Na sala, os retratos sobre a mesinha pé-de-galo compunham as memórias de Deolinda vividas em saudade. O retrato da mãe, exibindo um amarelo surpreendente, mostrava o seu corpo, num improvável equilíbrio elegantemente curvado sobre um cancela. Os peitos saindo da blusa rematavam inequivocamente o clima de erotismo. Numa época em que os retratados tomavam todos um ar sinistro, permanecendo rígidos e inquietantes, alheios nas suas vestimentas de gala, numa época em que a sensualidade era entendida como um perigo, a mãe nem suspeitava do efeito devastador que a sua desinibida atitude provocaria naquele que viria a ser o seu companheiro de uma vida. Acertaram-se em poucos meses, e logo a caducidade da inocência lhe trouxe primeiro as dores e a seguir as alegrias da maternidade. No retrato da primeira comunhão de Isaltina, mostra-se, no recatado conforto burguês da casa dos padrinhos, a boa disposição frívola de conveniência social. O recorte do lenço de seda sobre o vestido escuro traça uma linha sinuosa que desagua na brancura cândida dos tules e arrendados de Deolinda ao colo da mãe. O cadeirão de mogno polido e outras peças geradoras de emoções, que transcendem o comentário circunstancial, teimaram em prolongar a tensão silenciosa dos presentes até ser dada passagem ao perturbador cortejo fúnebre. Deolinda seguiu com os olhos atentos e inquiridores aquela imobilidade incerta para um ignorado destino. Numa atmosfera de comunhão espiritual, lá prosseguiu até ao cemitério da aldeia aquela procissão de seres derrotados, consumidos pela dor. A uma distância respeitosa, Deolinda admirava aquele jogo de planos que suprimiam quase completamente a noção de tridimensionalidade. Quando o caixão desceu, sob o céu invernal e os ciprestes perfilados e expectantes, Deolinda ousou aproximar-se, mas apenas pôde deparar-se com a presença sólida da terra e a luz ténue do fim de tarde e enfrentou com resignação a distância imposta por quem partia para um novo horizonte de luz e sombra.
(Texto inédito e propriedade intelectual de TeresaMarques)