
O Cântico dos Cantos (Ernesto Cardenal)
Data 06/07/2011 12:58:24 | Tópico: Poemas -> Amor
| - Amada, teu ventre tem cheiro de terra recém aberta e a terra recém molhada. - A sulco recém molhado por meu amado. Toda matéria está construída com duas partículas: prótons e elétrons; os prótons são positivos e os elétrons negativos, macho e fêmea.
Um nascimento não é por acidente mas por união. E prótons e elétrons no gás estelar estão sexuados. Daí a evolução do universo.
Uma atração irresistível entre partícula subatômica positiva e negativa. Daí os átomos, as estrelas, nós. Esta é a coesão do universo.
Amor essencial! Essencial que estás no coração do universo! Atração que gerou todas as coisas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O universo inteiro é uma boda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pedaço de matéria estelar, um átomo teu é como um sistema solar, e teu corpo como um sistema de galáxias com milhões de sóis. A atração. A atração.
Os elétrons giram dentro dos átomos, os satélites giram ao redor dos planetas, os planetas ao redor da galáxia ao redor de um centro de gravidade comum. A gravidade que move o sol e todas as estrelas.
Ernesto Cardenal. In: Cántico cósmico. Managua: Nueva Nicaraguas, 1989 (tradução de Antonio Miranda)
|
|