OLHAR MARAVILHAS*
Olhar com amor, ver maravilhas...
Olhar com pudor, desbravar ilhas,
Sentir, acariciar, recompor trilhas,
Revelar caminhos, carregar pilhas...
Excerto do Poema “ OLHAR MARAVILHAS”
Poema de uma só rima construído, na forma verbal, com os verbos no infinitivo impessoal, expondo todas as conjugações verbais (ar, er, ir, or).Se destina a sugerir elementos para estruturar um projeto didático escolar baseado no poema aplicando a interdisciplinaridade.Veja as sujestões de: Conteúdo, método, estratégias e avaliação.
Faça o projeto didático interdisciplinar explorando as áreas do conhecimento como:
Geografia (conteúdo- Acidentes geográficos, palavra-chave “ilha”;
Literatura e poesia (conteúdo- Poesia e versificação, palavras-chaves “rima”;
Linguagem (conteúdo - Figuras de Linguagem, palavra-chave “metáfora”; Categorias gramaticais – Verbo (formas e conjugações verbais; Sinônimos.
Matemática:Pode se explorada ao escandir os versos, nas formulaçõs poéticas, problematizações extraidas dos contextos poetizados no desenvolvimento da aula, nos conteúdos mais diversos, como aritmética, frações, etc.
Trabalhe o uso do dicionário, leituras e interpretações de romances, use as palavras-chaves fora e dentro do contexto poético. Faça ginkanas, dramatize as apresentações e representações
Corrija os erros ortográficos, nos grupos.
Faça avaliações coletivas e autoavaliações e só depois avalie e conceitue o aproveitamento do aluno no seu contexto de trabalho. Exponha os melhores trabalhos, elabore em conjunto com os alunos um romance coletivo, elegendo palavras-chaves do poema.
*Núcleo Temático Romântico.
Ibernise. Indiara(GO), 18.04.2008.
Direitos autorais reservados
Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.