Textos -> Religiosos : 

Não consigo admitir o acaso.

 
(FILOSOLIA DE BOTECO)

O homem cria modelos e teorias tentando explicar a natureza e aos poucos vai formulando suas leis, desvendando as forças que regem o universo, aprendendo a dominá-las, sem às vezes perceber o quanto tudo isso é incrível. Tudo parece interagir de uma forma pensada, como se cada uma delas tivesse um objetivo lógico. A gravidade por exemplo, não lhe parece algo pensado massa atrair massa e isso simplesmente sustentar o universo? Que ligação existe entre essas massas? O que nos prende a Terra que faz com que ela nos puxe de volta quando pulamos? Já parou pra pensar se esta força não existisse? Tente perceber o quanto isso é mágico. Se observarmos um simples átomo da forma que conhecemos hoje, vamos ver várias outras mágicas. São forças diretas de atração e repulsão (elétricas), perpendiculares relacionada ao movimento de carga (magnéticas), outras definidas em teorias, como as forças fortes e fracas, responsáveis por manter o núcleo do átomo. Temos ainda a quantização da energia (teoria quântica, onde a energia existe na natureza de forma discreta e não contínua) que organiza as orbitas dos elétrons e que em termos o impede de ir definitivamente para o núcleo, e acabar o mundo. Tudo mágica! Graças as essas interações, prótons, eletros, e companhia se juntam criando um átomo, átomos se juntam criando moléculas... Cada uma dessas forças tem sua particularidades, sem as quais nada existiria.
Incrível! Não é? Mas isso tudo não é nada comparado a vida. Essa sim é surpreendente! É contrária à física, se a tendência é a inércia, como surgiu algo tão dinâmico? Qual força desconhecida impulsionou a vida, fazendo com que moléculas se agrupassem até formar algo estruturado capaz de retirar elementos da natureza e fazer cópias de si mesmo. Dai então qual força incrível continuou agindo para que esses seres se unissem formando novas estruturas, criando seres cada vez mais complexos até chegar onde chegou, toda esta explosão de vida, de seres. Dá pra acreditar que é obra do acaso? A codificação genética, capaz de levar numa sequencia de moléculas (aminoácidos) todas as características de um ser vivo. Os mecanismos biológicos que permitiram a evolução das espécies pela seleção natural (crossing-over, por exemplo). Tudo tão perfeito, criado pelo nada? Sei que pra muitos pode parecer engraçado falar em evolução das espécies, seleção natural de Darwin, associada a inteligência de Deus, quando muitos acreditam que de certa forma, como eu também pensava, que ela justifica o acaso. Muitas religiosos ainda buscam argumentos pra tentar contradizer a teoria. Em alguns lugares, o estudo da lei de Darwin chegou a ser proibido (um caso famoso resultou no julgamento de John Scopes, no Tennessee em 1925, o caso ficou conhecido como Monkey trial). Mas a teoria contraria as religiões e não a inteligência de Deus. Como eu não tenho partido, já não acredito mesmo nelas, hoje vejo tudo de forma bem diferente. Pergunto então: Não lhe parece que criar algo capaz de evoluir e se adaptar ao meio é muito mais inteligente do que da forma imposta pelo criacionismo? Imagine se Henry Ford tivesse criado o Ford T de uma forma que ele conseguisse por conta própria evoluir para uma Ferrari, não teria sido mais genial?
Agora pense na ciência, tudo que homem descobriu, toda essa tecnologia do mundo atual... É uma inteligência admirável! No entanto pra chegarmos aqui foram precisos bilhões de cérebros pensando, trocando conhecimento ao longo de milhares de anos. Nos julgamos inteligentes, nossos feitos são extraordinários, mas estamos longe de criarmos algo tão incrível como nós mesmos, por exemplo. Veja: milhões de cérebros, por milhares de anos, nos julgamos inteligentes, mas não chegamos perto de algo tão incrível! Dá pra dizer que não há uma inteligência por trás da criação agora? Sem contar que muitos de nossas criações se baseiam na própria natureza (exemplo, redes neurais usadas em sistemas de inteligência artificial) e o homem sabe muito bem que convém imita-la (Biomimética). Sem dizer ainda, que sendo nós fruto dessa inteligência, tudo que criamos se deve a ela, é parte dela. E agora?
Quanto mais eu observo a natureza, mais ela me surpreende. Quanto mais busco respostas na ciência, mais ela me apontava essa inteligência, em cada detalhe. E se não consigo negar essa inteligência, não posso negar a existência de Deus.

_________________________________________________
(RESUMO)

Não consigo admitir o acaso.
Negar Deus, pra mim, é como ler o mais lindo e extenso poema escrito na areia da praia e dizer que o poeta é o vento.


[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
2031
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
32 pontos
24
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2013 16:49  Atualizado: 30/04/2013 16:49
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Concordo com você.É assim que penso quando observo a natureza.Os cientistas ficam debatendo nas consequências ,mas jamais chegarão à fonte.




Enviado por Tópico
acalenta
Publicado: 30/04/2013 19:28  Atualizado: 30/04/2013 19:28
Colaborador
Usuário desde: 25/08/2010
Localidade:
Mensagens: 5389
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Olá Gel!!!

Um poema inteligente.
gostei de ler,Deus é único.
Parabéns.

abração

acalenta


Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 30/04/2013 19:32  Atualizado: 30/04/2013 19:32
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
 Re: Não consigo admitir o acaso.
curiosamente, se a metáfora do poema na areia da praia refere-se à espuma das ondas, o poeta de fato é o vento rs


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 30/04/2013 20:48  Atualizado: 30/04/2013 20:48
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Boa tarde Gel, Deus é justamente a consolidação de todos estes fatos que mencionastes de forma ordenada, sem acidentes, e nem incidentes, Parabéns pelo seu eloquente texto, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 30/04/2013 23:39  Atualizado: 30/04/2013 23:39
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Gel
Belo texto! Concordo com você! Impossível negar a existência de Deus!
Adorei! Parabéns! Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2013 23:43  Atualizado: 01/05/2013 11:53
 Re: Não consigo admitir o acaso.
A vida é programada pelo nosso DIVINO DEUS, jamais podemos em nada dele intervirmos. A natureza é uma beleza, mas aos poucos a ganancia do homem esta a destruindo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/05/2013 10:54  Atualizado: 01/05/2013 23:05
 Re: Não consigo admitir o acaso.
O verdadeiro mistério da vida não está na vida
em si e na sua complexidade, mas no poder do ser
humano de raciocinar e conseguir, como nesse
seu ótimo texto refletir e confirmar a
existência de Deus,pois o pensamento,
puro,ordenado e voltado para o bem
é o que nos conduz a Ele.
Por isso, Jesus.


Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 01/05/2013 21:36  Atualizado: 01/05/2013 21:36
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Mais um texto-fera de um poeta e compositor de primeira linha.
Sou criacionista. Sei que as espécies se adaptam ao ambiente, até determinado ponto.
Sem querer ofender a ninguém, quero colocar uma idéia:

Ao invés de Evolução das Espécies, a regressão das espécies; ao menos da espécie humana.
À medida em que o tempo passa, os homens vão se tornando, individualmente, menos capazes.
Com a evolução dos computadores e redes, a cada dia temos menos pensadores.
A ciência progride e o homem decai. Até quando?

Abraço.
><>


Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 02/05/2013 01:34  Atualizado: 02/05/2013 01:34
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Amigo Poeta
GEL

Deus é responsável pela nossa inteligência...logo se ela existe... ele existe também...não há o que contestar...parabéns poeta pelo texto
Bjus
Carol


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/05/2013 18:59  Atualizado: 02/05/2013 18:59
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Vou contribuir,não admitindo,tb,o acaso.


FOMOS PLANEJADOS


é uma leitura no mínimo ,interessante.

http://www.fomosplanejados.com.br/cap ... 5&codassunto=104&numero=1


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/05/2013 23:10  Atualizado: 06/05/2013 23:13
 Re: Não consigo admitir o acaso.
Gel, boa noite, amigo. De tudo que você escreveu, há apenas uma coisa que não concordo: você classificou este texto, logo no início, como "Filosofia de Boteco", mas o que escreveu foi muito mais que conversas sociais a serviço do ócio. Estão aí, no seu texto, momentos de reflexões que amadureceram com o tempo, e, o que mais gostei no texto, ainda que acredita-se em Deus pela fé,ou seja, não podemos senti-lo através do tato, mas você fincou pilares para sua crença apresentando evidências da existência de Deus no próprio mundo das coisas materiais, apossando-se de elementos que a ciência utiliza para negar a existência de Deus, mas você trouxe estes elementos sob uma nova ótica, justificando a existência deste SER que criou tudo, inclusive você, e que assistiu o momento que você dedicou a Ele, na forma de tão belas palavras. Acredito que, o resumo que você fez no final do texto, Deus recebeu no céu como um beijo. Valeu, amigo. Fica com Deus.