Na Biblioteca do Seixal
Exposição, concurso e conferência sobre Hans Christian Andersen
A Biblioteca Municipal do Seixal recebe, entre 2 de Setembro e 18 de Outubro, a exposição Hans Christian Andersen, que dá a conhecer a obra deste escritor dinamarquês, através de quadros e peças de cerâmica de artistas plásticos portugueses, peças de joalharia e medalhística, livros ilustrados e recortes de papel.
A exposição surge pela mão do designer Niels Fischer, natural da Dinamarca, radicado em Portugal há vários anos, com o objectivo de divulgar e reconhecer a enorme riqueza da obra de Hans Christian Andersen. Niels Fischer acompanha as visitas à exposição e desloca-se às escolas para acções de sensibilização.
Para além da exposição têm lugar outras actividades associadas, como sessões de Hora do Conto, ateliers, o concurso artístico Tudo Dança e uma conferência sobre o escritor, no dia 18 de Outubro.
Concurso Tudo Dança
O concurso Tudo Dança consiste em recriações artísticas segundo o poema de Hans:
"Toca, alegremente, o Violino,
Tudo dança! Dou a minha Palavra!
Olha, a Terra gira à volta do Sol,
E a Lua à volta da nossa Terra;
Dançamos todos, uns com os outros,
Até o Coração anseia avançar.
E, se o Vinho sobre à Cabeça,
Temos a Sala, também, a dançar.”
Destina-se a participantes de todas as idades e tem como membros do júri o próprio Niels Fisher, Joaquim Letria e Vera Silva. A entrega dos trabalhos deve ser feita de 16 de Setembro a 10 de Outubro. A entrega dos prémios terá lugar no dia 18 de Outubro.
A exposição foi apresentada em 18 cidades e localidades, entre 2005 e 2008, e em Portugal recebeu mais de 80 mil visitantes e participantes na iniciativa Tudo Dança, evento que recebeu o alto patrocínio da Embaixada Real da Dinamarca, Comissão Nacional da Unesco, Comité Português para a UNICEF, Biblioteca Nacional e Museu das Crianças.
Sobre o escritor
Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor dinamarquês, foi autor de uma grande obra literária, que se traduz em centena e meia de contos para crianças e adultos.
Foi poeta-artista, romancista, dramaturgo, pensador existencialista, jornalista, crítico, tradutor, narrador de viagens...Um rapaz que queria ser cantor, actor, bailarino.
Hans Christian Andersen viveu uma relação com Portugal, revelada no seu livro Uma Viagem a Portugal em 1866.
Navegue pelos artigos | |
São Paulo - Brasil | Escrita De Letras De Canções (Lisboa - Portugal) |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
|