O livro narra a vida de um brasileiro que nunca parou de lutar por seu lugar ao sol. Valdeck, rapaz pobre, cuja mãe era paralítica e o pai portador de várias enfermidades que o impossibilitavam de trabalhar, nasceu no interior da Bahia. Sua família não tinha casa própria nem renda suficiente para o sustento de um casal pobre com oito filhos. Viveram precariamente em casas de aluguel, sem móveis, sem conforto, sem sequer água encanada e energia elétrica.
O grande amor de uma mãe sofrida, Paula Almeida de Jesus, manteve essa família unida, até que cada um dos filhos pudesse sobreviver por si só. Órfão de pai, Valdeck, protagonista desta obra, viu-se obrigado a assumir a família aos 16 anos de idade, tendo vivido e trabalhado para sustentar e educar os irmãos. Contra todas as apostas, estudou, venceu na vida e hoje ocupa um cargo federal, tendo seus esforços reconhecidos.
Essa família de brasileiros e lutadores continuou unida, como era da vontade de uma mãe valente, mesmo após sua morte, em junho de 2000. E hoje todos os membros da família Almeida, apesar de suas vidas atribuladas ou da distância que os separam, encontram sempre uma data no calendário para se visitarem e estarem juntos, compartilhando momentos de alegria e tristeza.
Mais do que uma história real, esta obra relata um exemplo de vida que pode servir de espelho, inclusive, para muitos jovens das nossas grandes cidades brasileiras, que, ao invés de estudarem e acreditarem em seus sonhos optam por se enveredar pelos caminhos das drogas e da violência.
Lázaro Ramos
Ator da Rede Globo de Televisão
Para que melhor se compreenda a referência que aqui se faz ao “Jardim do Éden” é necessária uma prévia explicação. Minha família iniciou-se praticamente a partir das figuras de Minha Mãe e Meu Pai. Não tive avôs nem avós, primos, tios etc. Assim, tracei um paralelo imaginário entre minha história e a história mitológica contada na Bíblia.
Este é um livro autobiográfico, onde assumo o papel do narrador, para contar a história de minha vida e a de minha família, que compreende: mãe, pai e sete irmãos. Uma saga, protagonizada por uma família de baixa renda, residente em cidade de médio porte no interior da Bahia, que expõe, ao longo de vários tópicos, toda a ordem de dificuldades que essas pessoas enfrentaram: crises financeiras, falta de habitação, de alimentação, de escola básica, de tratamentos médico-odontológicos e tanto mais. Ao contrário do que costuma ocorrer com esse tipo de gente, esta família não medirá esforços para superar as muitas barreiras que lhe são impostas e vencer os mais diversos obstáculos. Sem perder a fé no futuro, sempre incerto e duvidoso, a Família Almeida, consegue, com sua luta, atingir os objetivos almejados e marcar seu lugar ao sol.
Estas páginas, que contam o duro dia-a-dia desta família, têm por fim incentivar outros sofridos brasileiros a acreditarem em seu país e a lutarem por seus ideais.