
Leituras 8 – Conceição B (Conceição Bernardino)
Data 07/06/2010 07:15:13 | Tópico: Textos
| Conceição Bernardino é uma das autoras que por aqui se movimenta por quem eu tenho mais consideração, não tanto pela forma como muitas das vezes se expressa, isto é: edifica o seu poema; mas pela forma como escolhe o tema, sobretudo quando este se situa no âmbito social.
Aí, esta poetisa movimenta a sua palavra pelo que nos incomoda, mas que, quantas vezes, mesmo vendo, olhamos para o lado e assobiamos. Traz-nos um reportório de imagens, quase diria fotogramas da realidade, com uma crueza que impressiona.
Faz-me lembrar, por esse seu posicionamento temático, essa necessidade de relatar o agora, este preciso instante, a geração de 60 da poesia brasileira. Estou em crer, que lhe basta querer para criar o seu próprio espaço, sobretudo, não pelo domínio técnico, mas através de uma maior concisão e por um uso metafórico, talvez na linha daquele que era utilizado por um José Gomes Ferreira.
Tem, na minha opinião, que, tal como uma vez, em comentário disse, (continuar) a levar a notícia para dentro do corpo poético. Mas o certo, certo é que vale bem a pena continuar a lê-la, mas outra seria, muito certamente, a fruição.
Xavier Zarco
|
|