Poemas : 

Cu

 
.


Cu




Diga a verdade, não merece aí,
Diante da gravidade,
Pelo menos um acento prosódico?

Mas ficaria melhor ac(ss)entado
Se sua abertura
tivesse essa rolha inclinada, o agudo.

Mas quê,
O homem prefere assim,
Tudo arreganhado.

E lá se vai esse monossílabo
Nu,
Sem ao menos uma parreira 'circunflexada'.






MF.

.





 
Autor
Srimilton
Autor
 
Texto
Data
Leituras
6572
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
17 pontos
17
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gadanha
Publicado: 01/03/2013 16:17  Atualizado: 01/03/2013 16:17
Da casa!
Usuário desde: 13/12/2012
Localidade: nesta seara
Mensagens: 393
 Re: Cu - a respeito e em contexto português
"Do cu enquanto agente político

Há mais poesia no cu de Viegas do que no cu de Botto

A entrada fulgurante do cu na vida política portuguesa valoriza simultaneamente o cu e a vida política portuguesa. Francisco José Viegas, antigo secretário de Estado da Cultura, disse que, na eventualidade de ser abordado por um desses novos fiscais das facturas, lhe pediria "para ir tomar no cu". O cu entra na política por via da cultura, um canal de prestígio cujo acesso costuma estar barrado ao cu, e a política acolhe com agrado a sensualidade e a volúpia do cu, das quais está sempre muito necessitada.

António Botto, outro escritor que produziu pensamento (e não só: também produziu acção, e muita) sobre o cu, escreveu um poema célebre que começa com o verso Nunca te foram ao cu. Porém, o que em Botto é lamento nostálgico, em Viegas é esperança e projecto de futuro. Ambos os poetas idealizam um cu, mas Botto lastima que o proprietário do cu que contempla nunca nele tenha tomado, ao passo que Viegas oferece ao titular do cu que imagina um incentivo a que lá tome.

É curioso constatar que há mais poesia no cu de Viegas do que no cu de Botto. O cu em que Viegas manda tomar é um cu simbólico. Trata-se de um cu que é metonímia de outro cu. Viegas não ignora que, acima do cu do fiscal das facturas há outros cus, bastante mais poderosos - e, acima desses, outros cus ainda. Essa hierarquia de cus culmina num cu-mor, responsável último pela ideia da fiscalização de facturas. É esse o cu a que Viegas deseja aplicar a receita que prescreveu. O antigo secretário de Estado está, portanto, a mandar tomar no cu por interposto cu. É um cu labiríntico, aquele que nos é apresentado neste jogo de espelhos de cus.

Os cus distinguem-se ainda quanto ao seu estatuto. O cu a que Viegas se refere é um cu público; Botto debruça-se sobre um cu privado. Enquanto Botto deseja subordinar o cu ao seu prazer pessoal, Viegas pretende colocar o cu do fiscal das facturas ao serviço da comunidade, estabelecendo-o como sede apropriada para um castigo aplicado por um país inteiro. Esta distinção é, juntamente com o que ficou dito atrás, essencial. No entanto, passou ao lado de todos os nossos analistas políticos, que têm sido desde sempre incapazes de levar a cabo uma competente hermenêutica do cu. Lamento dizê-lo, mas a generalidade das observações que li acerca deste assunto não valia um cu."

por Ricardo Araújo Pereira em http://visao.sapo.pt/gen.pl?sid=vs.sections/23462

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/03/2013 16:54  Atualizado: 01/03/2013 16:55
 Re: Cu
Bom e proveitoso texto. Esta palavra ‘cu’ é muito rica em derivados, e isso a torna interessante:

Cu- ecaeca , veio do grego, significa ‘habitat ‘do cu...

Cu - eiro – (pano que envolve os bebezinhos) - eiro , significa lugar para guardar algo – como açucareiro, tinteiro.

Re- cu – ar – re ( para trás).

A-Cu- ar - a ( direção)

Cu-la-tra - do italiano cullata, a parte de trás da arma de fogo.





Obrigada pela partilha, Milton

Enviado por Tópico
ArysGaiovani
Publicado: 01/03/2013 17:01  Atualizado: 01/03/2013 17:01
Usuário desde: 03/03/2012
Localidade:
Mensagens: 117
 Re: Cu
Bom dia,

hoje já postei meu poema, mas se tivesse demorado um pouco mais iria ter que pedir licença para postar meu poema encima do seu.
Então, vamos ver quem vai ficar encima do seu.
Veio a calhar. Somente um sem juizo para ficar encima do ..


Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 01/03/2013 17:19  Atualizado: 01/03/2013 17:19
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Cu
Olha! Eu acho que ele ía ficar todo janota (e assaz vaidoso até )com a tal parreirinha circunflexa

E já agora, falando no nome do dito, encontrei aqui um senhor que até tem muita razão no que diz:
http://assimnumadeloucura.blogspot.pt/2009/09/teoria-do-cu.html

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/03/2013 17:21  Atualizado: 01/03/2013 18:08
 Re: Cu
o poema é mais do que um evento literal, ou 'apenasmente', mote para um estudo expressivo do evacuar borrifado duma abertura monossilábica cujo assento é a parte envolvente e hospedeira do dito e de desnecessária sopreposição de acentos para sê-lo...



abraçaço caRIOca

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/03/2013 17:47  Atualizado: 01/03/2013 17:47
 Re: Cu
Cu pra mim era a abreviatura do elemento cobre :P
Muito inteligente seu texto. Pelo título, achei que seria só mais um poeminha porcaria querendo chamar a atenção pelo nome, mas realmente tem um conteúdo de excelente qualidade... ou cualidade?
Abraços!!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/03/2013 20:46  Atualizado: 01/03/2013 20:46
 Re: Cu
O CU pode assumir vários significados interessante, dependendo do uso que você for dar ao CU.

Por exemplo, “Cu” ou “cu” podem se referir a elemento químico COBRE (CU). Os químicos costumam usar o CU em muitos experimentos. Em anatomia é o nome popular para o ânus (CU), você tem um CU. Em informática temos “.CU”, código ISO 3166-1 alpha-2 de Cuba, e portanto “CU” é seu domínio regional, por exemplo: ‘www.fidel.gov.cu’. Em língua inglesa o “CU” pode assumir a forma abreviada de “até logo” (see you), usado muito em chats e mensageiros. Quem mais costuma usar o CU na internet são os jovens, para dar mais rapidez em suas conversas. CU é ainda o nome da letra “Q” em espanhol, resumindo “Quê” “Cu”

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 01/03/2013 22:13  Atualizado: 01/03/2013 22:13
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: Cu
Minhas placas colaram! Dar um retorno à altura, por exemplo, do texto do Galdanha, é impossível. Onde vou arrumar tanta cultura relacionada, vejam só que ironia, a um objeto(abjeto?) tão pequeno em tamanho, um olho por assim dizer, mas tão carregado em conteúdo. Uma surpresa que me pega totalmente desarmado, logo eu, um policial (inclusive estou numa delegacia, no momento em que escrevo isto), que nunca esqueceu sua ferramenta em casa, minha famigerada “ponto 40”.
Confesso que não esperava essa quantidade de informações. Um primor. Este site é realmente muito vivo, quente. Sem delongas, então, quero agradecer a todos o interesse no meu “cu”, os elogios, os dizeres de um modo geral. Dizem que, quando o poeta lança seu poema ao mundo, perde sua autoridade sobre o mesmo. Para o bem ou para o mal, ele agora é de vocês. Cuidem bem então dessa delicadeza e não esqueçam que todos o que leram também tem um, delicado ou não.

Abs....muita luz e uma paz a todos.

Milton

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/03/2013 22:57  Atualizado: 01/03/2013 22:57
 Re: Cu
Realmente esse acordo ortográfico foi expelido de um cú castrado. Sempre criativo, caro Milton. Parabéns lusos.

Enviado por Tópico
GELComposicoes
Publicado: 02/03/2013 03:45  Atualizado: 02/03/2013 03:45
Membro de honra
Usuário desde: 04/02/2013
Localidade: Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
 Re: Cu
Gostei do seu...
Rapaz, ia pegar mau se eu continuasse.
Parabéns! Ficou muito bom.
Abração.

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 03/03/2013 19:01  Atualizado: 03/03/2013 19:18
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Cu
Amigo Poeta
Milton

Ah poeta com ou sem rolha foi muito bom ler o seu...poema...parabéns por ser tão criativo...Bjus
Carol

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 03/03/2013 19:01  Atualizado: 03/03/2013 19:17
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Cu
Amigo Poeta
Milton

Ficou repetido meu comentário mas é culpa do site...então deixei uma imagem para não repetir o texto...desculpa
Open in new window

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 03/03/2013 19:02  Atualizado: 03/03/2013 19:16
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Cu
Amigo Poeta
Milton

Ficou repetido meu comentário mas é culpa do site...então deixei uma imagem para não repetir o texto...desculpaOpen in new window


Enviado por Tópico
miriade
Publicado: 04/03/2013 21:27  Atualizado: 04/03/2013 21:27
Colaborador
Usuário desde: 28/01/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 2171
 Re: Cu
Eu ainda não sei poeta, a quem bem possa interessar essa nova reforma ortográfica, eu ainda não me preocupo com ela,rsrs. Quanto ao belo poema, você tem razão, a palavra de tão significativa importância ficaria bem melhor " ac(ss)entado".


Carinho, Lu

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/05/2021 21:15  Atualizado: 26/05/2021 21:15
 Re: Cu
foda-se, que pouca vergonha é esta! só mesmo um brasileiro para ver beleza numa merda destas. é caso para dizer que onde há merda as moscas apinham-se. não sabes falar português pá!