
As Queimadas
Data 13/03/2008 14:51:22 | Tópico: Poemas -> Tristeza
|
AS QUEIMADAS .
[5 Vendo DEUS que era grande a malícia do]. homem sobre a terra , e que todos os pensamentos do seus corações estavam continuamente aplicados para o mal ; 6 arrependeu-se de haver criado o homem sobre a terra . E tocado de intima dor no coração , 7 disse :exterminarei da face da terra o homem que criei . gênesis : 6 , 5-7
1 Oh que crime cruel comete o homem , ao tesouro vital que lhe foi dado , fonte de vida , que bem conservado livra–lo-ia dos males que o consomem , são florestas inteiras que se somem , a moto serras e fogo consumidas , cinzas provinda de milhões de vidas , cruelmente da terra erradicadas .
2 Ao olharmos a terra devastada , que tamanha explosão ali houvera ??? que mesmo sem deixar qualquer cratera , só deixara de resto a fumarada ??? que dor ver a floresta assim tombada , para onde irão os seres que a habitam ? como serão pessoas que só fitam , lucro material , sem ver mais nada ?....
3 Não podem ser a feras comparadas , estas não por prazer destroem a vida , mas somente na luta por comida , em parâmetros da LEI por DEUS criada . O homem no entanto não vê nada , quando por ímpia ambição movido , não vê que detendo a ação terá detido o baraço , á prole condenada .
4 E na floresta já desvirginada , as moto serras com avidez movidas , fazem por léguas , assim serem ouvidas , como hinos da morte decretada a mata , que espera ali calada , suas vozes que zumbem ,roncam , guincham , penetrando nos caules , que destrinçam , e transformando tanta vida em nada .
5 As árvores que ali são derrubadas , provocam sons tão tétricos e medonhos, que nem talvez , no mais terrível sonho , pudessem ser tais vozes escutadas . Contrastam com as outras tão caladas, que acostumadas ao ciciar do vento escutam agora o último lamento, das irmãs que vão sendo executadas .
6 Calam se as aves , já mais nada brada , os pássaros já nas copas não voejam , e nesta vasta área não adejam , os ali faziam sua morada . O som da morte paira , e ali mais nada , além da própria morte já habita , e o homem que executa esta desdita tripudia da vida derrotada .
7 Já após ser a área devastada , deixam-na crestar ao sol que ali parece raios de puro fogo e desverdece por três meses a mata ali prostrada. Ansiando o fim da empreitada , finalmente após fazerem aceiros , vem o homem cruel , “o açougueiro” , chegam um fósforo à macega , e o fogo brada .
8
Do corpo da macega ele se espalha , penetrando na mata ali caída , por três meses de sol tão ressequida , que terrível se alastra como em palha Transforma-se em labaredas e amortalha todo animal que para ali volvera , e com o tremendo caos os envolvera transformando-os em cinzas de fornalha .
9 Os troncos a queimar ,zunem , assobiam , como o desesperado grito de uma prece , como se a seiva que em si houvesse , fosse resto de vida que teriam e que o som que então , ali enviam , fossem alertas aos homens que perpetram crime hediondo , e que assim encetam , viagem ao próprio fim que enunciam .
10 Sobem as labaredas , e ao céu clareiam num imenso rubor que ao longe ver-se . como se o próprio céu fosse acender-se na maldade dos homens que as ateiam , e a oblação na pira que incendeiam fosse por DEUS ali indeferida , pagando os homens com a própria vida , o preço vil do mal que ali semeiam .
11 Estalam os galhos secos , e as folhagens , tostadas pelo sol são consumidas com rapidez de pólvora , e reduzidas a fino pó levado nas aragens . nos aceiros da roça , ali na margem , a aba da floresta é atingida e árvores gigantescas , ainda em vida , são pelo fogo ,em pé , ali crestadas .
12 As labaredas rodopiam aos ventos por centenas de metros assim subindo , e velozes , avançando , vão-se indo a cobrir toda área em momentos ; conseguem-se imaginar todos tormentos , que o escrito mais maniqueísta e Dantesco que haja , não registra , e ouvir-se toda classe de lamentos .
13 Choram ali os vergéis que se consomem , chora o vento que ao fogo ativa e alastra , chora o clarão da chama que alabrastra e a noite ; e a escuridão que ante ele somem , choram as chamas que aos troncos lambem e comem, de desespero o próprio fogo chora , na tremenda aflição daquela hora , lá todos choram , só não chora o homem .
14 Ah ; que torpeza , quanta ignorância, deste ser racional que se intitula o mais sábio dos seres , e se rotula de ser superior ;quanta arrogância . talvez até que na primeira infância , assim o fosse , mais ali deixara , toda bondade que de DEUS ganhara agindo agora em pura discrepância .
15 OS HOMENS seres maus e abjetos , que só poluem , corrompem e desvirtuam , e em toda área da terra onde atuam sacrificam a paisagem aos seus projetos , e embora existam ainda uns poucos retos , poluem os rios , os mares e o próprio espaço , e a terra que os abriga em seu regaço Um dia OS AFOGARÁ em seus DEJETOS .
|
|