Miss Simpatia
by Betha Mendonça
Sorridente, aparência afável. Tão boas palavras que ninguém notava que usava óculos fundo-de-garrafa, aparelho nos dentes tortos e tinha voz fanha algo irritante. Tão meiga, ouvinte atenciosa. Estava sempre sorridente e com um arsenal de boas palavras na boca. Todos a tinham como amigona, daquelas para todos os momentos. Apreciava parecer simpática até com quem antipatizava. Estava na sua natureza cheia de baixa estima ser aos olhos alheios a bacana a qualquer custo.
Conheceu o mundo virtual. Ali seu caráter prestativo, bondoso, atencioso e outros “osos” (que não tenho paciência para lembrar agora) espalharam-se como um forte cheiro de alfazema entranhando todos quanto partilhavam sua companhia pegajosa.
Muito enlevou com as lindas palavras, flautas de encantadores de serpentes, que destinava a seus interlocutores digitais. Mal entrava num site ficava logo amiga de infância dos donos e administradores, tratando-os com intimidade (que na realidade nem tinha) e chamando a todos os freqüentadores de amigos, como se amizade brotasse de um amontoado de palavras elogiosas na tela solitária de um computador e não o conhecimento e das afinidades.
A vida lhe estava bem com o Universo ao seu redor, embora dentro de si sentisse que algo ia mal... Foi quando num grande portal do qual era frequentadora assídua lançou o concurso de Miss Simpatia.
Na primeira fase foram indicadas cinco candidatas que seriam depois votadas por toda a comunidade. Com dissimulada surpresa ela viu seu nome entre as eleitas ao título e fez um discurso de agradecimento de arrancar lágrimas até das pedras dos caminhos mais áridos, enquanto as demais candidatas disseram simples e sincero: obrigada!
Quando proclamada a vencedora, que grande decepção: ela perdeu por lavada de votos!A massa votou e elegeu Miss Simpatia aquela que pouco procurava badalar os outros e sim a quem todos badalavam e queriam ser amigos por a sentirem verdadeira. E olha que era a mais feia entre as cinco candidatas. Simpatia é uma beleza que as pessoas sentem nos gestos e modo de ser de alguém que a gente percebe de longe ser muito especial.