NINFA E HERMAFRODITO * ...Série Poemas Didáticos**
Salmácis, a ninfa, uma vez era...
Esta ninfa na mitologia grega
Pode ser associada à primavera...
A divindade é o apoio que chega
Como um anjo, orixá de um ser...
Ao hermafrodito se uniu pelega...
Paixão, que de tão forte prazer,
Fundiu os dois em um só corpo...
Esta união faz a planta florescer...
Excerto do Poema “Ninfa e Hermafrodito”
As ninfas na mitologia greco-romana,eram divindades dos rios, dos bosques e florestas e dos campos. Do grego vem a grafia nWmphe (noiva), e do latim, nympha.
Na mitologia grega, a primavera está associada à uma ninfa (Salmácis), uma espécie de "anjo da guarda" ou "orixá" que protege alguma planta, animal, pessoa ou lugar. Salmácis, de tal maneira se apaixonou por Hermafrodito que acabou se fundindo com ele num único corpo.
Hermaphróditos (da mitologia grega e Hermaphroditus, do latim), filho de Hermes e Afrodite. Hermafrodita, é a designação para um vegetal ou animal que possui os dois sexos num único corpo.
Primavera é estação climática antecede ao verão, ao qual segue-se o outono e inverno. No Hemisfério Sul, ela começa no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. A primavera, também, é considerada a estação das flores, e as flores podem (nem todas) se apresentar como hermafroditas, assim, a associação deste mito à primavera justifica-se.
**Poema e excertos podem ser trabalhados em sala de aula, de forma interdisciplinar.
1.Sugestão de termos e palavras-chaves
. do poema:
Ninfa, Hermafrodito, Primavera, Mitologia Grega, corpo, planta, florescer, anjo, orixá, ser.
.do excerto:
Hermafrodita,estação, clima, Sul, Hemisfério, 22 setembro a 21 de dezembro, mito, flores, vegetal, animal,), etc.
2.Sugestão de Interdisciplinaridade.
História, Geografia,Ciências, Linguagem, Literatura (Teoria literária) e Matemática.
3.Atividades Sugeridas.
Produção de textos, leitura, uso de dicionário,versificação com produção coletiva de poemas e banco de rimas, varal de poesia, leitura oral e declamação, dramatização (elaboração de roteiro com as falas das personagens envolvidas), ditado, caça-palavras, etc.
Trabalhar a matemática na relação espaço/tempo ou seja história e geografia... Mapas, distância, contagem de tempo geográfico e histórico.
4. Etapas para conhecer.
As atividades para aplicação de textos didáticos podem ser planejadas e executadas com base na seguinte ordem de formação do conhecimento.
a)Observar:
Corresponde ao primeiro contato do aluno com o conteúdo. Apresentação da temática e o texto escrita e oralmente.Atividades de leitura coletiva, Leitura individual silenciosa. Assistir vídeos, filmes, apreciar gravuras relacionadas.
b)Identificar:
Discussões, debates, sugestões de perguntas, formação de grupos para identificar os pontos básicos para o entendimento nas diversas áreas. Perguntas e respostas que visem levar a identificação das noções formadoras do conceito básico em cada área do conteúdo.
c)Nomear:
Neste momento o aluno já poderá ser apresentado aos diferentes conceitos estudados, para nomeando cada um dentro de suas próprias relações
Exemplo as tarefas trabalharão a palavra Primavera como constituinte do conceito de estação, estação que leva a clima e o clima no espaço e tempo ( a delimitação da sua ocorrência na natureza, como e quando se apresenta). O professor ajudará ao aluno nestas correlações sempre apresentando e o ajudando a nomear, ou seja aprender quem é o quê.
d)Memorizar:
Atividades ditas tradicionais ajudam muito nesta etapa. Cópia, Ditado, escrita livre nomeando os conceitos estudados, discussões retetitivas para fixação e tarefas para casa, repassando os conceitos nomeados pelo professor em sala com o aluno.
e)Generalizar:
O professor deverá trabalhar o conceito central e os alunos deverão chegar as variedades de conceitos derivados. Nesta hora uso de dicionário ajuda para que a palavra em suas diversidades e os conceitos sejam percebidos. Exemplo: Clima ambiental, clima emocional, climático relativo a clima, clima no tempo histórico, clima no espaço geográfico, clima (ambientação cultural). Atividades de relacionar um significado com os seus múltiplos ajuda a esta generalização. ( Geralmente os exames escolares são feitos na etapa Memorizar. E muito tempo depois a maturidade do conhecimento desencadeia a generalização e a etapa seguinte que é Criar.
f)Criar:
Nesta etapa o aluno deve receber orientação e tarefas quase sem acompanhamento, apenas para descobrir erros e acertos. Exemplo (situando na mesma área de conteúdo dos exemplos anteriores).Elaborar mapas climáticos sem consultar o mapa do livro. Receber apenas as informações sobre o clima de diferentes regiões e mapeá-las conforme as informações. Inventar cidades e situá-las sugerindo diversos tipos de climas. Fazer textos enfatizando as derivações apreendidas no uso da palavra. Elaborar um globo com massa de modelar, situando áreas climáticas, entre outras que os próprios livros didáticos orientam.
Ao professor deve bastar, apenas, o modo de direcionar o aluno quanto ao momento certo de aplicá-las as atividades propostas pelos manuais didáticos, ou livros escolares. Isto porque nos livros didáticos estas etapas estão sugeridas de forma misturada e não cadenciada conforme o mecanismo de formação da lógica matemática, ou seja o conhecimento em um nível abstrato. Este é justamente o salto qualitativo e quantitativo do conhecimento concreto para categorias abstratas. Exemplo: saber identificar e nomear uma margarida, uma azálea e uma rosa; Saber que são flores o que já se coloca como abstração, porque flores, não são apenas aquelas, mas todos os seres com aquelas características conceituais com as quais podemos identificar uma flor. Então flor é conceito abstrato.Quanto mais abstrato maior será a formação dos elos entre conhecimentos, maior a capacidade de memorizar, entender e recriar o conhecimento. Maior o nível de inteligência, neurônios carregando constantemente mais e mais sinapses.
Poema, Excerto e Orientações Didáticas Inéditas.
Núcleo Temático Educativo.
Ibernise. Indiara (GO), 12.02.2008.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.