas recebia entre 3000 a 4000 visitantes únicos por dia. Hoje não recebe menos de 4000 chegando em certos dias a roçar os 7000 visitantes. Dos 6000 visitantes cerca de 4000 chegam dos motores de busca e os outros 2000 através de blogs, favoritos, etc. Desses 2000 cerca de 300 são luso-poetas e os restantes são visitantes que já nos conhecem mas preferem não se registar.
A maior parte das visitas é de facto o grupo oriundo do google e companhia. São esses visitantes que mais vezes clicam na publicidade e é por isso que Luso-Poemas optou por ocultar a mesma aos Luso-Poetas. Com apenas dois blocos publicitários (visíveis apenas a visitantes) conseguimos aferir num só mês o suficiente para pagar um ano de alojamento.
Luso-Poemas é um site auto-suficiente e não precisa (nem quer) cobrar aos poetas pelo seu uso.
Esta é uma politica que pretendemos manter.
Quero com esta atitude de transparência elucidar todos os poetas que consideram fazer (ou já fizeram) donativos.
Luso-Poemas, neste momento (e graças à sua evolução), não depende dos mesmos para existir. Tratarei então de retirar essa desactualizada informação do formulário dos donativos.
Se você ainda assim pretender fazer um donativo, faça-o com a consciência que está ajudar uma pessoa e não uma comunidade.
Se preferir pensar que são os donativos que suportam o site e que a publicidade deve usada para fins pessoais, também está à vontade.
A verdade, no entanto, é apenas uma.
III - Alargamento dos prazos do ConcursoPor favor releia o edital do concurso. Os prazos foram alargados para compensar o tempo de inactividade do site.
IV - ConclusãoAinda muito havia a dizer mas deixaremos para uma próxima.
Novos projectos, novas funcionalidades, tudo está para breve!
Obrigado pela vossa atenção!