
Rebelião das Minúsculas ou “Mudernismo do Século XXI”
Data 27/07/2013 18:36:24 | Tópico: Crónicas
| Rebelião das Minúsculas ou “Mudernismo do Século XXI” by Betha Mendonça
Durante o Ensino Fundamental, anos a fio meus professores de português bateram na tecla de que sempre se inicia uma frase ou período com letra maiúscula. Havia exceções como nos poemas. E outras: a quem interessar procure uma boa gramática! Assim foram por anos a fio nos livros, revistas, jornais, redações escolares e outros textos em prosa.
Em quinze anos na internet a pular daqui ali em sites de literatura era assim. Cheguei ao Luso-Poemas na primeira vez em 2007. Os escritos em prosa (até alguns poemas) seguiam a regra que aprendi na alfabetização sobre a pobre letra maiúscula.
De repente pisquei os olhos e pronto: a Rebelião das Minúsculas estava feita. Elas tomaram de assalto as prosas e uma multidão subverteu a ordem, e, começou a estufar o peito na frente das frases e períodos e em todo canto.
As Maiúsculas acuadas, apesar de maiores em tamanho e força física, correram das folhas de papel e do Word, ante a Revolta das Minúsculas ou “Mudernismo do Século XXI”. Andam perdidas em publicação démodé. Obsoletas para a vanguarda guerrilheira que julga ser ato de radical mudança, rebeldia contra as regras e “muderno” matar as esnobes e graúdas maiúsculas do inicio de suas produções literárias.
Nesses tempos “mudernosos” e repletos de relevantes levantes de classes contra as regras gramaticais, aguardem a Rebelião do N Antes do P e B, Da Extinção do Ç a Favor dos Dois Esses e demais atos de “subversão”... Grita à gramática: - Maiúsculas fujam para as montanhas que as Minúsculas, pequenos Golias, já venceram vocês!
|
|