
marcha do egresso
Data 22/12/2014 09:11:32 | Tópico: Poemas
| "...o menino sentado à beira da praia das terras pernambucanas olha para o seu mar uma última vez. ouve o barulho, agarra a areia como quisesse carregá-la em sua própria pele. vê, ao longe, a paisagem que sonha a voz das pedras, como se falassem..."
________________________
filho dos arrecifes de coral, parido por entre meus edifícios, voas daqui, mas deixas vestígios do amor por tua terra natal.
ama a ti mesmo, meu menino, que guardo nos dedos teu pai, e trago pelo ventre tua mãe, para que voes com destino.
minhas terras do mangue te mostrarão a eterna presença de meu sangue em ti não me proves agora do sal da aflição provarás mais tarde que vieste daqui
sei que esperas que não se zangue tua terra, que deixas para trás com teus pés calados de mangue e tuas mãos marcadas demais
mas sei quem sou por seres quem és e se vier a vontade pra te buscar, te dando mais asas por novas marés, serei outras águas, mas o mesmo mar.
debanda tua sorte por águas novas! te mostro em brisa que agora provas: desde o renascimento até a tua morte serás sempre, menino, um leão do norte.
_______________________________________
título inspirado nas marchas-regresso dos carnavais pernambucanos.
a marcha-regresso é um frevo-canção cantado na volta dos bailes de carnaval, pela madrugada.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. texto escrito em 2012.
|
|