Instituto do Livro e do Disco cria prémio literário infantil
O director geral do Instituto Nacional do Livro e do Disco (Inald), António Fonseca, informou quarta-feira, em Luanda, que o seu organismo instituiu, este ano, o prémio literário “Jardim do Livro Infantil”, para contribuir no surgimento de novos autores.
Em declarações à Angop, António Fonseca fez saber que este galardão, a ser anunciado oficialmente depois deste momento eleitoral do país, visa, acima de tudo, homenagear os percursores da escrita para as crianças em Angola.
“Deste modo, pretendemos com este novo prémio literário, que haja concorrentes e laureados de formas a se contribuir no progresso do país com mais livros para crianças, cujas obras deverão ser lançadas na feira do Jardim do Livro Infantil de 2009", referiu.
No regulamento já elaborado, disse, exige-se que as obras sejam originais e de autores angolanos, com ou sem obra publicada, sendo que as vencedoras serão divulgadas em cada edição anual da Feira do Jardim do Livro Infantil, agendada para Junho.
Fez saber que os textos da literatura tradicional angolana quando adaptadas de maneira criativa, também serão considerados desde que venham expressamente indicados pelo autor.
António Fonseca esclareceu que o prazo da entrega das obras será definido em cada convocatória do Prémio. “O vencedor do concurso terá direito a um montante de 390 mil kwanzas, o correspondente a cinco mil dólares, um diploma e a publicação da obra pelo Inald”, mencionou.
O Júri, quando assim o entender, concluiu, poderá atribuir menções honrosas, aos autores dos livros concorrentes de reconhecido valor, os quais receberão um diploma e publicação das obras pelo Inald.
O prémio literário “Jardim do Livro Infantil” junta-se aos prémios “Sagrada Esperança” (instituído em 1980) e “António Jacinto” (criado em 1993) todos do Instituto Nacional do Livro e do Disco.
Navegue pelos artigos | |
Brasil | Brasil |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
|