
A LÓGICA FORMAL e a LÓGICA DIALÉTICA
Data 04/05/2010 11:45:43 | Tópico: Textos
| A lógica formal é metafísica e raciocina com o Principio da Identidade. Todas as coisas são sempre idênticas a si mesmo, Nada muda. Congelam-se. Eternizam-se...
O seu método de análise é o silogismo, que consiste em se estabelecer uma premissa maior, aonde se insere uma prmissa menor e o reultado é uma conclusão necessária. Um exemplo clássico: seja a premissa maior, TODO o HOMEM é MORTAl e a premissa mnor: EU SOU HOMEM. A CONCLUSÃO ´e inquestionável - EU SOU MORTAL. A lógica dialética afirma que o silogismo é um erro! Vamos analisar, primeiro. casos mais simples.
AS QUANTIDADES TRANSFORMAM-SE em QUALIDADE e VICE-VERSA.
Não e pode adicior a uma substância quantidades até ao infinito, sem que a estrutura molecular da substância entre em colapso e mude de estado - O SALTO QUALITATIVO. Tomemos como exemplo a água. Se formos aquecendo-a, acrescentado mais quantidade de calor, chega um momento em que o aumnto da quantidade de calor rompe o equilíbrio do líquido e muda de estado, Vejamos: água a 30º, água a 50º, só ocorreu mudança de quantidade de calor, mas a substância continua água. Quando chgamos a 100º C, numa determinada pressaão atemosférica há o colapsso e a água muda do estado líquido para o estado gazoso Dando o salto de qualidade. Ao contráio acontce a mesma coisa: Se formos resfriando a água chega-se a um momento em que ela deixa o estado líquido e passa para o sólido -O GELO.
Existem outros meios para a mudança qualitativa, é o que veremos nos próximos textos,
(Todos os direitos rservados)
|
|