Na foto: Governador da Bahia, Jaques Wagner no discurso de abertura do evento
Lançamento: "Contos e crônicas para viagem"
Realizado o lançamento da antologia de contos e crônicas do Projeto "Nova Coletânea" no dia 19 de abril de 2009.
O evento reuniu 32 autores de dezenas de cidades e Estados do país, além de Portugal e da Argentina.
Diversidade cultural e qualidade incontestável.
Parabéns aos que trabalharam pela realização deste feito
Bruno Resende Ramos · Teixeiras (MG)
Abertura da Bienal do Livro da Bahia:
O maior evento literário do nordeste brasileiro, a Bienal do Livro da Bahia, em sua nona edição, propiciou o encontro de grandes líderes, amigos e escritores engajados na inclusão literária de novos autores, no incentivo à leitura e na melhoria das condições do mercado livreiro do país. Na abertura da grande feira, a presença do Governador da Bahia Jaques Wagner com um feliz pronunciamento acerca da necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas para a leitura. Logo após, o Secretário da Cultura (SECULT) da Bahia, Márcio Meirelles, assinou o decreto de fomento à leitura, que reuniu também as assinaturas de Adeum Saulo, da Educação, e Rafael Amoedo, da Indústria, Comércio e Mineração.
Reunião com a Câmara Bahiana do Livro (CBaL):
Como não poderia deixar de ser, um encontro há muito esperado pelo organizador do Projeto 2009. No estande da CBaL, o presidente Marco Aurélio Schommer, os diretores executivos Carlos Vilarinho e Valdeck Almeida de Jesus encontraram-se para desenvolver novos projetos. Aí está uma turma que não perde tempo– conclui.
Entre projetos pessoais, profissionais e uma grande feira como a Bienal da Bahia acontecendo, a diretoria da CBaL só poderia oportunizar a discussão e o desenvolver de novos projetos, os quais manterei em ético sigilo.
Inevitavelmente, um encontro que provocou verdadeiras revoluções e idéias voltadas para a promoção do novo autor, do incentivo à leitura, bem como da produção literária. Valdeck, Vilarinho e Schommer são visionários no campo da promoção cultural e da inclusão literária. A Câmara Bahiana do Livro tem, por isso, agora, o dobro das filiações existentes antes da gestão desses notáveis escritores. Muito a literatura baiana e nacional tem a desenvolver-se com o trabalho deles.
A Nova Coletânea, deste modo, se orgulha imensamente de ter feito parceria com este grupo num evento que ficará na memória de todos os presentes.
Nova Coletânea recebe overmanos no estande da CBaL
Durante o lançamento da antologia "Contos e crônicas para viagem" na 9ª Bienal do Livro da Bahia, uma grata surpresa chega ao estande da Câmara Bahiana do Livro: são os poetas escritores do Overmundo, uma das maiores comunidades literárias do país. Na ocasião, a escritora Raiblue/ Raivane Sales (à esquerda) recebeu os colegas do Overmundo, Gustavo e Aube, acolhidos pelo organizador Bruno Resende Ramos no dia 19 de abril de 2009.
Raivane Sales, Raiblue, é autora da OBRA " No Resistencialismo, o Encantamento". Sua obra é rica em interdisciplinaridade e intertextualidade. "A Raivane é uma dessas descobertas que o mundo digital e a comunidade Overmundo oportuniza a leitores e editores de todo o Brasil. Que o Overmundo continue sendo essa ferramenta de inclusão literária digital e que os overmanos comecem a semear a boa notícia da inclusão literária em nosso meio. O Brasil só tem a ganhar com isso" – comentou o organizador.
Mais notícias sobre o evento:
Visite este link: Nova Coletânea
Lançamento do livro "Contos e crônicas para viagem":
Aos 19 dias do mês de abril de 2009, o lançamento de um livro que foi a culminância do projeto iniciado em 2008, no mês de setembro, quando eu, Bruno Resende Ramos, ouvi a sugestão do editor Edir Barbosa para trabalhar com contos cujo tema fosse viagens. Imediatamente, assimilei que toda leitura era também uma forma de viagem e que o melhor veículo que nos possibilita essa viagem é o livro. Através das narrativas, dos contos e das crônicas dos nossos escritores preparamos a passagem dos leitores a outros mundos e realidades, por isso o título "Contos e crônicas para viagem".
No projeto, propunha-se a confecção de um livro de contos e crônicas e o desafio foi aceito por 32 escritores. Nesse dia, confesso ter sido tomado de grande emoção quando fazia a homenagem aos autores Carlos Vilarinho e Valdeck Almeida de Jesus, os quais, junto a Aurélio Schommer, me abriram as portas da Bienal da Bahia e me propiciaram a realização do lançamento da nossa OBRA na maior feira do nordeste.
Era o sonho de um escritor mineiro que aos 14 anos quis escrever um livro e só encontrava portas fechadas. Agora, um ideal se concretizava e se renovava em outros projetos.
Rostos felizes, pessoas realizadas, nas mãos o livro que acredito deter grande qualidade artístico-literária e no coração a sensação de que tudo valeu a pena.
Portanto, a todos os presentes no evento, aos autores da CBaL, aos que possibilitaram a Nova Coletânea realizar mais esse feito; a Edir de Oliveira Barbosa, nosso Editor-Chefe; a Miro Saraiva, o diagramador e Eloísa Elena, nossa revisora; aos escritores homenageados, Carlos Vilarinho e Valdeck Almeida de Jesus; ao Presidente da CBal, Aurélio Schommer e, finalmente, aos escritores desta e das demais edições , o nosso muito obrigado
Navegue pelos artigos | |
REGULAMENTO DA ANTOLOGIA CADERNO INTERNACIONAL DE POETRIX 2 | Antologia: Os 7 Pecados Capitais |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
|