Textos : 

Sou dono da verdade ou estou enganado?

 
Aparentemente as coisas são o que são. Na realidade é engano e não é bem assim:
Isto não é aquilo, este não é aquele ou o que se vê é diferente do que não se vê.
Reza a história que a história é um circulo, um cão que corre atrás do seu rabo, um ovo que não sabe se veio primeiro que a galinha ou o contrário. De facto, é uma questão simples e legítima quando se pergunta se a verdade é um engano ou se o engano é que é a verdade.
A filosofia inerente à descoberta da origem, à motivo e à consequência não é uma ciência exata. Tanto não o é, que há religiosos, aldrabões, cientistas, políticos e outros que tais que nos lavam os olhos com ácido. Que se lixe o individuo que não sabe se o que é, o que vê, o que ouve, o que sabe e, até, o que sente é mesmo verdade. Eu, por mim e de mim, só posso afirmar que acho que estou cá e penso que penso, vejo, ouço, sei e que, talvez por engano, tenho ideias minhas de verdade.
Ao olhar para uma parede branca vejo uma parede branca mas lá vem alguém, todo sapiente, que diz que não é verdade. Que o que vejo é a ausência de cor. Para mim é branca mas não sei se é verdade.
Ao achar que sou um individuo único, provavelmente engano-me e sou um daqueles clones de ficção cientifica, como os que aparecem nos filmes. Para mim sou eu mas não sei se é verdade.
Ao ouvir música, bem, ao ouvir música parece-me música. É. Se calhar até não é. Há quem me diga que é barulho e que não sei o que ouço. Para mim é música mas não sei se é verdade.
Poderia teimar com todos que ninguém sabe o que eu sei, da forma que sei mas, honestamente, estou como o outro e talvez só saiba que nada sei. Essa deve mesmo ser uma verdade... ou será engano?
Dói-me o pé, o peito, o coração e as células todas que acho (ou me dizem) que tenho. Dói-me a água porque me dizem que sou 80% feito do líquido. Será que me dói mesmo? Será verdadeira a dor ou será apenas a indução gerada pelo que acho que sinto, pelo que acho que sei que sinto? Hum... talvez a verdade não o seja de verdade e estou enganado. Talvez seja um fruto do que o meu conjunto animal absorve do que lhe é impigido pela maravilhosa comunidade de outros enganados que acham que são verdadeiros.
Isto é complicado. Mostram-me todas as barbaridades que é possível mostrar e eu pergunto se se será verdade. Se não estou a ser condicionado para determinadas verdades que servem os enganos.
O certo é que volta tudo sempre ao mesmo, faça-se lá o que se fizer e as perguntas ficam todas sem resposta. É um circulo fechado... ou quadrado ou será que é alguma coisa?
Chegamos ao divino! Àquele para onde se encaminha tudo o que não tem resposta, ao que explica sempre tudo sem responder a nada. É fácil. É tão fácil que até parece verdade... ou será mais um engano que encosta os "porques" e os "porquês" aos "porque sins" e "porque nãos". Se calhar resume-se a um chorrilho de "talvez".
É possível que faça doer a cabeça, esta questão de querer tudo traduzido em uns e zeros, em somas e subtrações mas é impossível ser-se individuo sem se questionar tudo. Ser-se individuo implica saber sem filtros, procurar dentro de todas as trincheiras, saltar todas as barricadas, conhecer os meios e os extremos para ser razoável. Esta é a outra parte difícil. A razoabilidade. Razoável de acordo com que verdade... ou engano?

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
292
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
8
3
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/10/2023 16:36  Atualizado: 23/10/2023 16:36
 Re: Sou dono da verdade ou estou enganado?
.


Adorei todo poema ele é tão rico, bem humorado, no caso eu estou num quadrado e a hipotenusa é o céu e se fizer dele dois triângulo fica o invisível e o visível. Pude visualizar o cachorro correr em busca do próprio rabo.
Abraços.


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 23/10/2023 21:49  Atualizado: 23/10/2023 21:49
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3149
 Re: Sou dono da verdade ou estou enganado? p/ Valdevinoxis
Se duvidas de ti, duvidas do que te rodeia ou rodeias-te do que duvidas. Cair na dúvida persistente convida a não querer conhecer, a desistir de aprender. "Reza a história que a história é um círculo"... nada mais errado, é uma espiral, o problema é que por demasiadas vezes tendemos a fugir para o centro dessa espiral, o que nos faz repetir erros que nunca corrigimos ou preocupámos em corrigir. Lamento informar-te, mas o corpo humano é formado por apenas 70 % de água...


"A filosofia inerente à descoberta da origem, à motivo e à consequência não é uma ciência exata."? Seria "ao motivo"?


Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 23/10/2023 23:32  Atualizado: 23/10/2023 23:34
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: Sou dono da verdade ou estou enganado?
Nada indene de dúvidas vem à prova que tudo não se trata apenas da Matrix - vou usar o termo apenas por que define um conjunto de ideias bastante complexo, ainda que não goste dessas nomenclaturas - que cria os ambientes e circunstâncias de acordo com os interesses de seres ancestrais e nós somos apenas títeres sofisticados.
Ao olhar ao que pretensamente (vamos assim considerar em razão do teu texto) vemos no dia a dia: injustiças de toda natureza, crueldade inominável e uma quase certeza que não há perspectivas de melhora, chegamos a refutar a existência do divino e eu, se fosse um deus, um orixá ou alguma face de krishna, não permitiria certas atrocidades.
A maioria delas.
Concordo que a vida é cíclica e as eventuais distorções não descaracteriza tal fato. Eu, da janela do trem de 7 décadas em que viajo, posso afirmar que já vi passarem algumas estações mais de uma vez: quando eu era criança meu pai usava gravatas finas, depois médias e a seguir largas... já usei as mesmas dele - tanto as largas, como as médias e atualmente as finas...
Às vezes vejo-me em situações que indago se de fato sou eu, se está de fato acontecendo e porque eu imaginava que seria assim?
Não creio numa verdade como creio numa banana ou um bife. A verdade é algo circunstancial e temporal e, dessa banda, acho normalíssimo os questionamentos de teu texto e até elucidativos.
Nenhum reparo a fazer-lhe, apenas deleitar-se com a leitura...
Espere... será que de fato o estamos a ler?
Saudações.


Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 24/10/2023 07:27  Atualizado: 24/10/2023 07:27
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3676
 Re: Sou dono da verdade ou estou enganado?/ Valdevinoxis
olá Valdevinoxis

quando se fala de verdades ou de enganos, geralmente fica.se no "entre" a incansável e interminável procura de validar os dois e todas as suas variantes...aquela sede de somos feitos e que este texto, em boa verdade, levanta questões do ser ou não ser, ter ou não ter, com uma boa dose de humor está uma delícia ou meu palato é um grande enganador.


atenciosamente
HC