Introdução
O luso-poemas.net associa-se à APPACDM de Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – para promoverem, em simultâneo, um concurso de prosa e poesia, subordinado ao tema “Aprender contigo” com o objectivo de estimular a actividade criadora e sensibilizar os luso-poetas para a problemática da deficiência mental.
O concurso de poesia da APPACDM tem duas vertentes. A vertente escolar, para os alunos do ensino básico e secundário da região de Setúbal, e a vertente nacional ao qual podem concorrer todos os portugueses residentes em Portugal. Convidamos, por isso, os luso-poetas que se insiram numa destas categorias a concorrer ao concurso da APPACDM e ao do luso-poemas.net.
O concurso do luso-poemas estará aberto à participação de todos os elementos registados até à data de publicitação deste concurso.
Os concursos irão funcionar em simultâneo com os concursos da APPACDM, cujos regulamentos estão no link http://www.luso-poemas.net/modules/sm ... ction/item.php?itemid=353
Reiteramos ainda que, apesar de funcionarem em simultâneo, os concursos são independentes.
Chamamos a especial atenção para as alterações introduzidas nas normas do concurso do luso-poemas e que podem levar à exclusão dos textos enviados, caso não haja um cumprimento estrito das normas.
Nas normas apenas se faz referência a “textos”, aplicando-se aos textos enviados em prosa ou em poesia.
As dúvidas acerca do regulamento deverão ser colocadas como comentário a este tópico por forma a servirem de esclarecimento para todos.
Disposições Gerais
O concurso terá o seu início a 27 de Outubro de 2008 pelas 00:00 horas GMT e encerra às 23:59 horas GMT do dia 10 de Novembro de 2008, havendo um link para a prosa e outro para a poesia.
Como o próprio nome indica, estarão a concurso textos subordinados ao tema “Aprender contigo”.
Regras do XIII Concurso do Luso-Poemas “Aprender Contigo”
Condições gerais do concurso:
1. Os textos serão sujeitos a aprovação organização nos seguintes termos:
1.1. Os textos participantes serão sujeitos à aprovação dos supervisores (Godi, Pedra Filosofal e Valdevinoxis) deste concurso.
1.2. Todos os textos serão publicados, no mesmo dia, de forma anónima. Até serem publicados os resultados, o conhecimento da identificação dos autores ficará reservada aos elementos supervisores do concurso, ficando estes inibidos de participar no concurso, quer com textos quer na votação.
1.3. Cada concorrente poderá enviar apenas um texto.
1.4. Só podem concorrer autores que se encontrem registados no Luso-poemas e cuja data de registo seja anterior à data de publicação deste concurso, com excepção, apenas e só, dos supervisores do concurso.
1.5. Serão excluídos textos que:
1.5.1. Possam conter conteúdos considerados ofensivos.
1.5.2. Possam conter conteúdos considerados xenófobos.
1.5.3. Que violem o respeito pelos direitos de autor.
1.5.4. Não se enquadrem no contexto do concurso.
1.5.5. Sejam apresentados em LETRAS MAIÚSCULAS.
1.5.6. Tenham o formato e/ou a cor da letra alterados.
1.5.7. Contenham graves erros ortográficos ou de sintaxe (verificação feita pelos supervisores do concurso).
2. Identificação dos textos:
2.1. Os textos só serão identificados depois de publicados os resultados da decisão pelo júri.
2.2. Não será permitida qualquer identificação dos textos pelos autores durante o período de duração do concurso. A violação desta regra implica a retirada do(s) textos correspondentes do espaço reservado ao evento.
2.3. Caso sejam enviados textos com títulos iguais, os supervisores do concurso procederão à diferenciação os textos no momento da votação.
3. Sistema de votação:
3.1. A votação para escolha dos textos preferidos ocorrerá no período entre as 0:00 h do dia 12 de Novembro e as 0:00 do dia 20 do mesmo mês (hora GMT).
3.2. É obrigatória a votação dos participantes sob pena de exclusão do concurso.
3.3. A votação é feita através da escolha de 10 (dez) textos, escalonados por ordem crescente (do preferido até ao menos preferido, ou seja, atribuindo 1 ao texto preferido e 10 ao texto menos preferido), devendo ainda ser separadas por prosa e poesia.
3.4. Cada votante assinará a sua escolha e fará o envio da mesma por PM (mensagem privada) dirigida ao utilizador Luso-Poemas. Por favor tenha em atenção que apenas serão consideradas as PMs dirigidas para este utilizador.
3.5. O resultado final da votação será publicado no dia 24 de Novembro.
3.6. Todas as escolhas de cada um dos votantes estarão disponíveis (se solicitadas) com a devida identificação.
3.7. Desta votação poderá participar qualquer elemento registado no Luso-Poemas.net, com excepção dos supervisores do concurso, em iguais condições de valor.
3.8. Os participantes do concurso não poderão votar no(s) seu(s) próprio(s) texto(s). Se o fizerem, da sua escolha será removido esse voto e serão contabilizados apenas os outros nove.
3.9. Não será dada, ou publicada, qualquer pontuação ou quantificação relativa aos textos apresentados.
3.10. Caso haja menos de 10 textos a votação, os luso-poetas são convidados a votar em todos os que forem propostos, respeitando as exclusões acima referidas.
4. O autor do texto vencedor terá uma menção permanente no seu perfil assinalando a distinção, e receberá um exemplar do livro “Um olhar diferente – colectânea dos primeiros 10 anos de trabalhos premiados no concurso de poesia da APPACDM de Setúbal”.
5. O Luso-Poemas.net reserva-se no direito de atribuir eventuais prémios suplementares, assim como de não atribuir prémio algum.
6. A supervisão do concurso reserva o direito de deliberar sobre todas as situações omissas neste regulamento.
7. A participação no concurso não dispensa a leitura e aceitação das condições acima expostas.
* Não esquecer de seleccionar a identificação do concurso no acto de publicação - 13º Concurso Literário – Aprender contigo
Para participar use o seguinte link:
http://www.luso-poemas.net/modules/concursos_literarios/submit.php