Textos -> Crítica : 

QUEM PODE MAIS! PODE... MENOS?

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Sempre pensei que: QUEM PODE MAIS, PODE MENOS! Por entender que, o poderoso tem o poder e, o domínio da coisa considerada a cada momento.

De uns anos para cá, como um observador que gosta de analisar a tudo que depara, tenho notado, constantemente, que tal axioma deixou de ser uma máxima para cair no lugar comum, em relação ao Poder Mais, podendo fazer Menos, pois, embora seja poderoso, às vezes, não Pode e/ou, não quer... Fazer Menos!
Inúmeros eventos diversificados confirmam essa minha observação, que, resumidamente, apresento:

—A maioria dos oficiais intermediários ou, superiores, da Polícia, Sabem sobre o policiamento ostensivo, entretanto, não Podem fazê-lo! Em razão da não maturidade constante no contato com os criminosos e, com as “ruas”, vielas e favelas.
—Os Senadores, Deputados, Secretários de governos etc. não Podem efetuar os trabalhos de seus assessores, pelo fato de não lhe sobrarem o tempo para tal função que, insistindo em tal atribuição, não lhes sobrariam o tempo útil para as reuniões, relacionamentos com o público, viagens etc.
—Os Delegados de Polícia não podem efetuar os trabalhos dos cartórios, inspetorias, perícias etc., pois, mesmo Sabendo Mais, se perderiam nas papeladas dos cartórios, nos detalhes periciais e da inspetoria de detetives, em detrimento das suas funções especificas de dirigir uma Delegacia de polícia.
—O Papa, Cardeais e Monsenhores, embora Saibam tudo sobre os meandros da fé, não Podem ficar celebrando seqüentes missas, batizados, crismas etc. nas capelas e lugares ermos, pois, a direção das suas competências não lhe dá o tempo para tal missão evangélica.
—Os Dirigentes de Televisões e Jornais, sabem, porém, não podem percorrer os itinerários à procura de notícias, sem prejudicarem o andamento das suas coletas e o bom funcionamento da sua empresa.
—Os Proprietários de lojas e análogos, apesar de saberem e, poderem vender, não o Podem fazer, para não prejudicar-se a perambular pelos balcões das suas lojas, a agradarem os seus fregueses.
—Os famigerados Traficantes de drogas, Podem Mais do que os seus asseclas, todavia, não Podem distribuir as drogas pelas ruas para não serem identificados e, em sua maioria, no Poder, não Podem usar a droga que vende, pois, se tornariam um mero viciado, igual aos seus clientes, dependentes... Deles!
—Os Comandantes de Aeronaves, Podem conhecer muito bem o seu avião e/ou, foguete em vôo, no entanto, não o Podem consertar nos hangares, pois, a sua sapiência em voar, poderá levá-lo a não corrigir bem o defeito das máquinas.
—Ter uma Carteira de habilitação para Poder dirigir automóveis, mas, com Ela, não poder dirigir uma simples motocicleta.

Tudo o que me referi, nos tópicos acima, se referem, apenas, a alguns casos eventuais e, OUSO! Dar a minha modesta opinião empírica a respeito:

- Poder Mais não quer dizer que, também, se Pode Menos, pelo simples fato de que, o poder, muita das vezes... Corrompe!
- O Ideal seria: Poder Menos com a capacidade, comprovada, de... Poder Mais! Isso ocorre no nosso cotidiano, onde, um simples funcionário, Sabendo Mais do que um Diplomado, não ser promovido e/ou, Alcançar o Poder sobre os demais, assim ocorrendo, quem perde é quem deixou de dar-lhe o Poder!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
913
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.