Prefácio de Estados d'Alma por Claudio Pereira (Godi)
Se a arte poética se tratar essencialmente da questão “O que é que faz de uma mensagem verbal uma obra de arte?”A resposta encontra-se de certeza nas poesias de João Filipe Ferreira, no seu livro, ESTADOS D’ALMA. São poesias escritas em 2006, e veremos aqui porque elas são capazes de fazer o leitor se sentir presente a viver cada palavra.
A obra presente no livro contém reflexões comuns a todas as pessoas. As suas poesias exprimem aquilo que se espera de um poeta: a interpretação mais profunda e pura do ser humano. Daí a necessidade que o próprio autor sente em transcrever para o papel “algo que sua visão capta, algo que o seu coração sente e algo que sua mente idealiza”.
O seu tipo de poesia, essencialmente moderna, o que não poderia ser diferente, é bastante espontânea e muito actual. Sobre o ponto de vista técnico, em algumas passagens o autor utiliza o apoio de esquemas de rimas. No entanto, maioritariamente, a sua poética é apresentada através de versos livres e em grande parte, brancos. Não se observa em seus textos a adopção de métrica e regra de ritmo.
Temáticas concernentes ao quotidiano dos nossos dias, reflexões pessoais, angústias, alívios e contentamentos são comuns no seu versejar. Traduções vindas directamente da alma, fazendo com que o leitor seja transportado a um diferente estado de percepção. Portanto, capazes de absorver a atenção destes, pelo facto de abrangerem situações a que todos passam na sua realidade social.
Assim, as poesias contidas aqui neste livro mostram o grande ser que é o seu autor João Filipe Ferreira. Porque constata-se no sentido da palavra poética em que constitui num produto social, pelo facto de que o compromisso do autor aqui nos versos dele é de solidarizar-se com o seu semelhante, interpretando o ser humano através de seus pensamentos, ideias e interrogações.
Bem-vindo, leitor, ao mundo e a realidade explicitada através das belas palavras do livro ESTADOS D’ALMA!
Por:
Cláudio Sousa Pereira – Godi.
Escrito por: João Filipe Ferreira (Direitos Reservados)
Textos Registados no IGAC com processo nº 2067/2008
______________________________________________________________________
O meu blog:
www.lastgoodbadidea.blogspot.com