O Concurso Aveiro Jovem Criador 2008 recebe inscrições até 13 de Junho, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro.
O concurso pretende promover a participação de todos os jovens artistas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade, abrangendo as áreas de Arte Digital, Escrita (conto), Fotografia, Pintura e Escultura. Cada candidato poderá concorrer em mais do que uma área, tendo, para o efeito, de preencher uma Ficha de Inscrição para cada uma das áreas.
As candidaturas devem ser apresentadas até 13 de Junho, e as fichas de inscrição podem ser entregues na Casa Municipal da Juventude, de Segunda a Sexta-feira, das 9.30 às 18.00 horas, sita na Rua Eng.º Silvério P. Silva, 3800-175 Aveiro.
Os interessados podem candidatar-se mediante o preenchimento de ficha própria. Consulte o regulamento. Será atribuído, em cada área, o prémio no valor de mil euros, podendo ser atribuídas menções honrosas.
Na área da Arte Digital, o tema é livre e cada artista pode concorrer com o máximo de três trabalhos. Tal como nas outras áreas a concurso, os trabalhos terão de ser inéditos, sob pena de serem excluídos. São considerados válidos os trabalhos realizados no âmbito de instituições de ensino, mas que nunca tenham sido objecto de mostra pública. Serão ainda excluídos do concurso os trabalhos que estejam ou tenham estado “online”, na internet.
Nos trabalhos apenas poderá constar o pseudónimo do concorrente, nunca outro elemento de identificação, caso contrário, os trabalhos serão excluídos e cada participante deverá apresentar, obrigatoriamente, uma breve memória descritiva com a explicação de processos e argumentação (com um máximo de dez linhas) e uma imagem em formato digital do trabalho para inserir no catálogo da exposição dos trabalhos do concurso.
Nesta área considera-se todo e qualquer trabalho criativo que recorra à utilização das novas tecnologias, nomeadamente, ilustração, pintura, fotografia, vídeo, páginas de Internet e projectos multimédia, onde poderão ser usados os seguintes suportes: materiais impressos (em suporte rígido, com ou sem moldura), suporte magnético (disquete, zip e vídeo) e suporte digital (CD e DVD). Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados em plataforma Windows ou Macintosh e, se possível, nas duas plataformas.
O Júri será composto por:
Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Ferreira; Francisco Vaz da Silva; José Anjos; José Catarino, Luís Pinto e um elemento a convidar.
Na classificação das obras serão tidos em conta a criatividade e capacidade de inovação, quer no uso de ferramentas quer na pertinência e / ou actualidade do tema trabalhado e qualidade da exibição, quer a obra seja apresentada em suporte físico ou digital.
Em relação à prova de Escrita (conto) o tema também é livre, podendo cada concorrente participar apenas com um trabalho. Este deverá ter no mínimo dez páginas e no máximo 25 páginas, folha A4, tipo de letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, sem qualquer suporte. Devem ser entregues cinco exemplares impressos e um em formato digital. Qualquer trabalho que revele vestígio de plágio, será anulado.
O Júri será composto por:
Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Ferreira;Idália Sá-Chaves, Rosa Maria Oliveira, António Luís Oliveira, representante do Grupo Poético de Aveiro, e Dora Nunes Gago é a convidada.
Na Área da Fotografia o tema é igualmente livre sendo que as imagens apresentadas deverão constituir um único tema. Cada artista pode concorrer apenas com um trabalho fotográfico, cujo número de imagens não poderá ultrapassar as quatro. O trabalho a concurso deverá ser apresentado em suportes tradicionais: preto e branco ou cor, sem qualquer transformação de carácter social e cada trabalho deverá possuir dimensões no máximo de 1 m2, sob pena do trabalho não ser considerado a concurso. Cada fotografia deverá ser entregue em suporte rígido ou sem moldura.
O júri será composto:
Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Ferreira; Jorge Pandeirada; Luís Oliveira Santos; Mário Marnoto, Pedro Sottomayor e João Margalha como membro convidado.
Na Área da Pintura o tema é igualmente livre e as obras deverão ter sido realizadas nos anos de 2007 e 2008. Cada artista deverá, obrigatoriamente, concorrer com duas obras.
Os concorrentes da área de pintura deverão preencher uma ficha técnica das obras com títulos, dimensões, técnicas, suportes, materiais utilizados, valor da venda e fotografias a cores das obras impressas e em formato digital para fins de Catálogo.
O Júri será composto por:
Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Ferreira; Lúcia Seabra, representante da ACAV; Milú Sardinha, representante de AveiroArte, e José Sacramento, representante da Galeria Sacramento. Será ainda convidado outro elemento.
Por último, na área da Escultura o tema é livre e as obras deverão ter sido realizadas em 2007 e 2008, podendo cada artista concorrer no máximo com duas obras. Cada trabalho deverá ter o peso máximo de 200 kg; dimensão máxima de 200 cm x 200 cm x 200 cm e deve oferecer condições de manuseamento e resistência.
O júri:
Vereador do Pelouro da Juventude, Pedro Ferreira; Lúcia Seabra, representante da ACAV; Milú Sardinha, representante de AveiroArte, José Sacramento, representante da Galeria Sacramento; José Maria da Silva Lopes – Escultor e professor da Universidade do Porto.; e um convidado.
Para obter mais informações pode dirigir-se à Casa Municipal da Juventude de Aveiro, sita na Rua Eng.º Silvério P. Silva, 3800-175 Aveiro, ou contactar através do número de telefone 234 406 522, ou fax 234 406 524 ou ainda, através do e-mail cmjuventude@cm-aveiro.pt.
Files linked to this article | |||
File name | Publicado em | Leituras | |
Regulamento
Regulamento
|
01/05/2008 | 332 | |
Ficha Inscrição
Ficha Inscrição
|
01/05/2008 | 251 |
Navegue pelos artigos | |
Brasil | Brasil |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
|