O PODER DAS COISAS SIMPLES
Conversando com Catarina, (minha filha caçula)ontem, no lanche da tarde, lembrei de coisas da passagem da minha infância para adolescência na escola pública.
Sim, naquela época escola pública era sinônimo de professores respeitados, alunos disciplinados, (se assim não fosse, eram "convidados"a se retirar da escola) e os pais teriam que aceitar, e não ameaçar direção e professores, como fazem hoje em dia...
Merenda escolar foi o tema entre eu e Catarina. Ela não come na escola, prefere chegar em casa lá pelas 14:00hs todos os dias, para almoçar em casa. No meu tempo, EU AMAVA A COMIDA DA ESCOLA!
Mesmo sendo magrinha(pesava 39 kg, mas sou mignon), comia bem e repetia a merenda da escola.
Adorava macarrão com salsicha, polenta com molho também de salsicha, e outras coisas de que não me lembro agora...
MAS, SEM DÚVIDA, O QUE MAIS GOSTAVA, ERA DO CHOCOLATE QUENTE, NO INVERNO!
Ficava doidinha para chegar essa estação e tomar o chocolate que só as merendeiras da E.M Tarsila do Amaral, sabiam preparar. Nem minha doce mãe, fazia igual aquele chocolate da escola pública!
Ah, servido na caneca longa de louça (até a boca), tinha uma camada de espuminha leve e deliciosa...
Eu ali, naquela mesa de refeitório podia me reportar para a Europa tranquilamente... Viajava no pensamento...
O engraçado é que coisas simples assim, aliadas ao poder da imaginação pode levar alguém a um mundo de "faz de conta" por minutos, de extrema leveza, satisfação e paz.
SABOR, UNIDO AO AROMA E O PENSAMENTO QUE FLUÍA, ME LEVAVAM DALI ATÉ ALGUM PONTO DE PARIS OU ROMA...
Coisas simples que nos fazem bem. Eu nunca mais na vida, até esse momento, tomei um chocolate quente tão delicioso! Ai, como queria!
Fátima Abreu Fatuquinha