Ensinando ao Meu Neto... Xadrez, a Nobreza da Estratégia*
Projetar ações, prever reações... Gostar de xadrez é gostar de estratégia... De tal modo e sempre tanto... Que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento... Ah! paixão... Vinícius de Morais...
Mas seguindo adiante, sobre estratégia...
Gostar de xadrez é gostar de estratégia, de tal modo e sempre tanto, que quando um oponente comete um erro, muitas vezes ele prefere entregar a partida ao seu opositor.
Por que? Porque o jogo perde a supremacia quando sua estratégia é abortada.
Honrar sua própria estratégia é ponto básico de valor na nobre batalha do xadrez... Pois se um comandante erra em sua estratégia de batalha, há que depor suas armas, não manda seus homens para a morte banal e inconsequente... caso contrário não existiria nobreza na derrota, nem respeito a confiança de comando, ou de liderança.
Uma derrota, pode muitas vezes, ser tão importante quanto uma vitória. Uma derrota também pode significar: morrer lutando por algo em que se acredita; pode ser a vitória da justiça contra a injustiça; o exemplo de coragem; uma semente do bem que poderia germinar mais tarde, e sendo bem, com certeza, acaba por germinar...
Uma boa estratégia requer memória... Mas memorizar o tabuleiro de xadrez não é apenas uma proeza da sua memória, se você apenas consegue ver o mundo em preto e branco...
É preciso ir muito além da memória... É preciso interpretar, entender e projetar-se lançando-se, a cada etapa, da nobreza de cada batalha: desde a fidelidade dos elementos na proteção do Rei, ao esforço de um simples peão, até o suspirar final do xeque-mate...
Ibernise. Inédito nesta data. Indiara (GO/Brasil), 03.06.2009. Núcleo Temático Filosófico. Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Para desativar o som clique no canto superior esquerdo do video.Obrigada.
Re: Ensinando ao Meu Neto... Xadrez, a Nobreza da Estraté...
Um texto supra escrito. O xadrez é um jogo que requer concentração e elevado grau de inteligência. O seu texto vai para alem de um simples jogo de xadrez. Através dele conota uma filosofia de vida!
Re: Ensinando ao Meu Neto... Xadrez, a Nobreza da Estraté...
Querida poetisa.
Tiro o chapéu para você. Sabes disso. Texto real, aconselhamento acertado, maravilhoso. Um aprendizado que gostaria de passar em uma das minhas palestras que estou ministrando nesse mês, e com certeza dando os créditos a autora Ibernise.
Se assim me autorizar.
bjo no teu coração.
PS:Deu certo meu blog, consegui amiga.Enviarei o link por e-mail.
Re: Ensinando ao Meu Neto... Xadrez, a Nobreza da Estraté...
Obrigada Rosangela querida amiga e ilustre poeta. Fico vaidosa com todo este carinho. Claro amiga é uma grande honra saber q vc se interessa em trabalhar com meu texto.Graças a Deus, que ele permita sempre, estas vitórias da amizade e do carinho.
Bjs amada.
Fico feliz q seu blog tenha dado certo.Parabéns por seu talento.