
Eu NÃo VoU pOr AÍ...
Data 08/03/2010 23:57:16 | Tópico: Poemas
| Eu sei que ainda há muitas mulheres maltratadas, exploradas,descriminadas, escravizadas e lamento muito que isso ainda seja uma realidade em pleno século XXI! E tudo isso se deve à sociedade, pois desde sempre os homerns foram reis e senhores e foram eles quem tomaram as decisões para o bem e para o mal da humanidade. As mulheres foram sempre relegadas para segundo plano. A elas competia serem submissas ao marido, educar os filhos e cuidar da casa. Felizmente que hoje em dia as coisas já não são bem assim. Desde que a mulher deu o «grito do ipiranga» nos anos 60 ao passar a usar a pílula muitas coisas mudaram então. As mulheres passaram a ter mais liberdade, mais autonomia e mais direitos. Hoje em dia é normal ver as mulheres em cargos de decisão, ocupando lugares antes reservados apenas aos homens! Hoje em dia os homens já estão mais sensibilizados para a divisão de tarefas domésticas e muitos já o fazem e assim tornam a vida a dois muito melhor. Mas é claro que muito falta ainda para haver de facto uma plena igualdade de direitos entre homem e mulher. E muito falta ainda para que os direitos humanos sejam respeitados.
Por isso é que eu digo que não vou por aí, porque acho que não deva haver um dia específico para homenagear e mulher, mas sim que deviam ser todos os dias, dias de homenagear o ser humano, TODOS OS SERES HUMANOS SEM EXCEPÇÃO! Pois todos os dias se cometem injustiças e atrocidades contra seres humanos sejam de que género forem e de que idade. E todos os diass se devia lutar para que todas as pessoas deste belo planeta vivam uma vida digna e não morram à fome!
Por isso quero agradecer e dar os parabens a todos quantos todos os dias trabalham em prol dos direitos humanos de todos os seres humanos. Hmens e mulheres que todos os dias põem a vida em risco para darem assistência aos refúgiados, aos que vivem em condições miseráveis e em zonas de conflitos armados. A todos os que procuram dar apoio e um pouco de dignidade a quem nem nome tem, para todos eles o meu muito obrigada!
Obrigada a todas as mulheres que morreram no fogo da Santa Inquisição, à padeira de Áljubarrota, à Maria da fonte e a tosdas que lutaram como bravas guerreiras... À mulher negra que não deu o seu lugar ao homem branco no autocarro, às sufragistas e a todas que de uma forma ou de outra lutaram pela igualdade de direitos!
Eu, mulher de corpo e alma me assummo, mas mesmo sendo politicamente incorrecta, não acho necessário que haja um dia só para "nós", deve haver sim todfos os dias uma luta pelos direitos humanos, pois enquanto houver um só ser que seja à face da terra privado dos seus direitos fundamentais e da sua dignidade a luta não pode parar!
É ASSIM QUE PENSO É É ASSIM QUE O DIGO SEM MEDO!
Maria Augusta, Braga, 8-3-10*+*
|
|