Geralmente, líamos, escutávamos e tínhamos informações sobre jovens em depressão, vindas de longe, das cidades grandes.
Mas, atualmente, ficamos sabendo de jovens em estado de tristeza, desilusão e apatia, aqui, muito perto de nós. Jovens que falam a outros jovens que estão com vontade de "se matar", de desistir da vida... dos sonhos... planos....
... porque ninguém gosta deles, porque se sentem solitários, ou até porque "são feios".
Essas são as expressões que ouvimos destes jovens, agora, perto de nós, em pleno Terceiro Milênio, era "mágica" da tecnologia, outrora cantada como "admirável mundo novo"!!!!
O que está acontecendo com os nossos jovens???
Aqui, na vida interiorana, onde temos tudo para sermos até felizes, para termos serenidade, para tecermos planos e sonhos, nesta que consideramos uma das idades mais lindas do Ser Humano, junto com a infância.
Mas, até a infância já sofre com depressão, tristeza, e chora sem motivos aparentes, perante adultos insensíveis.
Venho de um tempo e de uma geração que era feliz com pouco. Não tínhamos esse aparato tecnológico que existe hoje. A vida era mais simples e menos estressada.
Amávamos nossas famílias, e sabíamos que éramos amados.
A solidão não existia, pois sempre tinha alguém para uma boa conversa, um livro para ler em silêncio, uma caminhada tranquila no meio da natureza.
Sabíamos também que poderíamos ser felizes sendo bonitos ou feios, aliás, aprendíamos que a verdadeira beleza sempre vem da alma... do coração... da boa índole.
O jovem precisa aprender que precisa e pode ser feliz, seja qual for a circunstância em que vive.
Precisa compreender e aceitar que ninguém, de fora dele, vai trazer a felicidade pronta, ninguém a não ser ele mesmo tem de construir essa felicidade, tirando força e energia de dentro de si mesmo, sem depender do que outros falem ou façam em relação à sua beleza ou não beleza.
Se sente solidão, procure se engajar em um programa social, onde outros jovens já encontram sentido e motivo de viver.
Em todas as cidades do interior, existem programas sociais de visitas a orfanatos, hospitais, asilos.... ou de ajuda a crianças que não conhecem o amor em suas vidas.
Os jovens que participam destes programas se sentem felizes, realizados e aprendem a viver fraternamente, ajudando e sendo ajudados, descobrindo que a vida só pode ser bem vivida, se partilhada de alguma forma positiva e sadia com "o outro"....
Querido jovem...não desista jamais da tua vida tão linda, sem antes ter tentado todas as maneiras de ser feliz. E basta tão pouco, para ser feliz!!!!
Procure dentro de ti a energia para reagir à tristeza, à solidão e também ao abandono que outros jovens te deixam.
Somente dentro de cada pessoa existe essa Luz, essa Força para superar tudo.
Nunca mais procure fora de ti, ao teu redor, ou com outra pessoa, o verdadeiro Milagre de superação que está dentro da tua alma, da tua mente e coração.
Não seja velho antes da hora.
Procure ser feliz e sereno em todas as fases da tua vida.
Isso é possível!!!
Está dentro de TI!!!
Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS