CAÇADA HUMANA
de Arthur Penn, um filme para não esquecer
(Maria José Limeira)
Vi esse filme há muitos anos, logo que foi lançado no Brasil, e não consegui esquecê-lo. Trata-se de um exemplar admirável do cinema americano, dirigido por Arthur Penn que, em seguida, dirigiria “Bonnie and Clyde” e “O pequeno grande homem” (outros filmes clássicos inesquecíveis). É uma produção de 1966, que não perdeu a atualidade. Ao contrário!
Todos os males sociais e suas contradições estão ali presentes: a burguesia deslumbrada e tediosa, ávida de emoções a qualquer preço, a pobreza em redor, e um bode expiatório representado por Robert Redford, no papel de um prisioneiro fugitivo que retorna à sua cidade, onde passa a ser caçado pelo delegado de polícia e pelos capangas de um latifundiário.
Redford está excelente em seu papel de início de carreira. Marlon Brando está impecável como o delegado de polícia honesto, que luta por justiça. O filme tem mais Jane Fonda e Angie Dickinson, todos em versão dos anos 60, que mais valorizam essa obra de arte, espelho do nosso tempo. E o final da história... Bem, o final do filme é simplesmente surpreendente e imperdível!
...........
Ficha técnica:
Caçada Humana (The Chase, EUA, 1966)
Direção – Arthur Penn
Elenco – Marlon Brando, Robert Redford, Jane Fonda, Angie Dickinson, Robert Duvall, James Fox, Janice Rule, E. G. Marshall, Martha Hyer, Miriam Hopkins, Jocelyn Brando, Richard Braford.