Artigos > Luso-Entrevistas > Luso do mês > Maio '07 - Francisco

Maio '07 - Francisco

Publicado por TrabisDeMentia em 09-Jun-2007 15:30 (2615 leituras)

Luso-Poemas - Quando começaste a escrever poemas?
Francisco - Bem, para ser sincero não sei bem como, quando e porquê de começar a escrever poemas.

Open in new windowSurgiu de uma forma muito estranha, pois eu antes da poesia já escrevia, mas era tudo em prosa, de tal forma que eu há uns quatro, cinco anos atrás estava empenhado a escrever prosa, que bem se podia transformar num livro bastante engraçado e o ritmo era tal, que já tinha praticamente três capítulos escritos e também já tinha os próximos capítulos mais ou menos planeados a nível de estrutura. E mais, tudo o que dizia respeito a personagens, sua caracterização, ambientes e tudo mais, já estava feito. Mas até que um dia e para desgosto meu, perdi todo o material e os papéis onde tinha até então escrito a minha obra que já ambicionava a alguns anos. E não fugindo muito mais à questão, posso ainda destacar que não coloco fora de parte e dos meus horizontes, voltar a escrever um livro da mesma temática com a qual eu estava a trabalhar naquele que perdi.
Respondendo agora verdadeiramente à questão da escrita de poemas, foi um bocado complicado também para mim compreender a mudança de escrita, mas o que aqui é de salientar, é que ainda bem que comecei a escrever poemas, pois tem tanto de bom, ajuda-nos a libertar espiritualmente, é algo de espantoso. Posteriormente a isto, e para deixar aqui expresso as minhas razões da poesia, digo desde já que são demasiado complexas para com a minha idade. As razões debruçam-se principalmente na infância que tive, naquilo que já enfrentei desde os meus dois meses até à minha presente idade a nível de problemas de saúde, a perda de familiares bastante especiais na minha Vida, experiências, vivências, entre outros factores.

Open in new windowL.P. - Tens algum livro publicado ou gostarias de ter?
F. - Não tenho nenhum livro publicado, infelizmente.
E para mim publicar um livro, é sem sombra de dúvida um grande sonho que cobiço realizar a curto ou médio prazo.
Como referi anteriormente, tinha meio caminho andado para a elaboração de um livro, mas deitei tudo a perder aquando da perca de todos os materiais e cadernos que eu dispunha até à altura do desaparecimento.
Esse livro que perdi, estava-me a dar imenso prazer em escrevê-lo, pois todo ele abordava uma temática que eu gosto bastante que são as motos. Dentro desse tema, falo de diversas coisa, como por exemplo: o quotidiano de um motociclista, com tudo o que lhe possa acontecer no possível e imaginário, as corridas nacionais e internacionais, concentrações…Basicamente são estes os pontos principais. E como eu sou um fanático por motos desde muito novo, posso aqui dizer que andei cerca de 14 anos ao pendura com o meu pai para quase todo o lado, e descrevo isto como uma verdadeira adrenalina.
Como principal fonte de inspiração na escrita desse livro, estava a usar como base a banda desenhada muito engraçada do Luís Pinto Coelho, um colaborador assíduo da revista da especialidade “Motociclismo”, é sem dúvida uma banda desenhada que se mais alguém como eu tivesse a ideia de literalmente lhe pegar, e lhe desse uma transformação para texto, dizia que era a coisa mais incrível e espectacular. Eu quando na altura falei com os meus colegas que assistiram ao início da minha aventura, disseram-me logo que assim que eu o tivesse publicado, que de pronto o compravam. Por outro lado, e como a poesia está a ser um segundo marco na minha Vida, não coloco fora de hipóteses de também publicar um livro de poemas todos da minha autoria, pois tenho em casa e nos meus amigos, sem dúvida os meus maiores críticos.

Open in new windowL.P. - Tens comentado bastantes poemas! Achas que deves seguir a filosofia de comentar para ser comentado, ou comentar o que realmente te desperta interesse? Que achas dos comentários depreciativos? Achas que o comentário deva ser uma crítica? Ou um agradecimento?
F. - Tenho sim comentado bastantes poemas como é aqui possível observar.
Na minha opinião, acho que a filosofia a seguir, é um pouco ao critério de cada um de nós, na medida em que neste ponto as opiniões são bastante divergentes, e para mim em carácter particular, vejo os comentários como algo de grande valor, uma vez que dá para focar dois pontos muito distintos um do outro. Ou seja, dá a oportunidade ao escritor de ver apreciada, criticada e avaliada toda a sua escrita, e é ainda um contributo para que noutras ocasiões melhore determinados pontos. Por outro lado, o crítico tem a seu favor uma hipótese de fazer ver ao poeta o seu interesse pelo seu trabalho, debruçando-se basicamente na análise das suas capacidades expressivas utilizadas pelo autor, para enaltecer todos os seus sentimentos, ideias, pensamentos que lhe vão na alma, pondo tudo isso em causa ao longo do poema.
Eu só comento maioritariamente aquilo que desperta interesse, após ter feito uma primeira leitura diagonal, e a posteriori, ter confrontado o texto lírico ou prosaico com o título e tema em questão. Se isso for concordante com a minha análise, então aí sou sincero e de pronto comento.
Respeitante aos comentários depreciativos, o que posso dizer….Bem, não é assim do agrado de quase ninguém, mas por vezes eles surgem e como eu disse previamente, pode dar frutos para mais tarde, e na escrita de outro texto ou poema, já não cometer esse tipo de erros. Assim sendo, a probabilidade de as coisas saírem melhores é maior.
O comentário pode ser ambas as coisas, ou uma crítica ou um agradecimento, tudo depende do ponto de vista de cada leitor e do assunto que se tarta no texto.

Open in new windowL.P. - Como encontraste o site? Qual a tua opinião sobre ele, gostarias de fazer alguma sugestão?
F. - O site do Luso-Poemas não o encontrei propriamente dito. Soube da sua existência através de um colega meu, o Bruno que também está aqui listado, e quando ele me falou do site, cativou-me de pronto a visitá-lo inicialmente, mas…Mas o bichinho da escrita jamais me vai largar, decidi registar-me então e começar a publicar os meus textos. Afirmo claramente que o início, ou seja, os primeiros tempos foram complicados para mim, pois não estava nada habituado a ser confrontado com comentários do exterior aos meus textos, mas com o desencadear das situações e do meu maior envolvimento, as dificuldades foram-se superando e hoje em dia já não as sinto de maneira alguma.
Aquilo que eu acho do site?? Bem, nem sei por onde começar a descrever! A minha opinião a respeito do site é totalmente positiva, pois consegue-se gerar neste cantinho coisas de outro Mundo, quero eu dizer com isto, que tudo ou quase tudo daquilo que aqui é publicado tem coração e garra por parte de quem os escreve. Maior parte dos membros que aqui se encontram filiados, corre-lhes sangue de poetas nas suas veias. O site quase diariamente recebe actualizações, ou dados para que num determinado prazo essas alterações de acessibilidade e novos pontos de acesso venham a ser construídos. Neste ponto há a divulgar que quer da parte da administração, quer da parte de quem colabora assiduamente ou com regularidade com o site, é de louvar o forte empenho constante de ambos os lados para que este se encontre sempre ao gosto dos seus utilizadores de maneira persuasiva.
Sugestão assim de momento, não me ocorre mas já foram postadas no fórum algumas que se devem tornar reais, como é o caso do livro com a colaboração de um pouco de todos os filiados, com um poema.
Sem dúvida que estou entregue ao site!
Para mim, tento aproveitar todos os dias um bocadinho de tempo para dedicá-lo ao site, pois não se não o fizer, é como se não pertencesse a esta comunidade.


Beijinhos e abraços para aqueles com quem me sinto bem a falar e a comentar: Jojo, Carla Costeira, João Filipe Ferreira, Bruno, Stella, e outros amigos externos a este cantinho.


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Abril '07 - jojo Junho 07 - Tália Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carla Costeira
Publicado: 09/06/2007 16:09  Atualizado: 09/06/2007 16:09
Colaborador
Usuário desde: 16/02/2007
Localidade: Sintra
Mensagens: 918
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá amigo, foi com imenso prazer que li a tua entrevista, está particularmente bem conseguida.
Desejo que consigas editar, num futuro muito próximo, os teus livros, tanto o de prosa, como o de poesia!
Muito obrigado pelos beijinhos, retribuo-te em dobro!
Muito sucesso para ti, a todos os níveis!


Enviado por Tópico
Le Tab
Publicado: 09/06/2007 17:31  Atualizado: 09/06/2007 17:31
Membro de honra
Usuário desde: 02/02/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 1458
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá amigo, já la vão quatro anos que te conheço como o tempo passa. Quem diria que passados anos iria estar aqui a comentar uma entrevista tua. Aproveita o amor a escrita, nunca desistas dos teus objectivos. Pois desistir é morrer, vive esse sonho que ha em ti, lutando sempre mais por esse objectivo. Tudo de bom, e obrigado pelo abraço, e espero ler um livro teu em breve. Como sempre deixas qualquer agarrado a tua escrita desde primeira palavra até a ultima. Retribuo o abraço a dobrar.




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/06/2007 23:46  Atualizado: 09/06/2007 23:46
 Re: Maio '07 - Francisco
Oi...

Fiquei muito feliz de te conhecer mais um pouco.

Adorei a entrevista fiquei encantada...

Obrigada por esse carinho todo e pelos beijinhos meu amigo.

Um beijo enorme e tudo de bom

JOJO


Enviado por Tópico
Diego M.
Publicado: 10/06/2007 03:54  Atualizado: 10/06/2007 03:54
Membro de honra
Usuário desde: 12/11/2006
Localidade: Rio Branco - AC
Mensagens: 392
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá caro Poeta...

Excelente tua entrevista, com palavras lúcidas e bem postadas, no devido lugar...
Estás a escrever não é desde quatro ou cinco anos, mas já de pronto nascestes com o dom de poetar... de deleitar tuas facetas de linhas num campo fértil de idéias, que o chamamos Poema!!!

Seus textos são de prontidão de cárater dislumbrante, e refletem as matrizes de tu'alma reluzente em versos!!!

Otimamente bela tua entrevista acima, apreciei de imenso!!!
Parabéns!!!

E fica o meu:

A
B
R
A
Ç
O
.


Enviado por Tópico
João Filipe Ferreira
Publicado: 10/06/2007 11:52  Atualizado: 10/06/2007 11:52
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2006
Localidade: Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1046
 Re: Maio '07 - Francisco
Hhello Francisco.
Muitos parabens pelo destaque mensal aqui em luso poemas. É uma atribuição merecida a alguém que muito embeleza e muito participa neste cantinho.
Gostei da entrevista e faço votos que continues os teus sonhos e se possivel a realizar grande parte deles...princialmente aqueles que muito desejas e que muito te farão feliz.
A tua escrita é mt boa, correcta e que foca sempre algo de uma forma belissima.

é com muito prazer que te vejo fazer parte desta "casinha" e espero que por aqui continues com essa força e com essa alegria.
Um grande abraço
João Filipe Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/06/2007 23:01  Atualizado: 10/06/2007 23:01
 Re: Maio '07 - Francisco
Francisco os meus sinceros parabéns.
Gosto muito de te ler, força.
Acho esta escolha que foi feita com muito merito
Beijinhos
ConceiçãoB


Enviado por Tópico
juvepp
Publicado: 11/06/2007 11:27  Atualizado: 11/06/2007 11:27
Colaborador
Usuário desde: 13/04/2007
Localidade: Machico - Madeira
Mensagens: 547
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá Francisco
Gostei das tuas razões para a escrita que ela seja uma catárse para momentos menos bons. Beijinhos


Enviado por Tópico
Paloma Stella
Publicado: 11/06/2007 16:42  Atualizado: 11/06/2007 16:42
Colaborador
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: Barueri - SP
Mensagens: 3514
 Re: Maio '07 - Francisco
Francisco,
É com imensa satisfação que venho aqui para comentar à sua entrevista.
A li com toda atenção que um ser humano pode dispor à um texto. Entre suas linhas cá escritas pude entender ao meu modo, muitos dos títulos de seus escritos. Uma pessoa assim como tu, que sentes as prosas em vida, certamente se facilita mais ao escrever as leves poesias.

Cá no nosso site, veio para nos abrilhantar, com seus escritos, carinhos e simplicidade ao falar. Por mais simples, chega-nos à ser grandioso e glorificado com suas palavras, que fica indescritível a um simples olhar.

Parabens! E digo-lhe que torço muito para que logo venhas a publicar um livro cheio de prosas como citou. Já estou anciosa para o ler.

Beijinhos no coração.
Hoje e Sempre!

Stella


Enviado por Tópico
Gilberto
Publicado: 11/06/2007 18:35  Atualizado: 11/06/2007 18:35
Colaborador
Usuário desde: 21/04/2007
Localidade: V.Nde GAIA-Porto
Mensagens: 1804
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá Francisco!

Quero dar-te os parabéns por este merecido prémio. Embora não sendo um assíduo leitor teu, reconheço a enorme qualidade nos textos que li.

Por esse motivo, e bom motivo, diga-se de passagem. Mereces esta distinção!

Um grande abraço.

Gilberto.


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 12/06/2007 00:42  Atualizado: 12/06/2007 00:42
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Maio '07 - Francisco
Querido poeta

De verdade foi um imenso prazer ler tua entrevista, conhecer um bocadinho deste escritor que ainda conheço pouco da escrita mas o suficiente para admirar.
Foi mesmo uma pena ter perdido seu material do livro, mas com certeza que tudo que escreveu está na sua mente e aos poucos o reescreverá, quanto a idade eu tenho um pensamento "A alma não tem idade ela prevalece na eternidade" então creio que não exista mais ou menos idade apenas precisamos querer e fazer e isso está dentro de nós da nossa alma do nosso querer fundamentado na razão...

Idade que avança sem parar
quem estará livre deste tempo?
ninguém... nem eu nem tu
ele vem e vai passando e nunca
tem dó da gente...envelhecemos
e ele vai passando e não vemos
ou será que nós passamos por ele
um dia quem sabe ficaremos eternizados
neste tempo num verso, num poema da gente

Beijinhos no coração


Enviado por Tópico
JB
Publicado: 12/06/2007 11:36  Atualizado: 12/06/2007 11:36
Membro de honra
Usuário desde: 05/09/2006
Localidade:
Mensagens: 531
 Re: Maio '07 - Francisco
mais uma excelente pessoa e um bom poeta neste site. É por isso que o Luso-poemas é especial.
parabéns caro Francisco, continue a escrever para bem de nós todos.
um abraço
JB


Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 12/06/2007 12:14  Atualizado: 12/06/2007 12:14
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 Re: Maio '07 - Francisco
Meu querido amigo Francisco que rica entrevista, que bom é saber que temos entre nós um brilhante escritor, um poeta único que muito tem dado a esta casa e que encanto este de me saber ser recebida por um grande senhor de escrita.
Adoro o que escreves e fico feliz por tudo o que me tens dado, espero ainda ter-te aqui por muitos e longos anos, creio que foste a pessoa que melhor tem recebido os meus textos por aqui.

Beijo em ti *

Saudade *


Enviado por Tópico
Tália
Publicado: 12/06/2007 15:22  Atualizado: 12/06/2007 15:22
Colaborador
Usuário desde: 18/09/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2489
 Re: Maio '07 - Francisco
Parabéns Francisco, já merecias este destaque...
Beijinho

Tália


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 14/06/2007 09:56  Atualizado: 14/06/2007 09:56
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Maio '07 - Francisco
Olá Francisco. Gostei muito da tua entrevista!
És uma pessoa maravilhosa, atenta e escreves super bem!
Espero que brevemente consigas ter o teu livro pronto e nunca esqueças a poesia.

Beijinhos e oceanos de felicidade


Enviado por Tópico
PedroLopes
Publicado: 17/06/2007 16:40  Atualizado: 17/06/2007 16:40
Colaborador
Usuário desde: 02/11/2006
Localidade: Montargil-Ponte de Sor
Mensagens: 703
 Re: Maio '07 - Francisco
Parabéns Francisco...
Foi com muito agrado que li tua entrevista continua a escrever e a postar para nós ...

Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/07/2007 00:54  Atualizado: 06/07/2007 00:54
 Re: Maio '07 - Francisco
Os meus sinceros parabéns não só pela nomeação mas também pela tua coragem, honestidade que transportas na entrevista.
Obrigada por existires.
Meu muito obrigado pela tua escolha.
Beijinho com muita ternura
ConceiçãoB

Links patrocinados