Uma das minhas reflexões de Natal, foi o Brasil, sua situação, passado, presente e futuro.
No presente, estamos radicalmente divididos em esquerda e direita. Só isso!
Cada um defende, com unhas e dentes, a sua ideologia, relembra os "seus" mortos no passado, mas parece que ninguém está pensando, seriamente, no futuro deste país imenso, que já deveria estar no rol do Primeiro Mundo, há muitos e muitos anos.
Quando vamos nos conscientizar de que, se quisermos realmente um país de progresso, de hoje para diante, teremos de nos desfazer de nossas radicalidades, pensando em nossas crianças e jovens, e nos unir em torno deste ideal de transformar, enfim, o Brasil, na potência que ele já é somente para alguns?
Esquerda, direita..... por que não nos pensarmos TODOS somente brasileiros, lutando por um objetivo comum, que é nossa Pátria, imersa no Amor, no Perdão mútuo e na grandeza dos nossos corações e mentes?
Uns defendem os mortos da ditadura de direita, outros defendem os mortos deixados pela esquerda.... e o sangue derramado, é sempre o mesmo: sangue dos Filhos e Filhas de Deus, que sonham de modo diferente, uns dos outros, para atingir sempre o mesmo ideal: o Poder....
Se continuarmos assim, vamos reportando de passado em passado, procurando - e encontrando cada vez mais sangue inocente derramado - tanto de um lado como de outro. Enquanto isso, o presente e o futuro vão escapando de nossas mãos, e a História se repetirá no que ela tem de pior.
E o objetivo comum será sempre o Poder, e não a Felicidade do nosso Povo como um TODO!
Sabem o que encontraremos no passado, se ficarmos sempre cobrando uns dos outros os mortos e seu sangue que clama por amor?
Encontraremos o início da História Humana na Terra, com Caim matando Abel, para ficar com o trono e o Poder.
Que tal nos voltarmos para o presente e para o futuro, e, ao invés de nos odiarmos pelo sangue derramado, honrar a memória de nossa História, transformando-nos em um Povo unido num mesmo sonho, num mesmo objetivo, chamado de Harmonia, Felicidade, Paz, mesmo com tantas diferenças em nossas mentes e corações?
Vamos escrever uma história nova daqui para a frente, honrando o sangue derramado, sem repetir sempre e sempre, Caim e Abel?
Se começamos de maneira errada, por que não tentar terminar de um modo amoroso, já que somos todos dotados de inteligência, sensibilidade e sonhos?
O Passado precisa de Perdão.
O Presente, de ações fraternas e convivência mais tolerante.
E o futuro, requer a urgência da União, do Amor, em torno de um País que nasceu grande, mas sempre foi apequenado pelas ambições de alguns "poderosos" estendidas para os povos de maneira arrogante, onde a ganância prevaleceu sobre os mais nobres sentimentos de progresso e de Paz, sem a violência nas mentes e nas ações.
Tem uma frase que está constantemente sendo repetida por muitos de nós, que eu penso ser de grande poder e força, se colocada em ação:
"- SEJA VOCÊ MESMO, A MUDANÇA QUE QUER PARA O MUNDO... COMECE POR VOCÊ!!!!"
Com saudades de um Brasil harmonioso e sem ódios.
Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS