Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Enviado por |
Tópico |
neliaxp |
Publicado: 12/06/2013 15:53 Atualizado: 12/06/2013 15:53 |
Usuário desde: 17/10/2010
Localidade: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 184
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Boa tarde:
O título está incluído nas 70 palavras?
Manuela Matos
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 12/06/2013 18:26 Atualizado: 12/06/2013 18:31 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para neliaxp
Boa tarde, Manuela não, o título não está incluído Abraço. E L-P
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
neliaxp |
Publicado: 21/06/2013 13:43 Atualizado: 21/06/2013 13:43 |
Usuário desde: 17/10/2010
Localidade: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 184
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para neliaxp
Boa tarde!
Já fiz a minha parte, agora estou ansiosa por ler os outros textos...
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 21/06/2013 13:55 Atualizado: 21/06/2013 13:55 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para neliaxp
:) Calma, Manuela, os trabalhos só serão tornados públicos, sob anonimato, no fim do período concedido para envio dos trabalhos, que acontecerá só no final do dia 23 - no dia 24, portanto, já poderemos apreciar as "Histórias de amor" produzidas. Depois disso, haverá a fase de votação, a terminar dia 30.
Abraço.
E L-P
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
LuizMorais |
Publicado: 12/06/2013 20:08 Atualizado: 12/06/2013 20:08 |
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2090
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Algumas observações:
1. seria de bom alvitre que ficasse claro qual tipo de trabalho concorre.
história de amor= uma trama com começo, meio e fim, pelo menos inesperado, sarcático ou humorístico, embora determinado desde o começo,..
Desse modo, seriam desclassificados e sequer apreciados os textos sem apresentação de um conflito ou pelo menos de uma unidade dramática que possa ser claramente reconhecida e as digressões e extrapolações, incluindo elucubrações baseadas em temas aleatórios, sem liame com fatos ou situações relevantes, adaptados de forma forçada para parecer uma história; Não se pode deixar isso a cargo dos que vão pontuar. Já foi visto em certames anteriores que textos totalmente alheios ao tema concorreram com os especialmente escritos para tal. O autor que quiser participar, deve construir um texto para o evento.
2. participação de autor/perfil fica bastante benéfica aos autores que possuem " fakes". Se um determinado autor possuir três ou quatro deles estará garantindo votos.
3. Nota justificada por quesitos. Não é tão difícil assim. A administração, ao mandar as planilhas para pontuação, manda junto os quesitos a serem avaliados. O primeiro quesito seria: o trabalho atende ao solicitado pelo evento? diante de resposta negativa, o trabalho seria desclassificado.
4. identificar o voto para a administração, não sendo divulgado aos demais. O autor, ao votar completa planilha com nome, data de nascimento, profissão, pais onde vive, endereço e um numero de documento válido para eventual conferência. Sei que vai ser uma chiadeira, mas as sugestões visam apenas aprimorar . Se não apresentar os dados, voto desclassificado.
5. fixação de prazo certo para o inicio e termino da votação, para computo das notas e divulgação de resultados. entre outras sugestões. estas são as minhas.
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
visitante |
Publicado: 12/06/2013 20:23 Atualizado: 12/06/2013 20:23 |
|
Re: EVENTO VIII - 2013
desde já minha concordância plena com as proposições do LuizMorais. ponto
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:15 Atualizado: 13/06/2013 14:15 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 ao ZéSilveira
Zé,
respeito (sempre) as suas opiniões, mas, por favor, leia a minha resposta ao Luiz...
Abraço.
E L-P
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
HelenDeRose |
Publicado: 13/06/2013 11:22 Atualizado: 13/06/2013 11:22 |
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2028
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Olá Luiz,
O primeiro item, ok, concordo.
O segundo item, pode ser verificado pelo email do perfil, se houver participação com email duplicado de perfil, só um pode ser validado. Lembrando que usuários com dois perfis precisam ser autorizados pela administração, caso contrário terá um dos perfis deletados sem aviso prévio.
O terceiro item, ok, concordo.
O quarto item, documento válido para eventual conferência? Onde vamos conferir este documento se ele é válido ou não? No cadastro do site não se exige CPF, RG ou qualquer outro tipo de identificação.
O quinto item, ok, concordo.
Helen.
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:20 Atualizado: 13/06/2013 14:21 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para Helen
Helen,
obrigado por convergir comigo em alguns pontos vitais. Nos outros, não chega sequer a ser divergência, é apenas questão de posição (ou releitura).
Abraço.
E L-P
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:09 Atualizado: 13/06/2013 14:10 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para LuizMorais
Luiz:
eu sempre disse (pessoa operacional e criativamente responsável pelo perfil E L-P) que os concursos promovidos neste âmbito têm uma vertente recreativa e se regem pela partilha saudável, pela leveza de espírito (e de ânimos...) e pelo desprendimento - o que interessa aqui, mais que tudo, é CRIAR, num ambiente estimulante e de animação cultural. Quando for preciso fiscalizar ao ponto de se exigir certidão de nascimento reconhecida notarialmente (ok, estou a exagerar...), podem crer, cedo o lugar a quem tenha mais disponibilidade, tempo, pachorra e espírito jurisprudente.
Não é que discorde que tenha que haver regras e reticências... a minha curta experiência nesta "aventura" já me provou que, com regras, há opiniões e contestações (tudo a priori antes do consenso e da opção...), mas sem regras é bem pior: há caos, acusações, vitimizações, dúvidas, eventuais injustiças (tudo a posteriori, com cabeças no cepo: a minha, pelo menos...). Por isso me esforço por desenhar as regras, antes de cada jogo - e até acontece que, ouvidas opiniões e sugestões, eu as mude, pontualmente, como se pode comprovar no histórico dos eventos.
Mas, convenhamos, não será preciso redigir um decreto-lei, nem obrigar ninguém a assinar um contrato lavrado em cartório! Afinal não está aqui em jogo um título maior, ou um prémio pecuniário! Um pouco de desprendimento e boa fé não faz mal a ninguém, no caso específico dos nossos eventos, acho eu...
Então vamos lá às suas observações, ao pé da letra:
1. pois... o tipo de trabalho está implícito na palavra "história" que engloba, segundo um qualquer dicionário de Língua Portuguesa, "narração", "descrição", "relato" (de factos ocorridos, fictícios ou reais), conto.... logo, tudo o que possa enquadrar, ou até só sugerir, um enredo (com epílogo ou sem ele, deixando-o á imaginação do leitor), nos serve.
Ainda: ao votante, sob a sua responsabilidade de jurado, fica o direito e o dever de análise, não só da qualidade literária do texto, mas também, sabedor das regras e proposições, do seu maior ou menor enquadramento nelas - o E L-P não se advoga o direito de excluir nenhum trabalho à partida, a menos que vá contra as regras explícitas no regulamento. Veja, o que para um pode ser um texto abstrato, pode muito bem ser, numa segunda leitura ou à luz de segunda opinião, um denso e rico extrato de vida, de História, com ramificações além imaginação - um conto, além do não contado...
2. já uma vez disse, não é por aí que o gato come as filhós todas... continuo a acreditar, que, no fim, a (ou o sentido de) justiça prevalece. E, no que estiver ao meu alcance, haverá fiscalização nesse sentido, como já houve em certames anteriores, por sinal.
3. respondido no ponto 1.
4. respondido na introdução deste comentário.
5. isso foi determinado, neste Evento: revisite o regulamento, por favor.
É tudo o que me apraz dizer. Espero que compreendam a minha posição de carolice. Venham daí bons trabalhos, todos agradecemos!!
Abraços para todos.
E L-P
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
LuizMorais |
Publicado: 13/06/2013 14:30 Atualizado: 13/06/2013 14:30 |
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2090
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para E-LP
tudo bem. calo-me diante do veredicto contra o qual não cabe recurso. só queria acrescentar que, mesmo se tratando de uma diversão, como você disse, escrevi uma historia de amor com 70 palavras, com começo, meio e fim, cuidadosamente revisada, original e inédita. não me importo em não ganhar. só não queria ser julgado por fakes. e nem perder para um deles.
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:59 Atualizado: 13/06/2013 14:59 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para LuizMorais
Oh, Luiz, acho que a sua coleção de estrelinhas já lhe deveria uma certa segurança, não?... eu ainda creio, repito, que o verdadeiro valor sobressai acima de fakes e jogos de ombros. E depois, aqui ninguém perde para ninguém, todos ganham para todos: os autores, no mínimo, ganham uma obra nova, feita dando o seu melhor, na mira da sua própria superação, e os leitores beneficiam de um manancial de arte (ou procura dela), nem que seja sob pretexto de curiosidade... é essa a minha filosofia.
Paz.
E L-P
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
fotograma |
Publicado: 12/06/2013 22:10 Atualizado: 12/06/2013 22:10 |
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
|
Re: EVENTO VIII - 2013
bem, cá entre nós, foi um spam apropriado LOL
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Caio |
Publicado: 12/06/2013 22:11 Atualizado: 12/06/2013 22:12 |
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
|
Re: EVENTO VIII - 2013
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
visitante |
Publicado: 12/06/2013 23:23 Atualizado: 13/06/2013 00:11 |
|
Re: EVENTO VIII - 2013
foto! pela expressão sem fulgor da moça(moça?), parece que ela não viu lá grandes coisas não. propaganda enganosa. haja visto forçaram um convencimento ao postar(em) mais de 60 vezes o spam...hahaha
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
pedrobito |
Publicado: 12/06/2013 22:31 Atualizado: 12/06/2013 22:31 |
Usuário desde: 13/01/2009
Localidade: Leiria
Mensagens: 195
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Não concordo com este sistema de votação. 1 a 5 é uma escala muito pequena. Assim, estarei a dar 5 aos textos que gostar, mesmo existindo entre eles diferença. Penso que cada participante deveria de ordenar por ordem de preferência os restantes textos. Ou seja, de 1 até ao número de textos submetidos. O objectivo era que a cada texto fosse atribuída uma pontuação diferente, obrigatoriamente.
Vou participar! ;)
Cumps, Pedro Domingues
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
LuizMorais |
Publicado: 12/06/2013 22:47 Atualizado: 12/06/2013 22:47 |
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2090
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Pedro, já foi feito assim num dos eventos. II ou IV não me recordo. só que acho que vai dar um grande trabalho para quem totaliza os pontos transcrevendo as planilhas.
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Caio |
Publicado: 12/06/2013 22:53 Atualizado: 12/06/2013 22:53 |
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
|
Re: EVENTO VIII - 2013
"4. identificar o voto para a administração, não sendo divulgado aos demais. O autor, ao votar completa planilha com nome, data de nascimento, profissão, pais onde vive, endereço e um numero de documento válido para eventual conferência."
isso também daria um trabalho arretado. vocês tem que ver que é uma pessoa só nos concursos. não dá pra querer que coisas como essas sejam adicionadas porque seria preciso uma equipe bem grande pra manter isso tudo no programa...
a pessoa já está se desdobrando pra fazer eventos, poxa!
coisas como essa são utópicas, a meu ver, mas entendo seu ponto de vista.
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
LuizMorais |
Publicado: 12/06/2013 22:55 Atualizado: 12/06/2013 22:55 |
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2090
|
Re: EVENTO VIII - 2013
não vejo nada de difícil. só lançar dados pessoais. a administração só precisa conferir se houver duvida.
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:26 Atualizado: 13/06/2013 14:26 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para Caio
Gracias, Caio.
(h)ELP
|
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Eventos Luso-Poemas |
Publicado: 13/06/2013 14:36 Atualizado: 13/06/2013 14:36 |
Eventos
Usuário desde: 20/04/2012
Localidade:
Mensagens: 486
|
Re: EVENTO VIII - 2013 para Pedrobito
Pedro,
esse sistema já foi utilizado num dos eventos anteriores, e, acredite, resulta muito mais trabalhoso e demorado, principalmente para o participante/votante, que, basicamente, teria que ordenar, por ordem de preferência, um universo de cerca de 30 a 40 trabalhos...
1 a 5 é uma tabela aceitável... não há mal nenhum em se achar de qualidade equivalente dois ou mais trabalhos... os gostos são, graças a Deus, relativos, e haverá, com certeza, um rico e diversificado leque de preferências - no fim das contas, o(s) vencedor(es) destaca(m)-se naturalmente.
E, em caso de empate, o perfil E L-P convidará um usuário do Luso-Poemas, a título anónimo, isento e exterior ao concurso, para resolver o impasse (ver regulamento).
Abraço.
E L-P
|
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
Alberto da fonseca |
Publicado: 23/06/2013 11:52 Atualizado: 23/06/2013 11:52 |
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7080
|
Re: EVENTO VIII - 2013
70 palavras... bom eu não sou um profissional, logo não me vejo a escrever uma história de amor em 70 palavras, a não ser que diga apens, eu te amei mas hoje minha querida, chegou o momento de pedir o divórcio e de lhe apresentar as razões pela quais eu deixei de a amar e lhe dizer que não merece a pena discutir, o meu advogado se encarrega de informar o advogado da minha ex-bem amada e pouco mais. logo, como não sou um bom escritor e não faço falta nenhuma neste concurso, não participarei com muito gosto de assim o decidir. Porquê? porque nunca gostei de ser limitado naquilo que faço a não ser numa margem mais alargada. Divirtam-se bem. A. da fonseca
|
|
|
Enviado por |
Tópico |
LuizMorais |
Publicado: 23/06/2013 13:25 Atualizado: 23/06/2013 13:25 |
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2090
|
Re: EVENTO VIII - 2013
Caro Alberto, acho que o molho é bem mais salgado do que diz. Quando me dispus a participar deste evento, escrevi um texto com o menor numero de palavras que pude. Sem fazer contas, apenas um texto mínimo contendo todas as nuances que eu achei que deveriam conter. Ao final, contei as palavras. Eram mais de 200. O que se seguiu foi dantesco. Mutilei o texto, retalhando-o para que " servisse" em 70 palavras. Ficou bom? Não sei. Pode até ter ficado mas não foi é o mesmo texto que originalmente escrevi. Também não fiquei muito contente tendo que me limitar a determinado número de palavras, escolhendo quais seriam mantidas e quais seriam eliminadas. Fui o " senhor das palavras" com decisão sobre a vida e morte delas. Tive que manter palavras que não queria e eliminar outras que mais gostei para atender o limite sem prejudicar a fluência e o entendimento. Está valendo com exercício, para a participação no evento. Senti-me um açougueiro. Acho também que atingi meu limite em sintetizar.
|
|
|
|