Teve ínicio no 19 de Abril a 28.º Feira do Livro de Moura, que se prolonga até ao dia 1 de Maio.
Este ano, devido às obras de remodelação das redes de águas e esgotos na Praça Sacadura Cabral, a feira realiza-se junto ao edifício dos Quartéis, junto ao centro da cidade.
A inauguração será às 15 horas e contará com a participação do movimento associativo da cidade, nomeadamente, os grupos corais do Ateneu Mourense e Brisas do Guadiana, assim como as bandas filarmónicas dos Leões e dos Amarelos, que desfilarão desde as respectivas sedes até ao local da feira, onde actuarão.
Um Peixe no Alentejo
Este é o título do livro que será apresentado no dia 22 de Abril, às 18 horas, no espaço da feira. Da autoria de Filipe de Sousa, esta é uma obra de divulgação dos valores ambientais do concelho de Moura.
Um dia, a Sofia, o Pedro e o Jeremias decidem passear a pé pelo concelho de Moura e começam por descobrir que o desenho das fronteiras do concelho o torna muito parecido com…um peixe! Mas este é um peixe especial: chama-se Pintarolas e lembra os que vivem nos recifes de coral dos mares tropicais. As principais cores das escamas do Pintarolas representam os mais importantes tipos de paisagem do concelho de Moura. No início do livro, há concelhos importantes para quem acompanhar Sofia, Pedro e Jeremias neste passeio.
Poesia
Em Papel Perfumado – Palavras de Namorar
Um serão de poesia com Afonso Dias está marcado para o dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, às 21:30, no espaço da feira. Em Papel Perfumado – palavras de namorar, assim se chama o espectáculo que, ao som de música, onde se faz o percurso pela poesia de muitas épocas, estilos e mentalidades.
Serão revisitados poetas como Camões, Florbela Espanca, Vinicius de Morais, Antero, David Mourão-Ferreira e Bocage. O mote será o amor.
Zeca Afonso Antes, Após e Sempre
O grupo de música tradicional portuguesa Segredos da Lua, irá actuar no dia 24 de Abril, no espaço da Feira do Livro, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, com o espectáculo Zeca Afonso, Antes, Após e Sempre.
Trata-se de um tributo ao poeta-cantor que inclui músicas de sua autoria, assim como arranjos seus sobre músicas tradicionais.
Rogério Charraz Trio
A banda Rogério Charraz Trio vai estar em Moura no dia 25 de Abril, às 18 horas, no espaço da feira, num espectáculo organizado pela Junta de Freguesia de S. João Baptista.
O espectáculo tem como matriz principal a música portuguesa, nas mais variadas vertentes, mas que se estende pelo mapa da lusofonia abraçando o Brasil e Cabo Verde, numa viagem rica de em sons, sabores e emoções.
Rogério Charraz foi membro fundador, guitarrista, compositor e arranjador do grupo Boémia. Em 2007 lançou-se no desafio de formar uma nova banda, composta por mais dois elementos com formação na área do jazz.
Alegre História de Portugal em 90 minutos
Vai ser no dia 25 de Abril, às 21:30, no espaço da feira. Alegre História de Portugal em 90 minutos é uma comédia que retrata a História de Portugal de forma lúdica, pedagógica e divertida.
A peça tem por base A História Alegre de Portugal, da autoria de Manuel Pinheiro Chagas e António Gomes de Almeida, com ilustrações de Artur Correia.
Gaiteiros e Pauliteiros de Miranda
No dia 26 de Abril, às 16:30, realiza-se no espaço da Feira do Livro uma arruada pelo Grupo de Gaiteiros e Grupo de Pauliteiros de Sendim, Miranda do Douro.
Para ver ao vivo dois dos grupos que têm perpetuado a música e a dança tradicionais daquela região do país, e que todos conhecemos. Será uma espectáculo de alegria, cor e movimento.
Senhor Poeta
O grupo Frei Fado D’El Rei traz à Feira do Livro de Moura, no dia 26 de Abril, às 21:30, um espectáculo de homenagem a José Afonso, intitulado Senhor Poeta, que é também o nome de um dos primeiros discos do grupo.
Segundo os Frei Fado D’El Rei “se um poeta é aquele que escreve aquilo que pensa e sente, que tem um lado onírico envolvido numa enorme sensibilidade, o José Afonso é esse poeta, com toda a certeza absoluta”.
Teatro para Bebés
No dia 27 de Abril, às 11 horas, o Teatro do Elefante encena um espectáculo para bebés a partir dos três meses, criado por Rita Sales.
Começa por se ouvir, mas não se deixa logo ver. A seguir, alguém espreita, sorri e continua depois o sorriso com o olhar, pestaneja e assobia…
O Teatro do Elefante leva também à cena, no dia 27, às 16:30, a peça Sopa de Pedra, a qual retrata o aparecimento desta famosa sopa, com o objectivo de valorizar junto do público mais jovem, uma diversidade de aspectos relacionados com a mitologia popular e preservar a identidade cultural.
São usados em palco utensílios e produtos que pertencem já à memória dos mais velhos ou que se encontram em museus.
No dia 28 de Abril, às 15 horas, no Cine-Teatro Caridade, o Teatro do Elefante apresentará a peça Ulisses.
À volta de uma piscina e de muita água, ainda que imaginária, será representada a lenda do rei de Ítaca, que deixou a sua ilha para resgatar Helena das mãos de Paris, o governante de Tróia que desafiou os gregos e provocou uma guerra.
O espectáculo integra actores, máscaras e marionetas que, ora entram, ora emergem desse ambiente, como os verdadeiros seres que habitam o mar Mediterrâneo. Cada etapa da aventura do herói grego recebe um cenário próprio, em que o elemento aquático está sempre presente, assim como outros elementos naturais: a brisa suave, os ventos tempestuosos, as chuvas e o reflexo do arco-íris.
Literatura na Internet
Nos dias 29 e 30 de Abril, a jornalista do jornal Público, Isabel Coutinho, virá a Moura para uma acção de formação sobre Literatura na Internet.
Esta acção de formação, de 14 horas, procura cruzar o universo da literatura com o das novas tecnologias, com o objectivo de mostrar que, na Internet, estão guardadas em bibliotecas virtuais, prontas para serem lidas ou descarregadas para computadores anónimos, obras primas da literatura mundial.
Serve também para mostrar que há na Internet romances interactivos em que o leitor escolhe o rumo que pretende dar à história, e que, com a ficção de hípertexto, apareceram novos escritores de culto que só se lêem na Internet.
Francisco Menezes
One Man Show
No dia 1 de Maio, às 21:30, o espaço da Feira do Livro acolhe o espectáculo do humorista Francisco Menezes, intitulado One Man Show.
Em palco “vão estar” os maiores artistas musicais de sempre como os Queen ou Luciano Pavarotti, e géneros musicais como o fado e o rock, numa noite que pretende ser intimista.
Francisco Menezes notabilizou-se pelas suas participações no programa da SIC “Levanta-te e Ri”, tendo já passado por todos os canais de televisão.
Navegue pelos artigos | |
Aveiro | Coimbra |
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
|