De acordo com os Dicionários, “Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade”. (...) “Os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.”
Em muitas escolas, professores de Ensino Religioso têm adotado os Valores Humanos como conteúdos de suas aulas, por sentirem a urgência de educar as crianças e os jovens no sentido de resgatar uma vida saudável em sociedade, pois somente através dos Valores e sua vivência, é possível compreender e aceitar as regras que orientam para uma convivência pacífica e harmoniosa, longe da violência e da corrupção, que tomaram conta das nossas mais caras Instituições.
Atualmente, se apresentamos aos jovens valores como honestidade, lealdade e amor, eles reagem com sarcasmo e cinismo, pois dizem que não acreditam nestes parâmetros de vida moral dentro da sociedade.
Os jovens, infelizmente, ao serem questionados sobre Valores, dizem desconhecer o que são Valores Humanos, não se interessam por eles. Porém, sabem tudo sobre tecnologia, redes sociais e o seu dia-a-dia é coroado de notícias de corrupção e violência através das grandes mídias.
Quando tomamos conhecimento de como eles usam as redes sociais, percebemos que simplesmente, não usam critérios morais nas suas comunicações. As meninas jovens, expõem seus corpos, muitas vezes nus, para qualquer menino que conhecem recentemente, e eles, por sua vez, não se importam de dividir com seus amigos, o conteúdo recebido.
Enfim, estamos diante de um impasse diante do futuro da civilização.
Torna-se urgente ensinar novamente às crianças e aos jovens, o roteiro para viverem uma vida mais feliz e sem traumas. Esse roteiro passa pelos Valores Humanos, que podem e devem ser adotados pelos professores de Ensino Religioso e, numa forma interdisciplinar, precisam ser assumidos por todas as outras áreas da Educação, interiorizando na mente e nas ações dos alunos, a necessidade suprema da vivência diária dos Valores inerentes a uma sociedade sadia, equilibrada e feliz.
Saleti Hartmann
Professora e Poetisa
Cândido Godói-RS