Quando estive em Fortaleza - CE, no dia 26/01/13, para tomar posse na Academia de Letras e Artes – ALAF, presenciei o que muito me apraz: organização.
A Chefa do Cerimonial: Izabelle Valladares conduziu a Solenidade de forma primorosa.
Sabemos que a etimologia da palavra SOLENIDADE – oriunda do latim solemnĭtas,- ātis significa qualidade do que é solene, nestas ocasiões existem formalidades que devem acompanhar o ato, para que esse corresponda ao momento, e para que se torne autêntico e coerente com a palavra “solenidade”.
Foi propício o momento em que Izabelle Valladares falou, para alguns neo-acadêmicos presentes – dentre esses a minha pessoa – , sobre a importância do uso das medalhas acadêmicas, e outras, de forma correta. Ou seja, quando e quando não usa-las.
Foi bom estar naquele lugar – oportunidade para aprender. Senti pelos demais que não tiveram a oportunidade de participar daquela conversa instrutiva e tão necessária.
Seria edificante, se antes de cada Posse Acadêmica pudéssemos obter tais informações, principalmente, no tocante ao vestuário – seria evitado o vexame de vermos fotos, com alguns neo-acadêmicos vestidos de forma que não condiz com a ocasião.
O vestuário para a Posse Acadêmica deve ser nas cores preta e/ou, azul marinho: o momento é “solene”. Jamais de sandálias rasteiras e coloridas!
Recife, 01/04/13.
O trabalho A COERÊNCIA DA BOA APRESENTAÇÃO PARA A POSSE ACADÊMICA de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
(...) As coisas maiores só devem ser ditas com simplicidade; a ênfase estraga-as. As menores precisam ser ditas com solenidade; elas só se sustentam pelo modo de expressão, pela atitude e pelo tom. (Jean de La Bruyère)