
Saudade
Data 23/12/2011 01:53:05 | Tópico: Poemas
| O nome é proveniente do Brasileiro, Mas é sentimento que vaga o mundo inteiro! E ao tentar traçá-la, Desperta-me velozmente do imo Adentra o pensamento e coração E difunde-se pelo corpo com branda ilusão.
Saudade é o fazer sofrer da alma E quando invocada Faz-se ligeira na chegada. E quando vinda à tona Mesmo que por uma ingênua descrição Machuca, fere sem qualquer afeição.
Saudade é quando nossa consciência íntima entoa, Ao lembrar daquele gesto, daquele toque, daquela pessoa, fazendo apontamentos palpitarem à toa.
Saudade é buscar alento nos sentidos Ouvir vozes distintas sem um eco entoado É repassar imagens como metragens É sentir o toque sem ser tocado É inspirar aromas sem odor algum É contradizer com o cotidiano mesmo com tanto em comum.
Saudade é o poder que entra em cena E instiga talentos da imaginação É o atiçar de nossas frágeis carcaças Fazendo-nos sentir a opressão estomacal Fazendo oprimido, o pobre coração, de forma colossal Fazendo a adrenalina exceder em nossas veias de maneira desigual Causando-nos alucinógena comoção descomunal.
Saudade é o tentar atenuar pelo sonhar, É fornecer alento para a vontade Através da lembrança... Tornando-nos ingênuos como criança.
Saudade é não poder tanger e vivenciar, Apenas recordar. Está sempre engatilhada E mostra-se feroz quando invocada A qualquer momento, Visitando-nos através de um objeto, Um lugar, sempre pelo indireto. E para o desespero rotineiro Não há tempo derradeiro Aparece-nos o ano inteiro...
Saudade é o pressagiar E às vezes, resulta-nos o chorar. É o sentir e não poder possuir É o querer e não poder viver É a consciência do passado Aguerrido, desbravado! que aparece quando precisamos de atenção. Vem, fornece-nos alento E de brinde toda a emoção Para reviver, despertar, chorar, Amar e perdoar...
Mas faz bem em vir para amenizar. É a saudade que comprova que amamos Que nos importamos e retira-nos Do modo inconsciente, mostrando-nos carentes Da necessidade de gente, Interligando sonhos, com um falso futuro à frente.
|
|