Prosas Poéticas : 

e sempre a esperança...

 
Adoro o colorido dos pássaros, fazem-me lembrar a frescura dos bosques, o perfume das manhãs orvalhadas, a chuva que faz tremer os ramos, até os mais frágeis, e lá surge a saudade dos pintassilgos saltando nas margens do rio, desenhando rastos formosos e suas notas musicais nos claros silêncios da minha memória, aí onde eu vou resgatar a infância que sempre por mim espera...as horas serenas vividas quase sem darmos conta eram-nos indiferentes, cruzávamos as velhas ruas uns descalços outros mal calçados, respirávamos a perfumada brisa e o tempo era nossa pertença...à noite ouviam-se os miados dos gatos que rasgavam o silêncio, e o piar estranho das corujas como se andassem perdidas, o canto dos galos rompendo a manhã, e logo a terra apresentava os sulcos prontos a plantar os pezinhos de couve, ou as sementes das ervilhas e favas, que seriam o alimento das famílias, e assim o homem contribuía para tornar menos doloroso o destino tanta vez adverso. O vento e o frio tanta vez nos golpeava o rosto, mas a desesperança e as incertezas, faziam a firmeza de seguir em frente, e sempre a esperança se vestia de traje domingueiro, preparando-nos para mais uma semana com todo o nosso afã, o amanhã era sempre igual ao dia passado, mas a vida girava apesar de tanto suor e esforço... as recordações podem trazer-nos alento, há sempre dias de sol a recordar, apesar da lembrança de outros nos trazerem um sabor nostálgico, até mesmo triste. Hoje, trago o ar cansado dos velhos, o silêncio invade os meus dias, ainda assim, fico cativa na busca de mais lembranças.

natalia nuno


Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Johann Wolfgang Von Goethe



 
Autor
rosafogo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
516
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
16 pontos
6
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 05/09/2023 13:50  Atualizado: 05/09/2023 17:16
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16113
 Re: e sempre a esperança...
Que o ramo da esperança permaneça no bico da pombinha branca. Ainda bem que você vem aqui e nos brinda com suas memórias pueris, com sua poesia bucólica e com sua nostalgia bonita. Espero que a posteridade possa beber da tua água poética, Natália! Ótima semana para nós!


Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 05/09/2023 21:00  Atualizado: 05/09/2023 21:00
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 1974
 Re: e sempre a esperança...
Olá, Natália!

A esperança é a nossa grande aliada
Com ela a vida é um constante pulsar
Do tanto que ajudou na vida passada
E do muito que ainda tem para andar!

Bela prosa onde as lembranças do passado ainda são certezas no presente e esperança no futuro!

Beijinho


Enviado por Tópico
Dirose
Publicado: 06/09/2023 17:18  Atualizado: 06/09/2023 17:26
Membro de honra
Usuário desde: 02/08/2023
Localidade:
Mensagens: 115
 Re: e sempre a esperança...
olá rosa, escreves de um jeito fantástico, a cada parágrafo vamos nos familiarizando com momentos de ruralidade, com ambientes adversos de uma citadina como eu, entrei numa vibe alegre com as coisas que o texto foi descortinando num sopro suave e perfumado, ideal para o deleite de quem lê.

Di