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O RESGATE DO AMOR NA DIFERENÇA* (Inédito)

 
Tags:  amor    amizade    ética    diferença    princípios  
 
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O RESGATE DO AMOR NA DIFERENÇA


Os interesses comandam as ações humanas.Na via da influência dos interesses de Habermas temos trabalho, linguagem e poder. Esta tríade converge para a relação homem-homem-natureza.

Este comando de interesses é interrelacionado e cada um contém os outros. Assim, homens se relacionam entre si e se relacionam com a natureza que está dentro de si e fora de si.

O interesse do trabalho, como meio de sociabilidade, provém de sua formação central na cultura ocidental, assim como do fato de que é possivel deduzir suas regras a partir de um núcleo lógico original - a identidade e a diferença dos sujeitos da dialética da reciprocidade.

No entanto a força (impulso), que aliena e que faz o eu sair de si, na condição de perder-se para se encontrar, surge como violência da identidade e dominação da diferença.

Essa força insere no escrito da diferença, hegeliano, a necessidade de reconhecimento de uma identidade construída pela mediação do outro, que é ao mesmo tempo, idêntico e diferente.

Esta dialética da desigualdade, sendo o primeiro momento da consciência-de-si, é veículo de transporte de questões implícitas na tradição judaico-cristã. Questões que podem ter expressado relações de dominação e servidão, recompensa e castigo, as quais assinalam uma etapa intermediária no caminho da religião revelada.

Nesta idéia, só o homem reconhece (infinito separado). O Senhor (Deus), é reconhecido em sua infinidade e poder. Um Deus que não reconhece a liberdade do homem. Tal senhor se impõe através de mandamentos (Amar ao próximo como a ti mesmo), e proibições (Não matarás!). Esta é uma forma de submissão absoluta.Uma forma de consciência que se evidencia nas relações ( como se mostra a dialética do senhor e do escravo), senhor/escravo é unilateral e insatisfatória, porque nada muda.

Para as relações de trabalho, trazendo consigo igualmente, os interesses contidos nas relações de linguagem e poder, cristaliza-se também esta visão estacionária, pois mesmo que o escravo se torne senhor, as posições são duais, desiguais, polarizadas. Continua o conflito acirrado.

Mas ao nível de episteme, muda pois o saber do escravo é diferenciado do saber do senhor.Suas histórias, suas experiências encontram no espírito a unidade.O que arremessa novamente para o desafio da religiosidade.

Se o espírito é unidade, não pode perdurar sob a forma das diferenças. Portanto no caminho da religião revelada, sucede ao judaismo, o cristianismo. Este assinala o advento do reconhecimento mútuo entre Deus e o Homem. Esta reflexão devolve a religião, ou algumas de suas vertentes, uma forma, uma ética flexível e menos radical.

Assim, o nascimento paixão e morte de Jesus Cristo, ganha uma elucidação, pelo menos na história, que marca justamente, o momento da entrada do espírito nesta reciprocidade do reconhecimento absoluto. O Cristo significando o termo médio, ou a mediação absoluta.

Sem esta mediação, ou seja, sem a aceitação desse Cristo, permanece a separação, a relação de exclusão do outro na religião (O Pecador), que não aceitando a mediação, permanece de fora, perpetuando as diferenças, não podendo ser reconhecido como um igual.

Ao que está de 'fora' do grupo não interessa, a ele pode acontecer o que for, ele é diferente, escolheu ou se tornou um ser diferente. Pode ser aniquilado, esquecido ou perseguido por esta diferença? Esta é uma questão que se põe a contemporaneidade.

A episteme ocidental, coloca aquela totalidade, do grupo que está 'fora', como diferente. As coisas que a explicam são colocações impostas de conceitos mecânicos e isolados. Interesses mesclados nos bojos do trabalho, da linguagem e do poder.

Tais conceitos contribuem para a formação de uma identidade falsa, porque é uma episteme que jogou fora elementos explicativos, tais como movimentos de grupos minoritários como: crianças, mulheres,negros,índios, homossexuais; ou seja quaisquer minorias representativas em qualquer espaço de convivência, quer seja o estado quer seja uma instituição, uma classe... Estes que estão ou ficaram 'de fora' . O 'pecador', o que não se enquadra, o que age, ou crê diferente tem permanecido à margem do processo motor da história.

Assim as sociedades totais (Michael Foucault) se contentam em vigiar e punir. Impor uma aprendizagem por recompensa e castigo. Discriminar ações, supostamente privilegiando princípios éticos, cujo exemplo é pelo menos, ou quando muito, duvidoso, não movido por convicções autênticas.

A Bíblia mostra dois momentos para que haja um caminhar fluente nas reflexões, indo do Antigo Testamento, para o Novo Testamento. No primeiro o Deus do temor, a divisão, no segundo a suposta intenção de síntese. O temor se transforma em amor, como princípio e por princípio primeiro, não como recompensa. Este é o grande legado na história da fé cristã.


Assim não perdoo porque amo, mas amo porque perdoo.


Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 22.06.2009.
Inédito nesta data.
*Núcleo Temático Filosófico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.


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Ibernise
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Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 22/06/2009 22:58  Atualizado: 22/06/2009 22:58
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
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Mensagens: 3336
 Re: O RESGATE DO AMOR NA DIFERENÇA* (Inédito)
Olá Prezada Amiga Ibernise,

O amor este que é o maior sentimento, muito bem delineado e explicado segundo as tradições biblícas, nos traz informações de grande valor.
Texto de grande valor!
Parabéns amiga!

Beijinhos no coração

Fhatima


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 22/06/2009 23:08  Atualizado: 22/06/2009 23:08
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: O RESGATE DO AMOR NA DIFERENÇA* (Inédito)
Querida amiga Ibernise

O resgate do amor, a diferença sempre existiu
e existirá, mas com esta tua frase final
nos faz com toda certeza meditar em cada
frase que desenvolveu....

Excelente texto minha amiga

beijinhos no coração


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 24/06/2009 16:55  Atualizado: 24/06/2009 16:55
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8112
 Re: O RESGATE DO AMOR NA DIFERENÇA* (Inédito)
Apreciei muito o texto. Ando muito arredada de temas filosóficos, mas já li e reflecti muito sobre este tema em tempos. Obrigada por o colocar aqui.
Um beijo
Conceição