|
Enviado por | Tópico |
---|---|
Gyl | Publicado: 07/11/2012 01:34 Atualizado: 07/11/2012 01:34 |
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16148
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
Por mais uma vez apaguem a lanterna de Diógenes que eu também encontrei um homem: Um homem de coragem e que sabe dizer muito bem aquilo que todos nós queríamos dizer. Kant não faria melhor, meu camarada. O estranho é que quando se diz aqui no site "maricas" seja motivo de expulsão e quando se diz "merda" é crítica erudita. Só aqui mesmo. Não poderia deixar de vir aqui para parabenizar o amigo pelo coerente e propício texto para o momento triste que estamos vivendo. Isso mostra que nem todos ficam inertes perante o facismo que insiste em imperar nesse recanto literário sagrado para muitos. Obrigado por dá voz a quem não tinha, meu amigo. Um forte abraço Gigante Gê! VAleuuu!
|
|
Enviado por | Tópico |
---|---|
fotograma | Publicado: 07/11/2012 01:34 Atualizado: 07/11/2012 01:46 |
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
e, ironicamente, estás coberto de razão rs
realmente gostei de ter exposto sua opinião, Gê. nunca te vi como alienado por aqui, mas alguém que simples e necessariamente vê tédio na lavagem de roupa suja alheia mas supondo que todos devamos ceder um pouco para chegar a um consenso, como proceder? Quais opiniões devem ser consideradas e quiçá votadas? Podem clones votar? A opinião do que parece ser a atual maioria dos que querem que o Luso seja uma rede social de afagos deve prevalecer sobre os do que querem deste sítio um compromisso com a literatura e poesia? enfim, todo questionamento é válido exceto para ditadores, claro abs |
|
|
|
Enviado por | Tópico |
---|---|
F.Duarte | Publicado: 07/11/2012 03:18 Atualizado: 07/11/2012 03:18 |
Da casa!
Usuário desde: 17/10/2012
Localidade: foz do Rio Tejo
Mensagens: 338
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
e quantas interpretações, leituras pode ter um texto?
Toda a crítica, todo o comentário será sempre válido, desde o que diz que o meu texto é uma merda, como o que diz excelente, entre um e outro há poucas diferenças, apenas opostos. Um site amador onde se postam textos de autor, sujeita-se sempre a isto, à concordância/discordância, e se num caso (o meu texto ser uma merda) não é apresentado um exemplo sequer de como o comentarista/crítico, acredita que ele pode ser melhorado, no outro oposto (excelente) também não me exemplifica porque o analisou assim. Quem posta neste tipo de site acredita sempre que o seu texto é uma obra prima (ou priminha) porque falou do sentimento, da dor, paixão, amor, fosse lá o que fosse, e pretende que o seu texto (mesmo incoscientemente) tenha muitas leituras, favoritizações, comentários positivos, mas esquece que quer os positivos, quer os negativos podem ser destrutivos. Sei que em ambos os casos é destrutivo, e pior que isso do debate ao bate-boca é um instante, como um velho dito cabo-verdiano “porque se métesse ele com nós, se nós não nos métemos com ele”. Tantas são as vezes que o autor expressa mal a sua ideia, ou expressa-a e eu não entendo, e de quem é a culpa, do emissor, ou do recetor? E se eu comentar de excelente (porque tem umas frases bonitas) estarei a contribuir para a sua evolução? E se eu o comentar de que é uma merda (porque não o entendi na sua plenitude) não estarei contribuir também para a sua involução? O que sei é que dos comentários que por aqui tenho lido, poucos são aqueles que dizem por exemplo “se fosse a si escreveria desta forma ou daquela, ou utilizaria esta palavra em vez dessa”, ou mesmo gostando porque não fazer o mesmo? como que a forçar o diálogo, exemplos, e o diálogo na sua forma de troca de ideias, de conhecimentos, será sempre uma evolução na escrita, e principalmente na palavra. Por aquilo que li aqui até hoje, palpita-me que tudo ficará como dantes, e quanto ao que escreveu, concordo, duvidando também de que alguém esteja disposto ao consenso, ao exemplo, mantendo-se o “excesso de razão”, tantas vezes ilógica. Lembrei-me da ditadura e de como o lápis azul era utilizado a torto e a direito, amputando textos por suposições de ser do contra-regime, e hoje, com a democracia, continuamos individualistas, sempre com a razão do nosso lado. Por último, acredito que o dono do site esteja radiante com o que aqui se passou, o aumento de acessos deve ter sido uma loucura, e afinal em que resultou? O site irá melhorar? Agradeço-te |
Enviado por | Tópico |
---|---|
Felipe Mendonça | Publicado: 07/11/2012 11:20 Atualizado: 07/11/2012 11:20 |
Usuário desde: 01/12/2011
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 541
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
De fato, Gê, "excesso de razão" pode ser uma dolorosa tirania, ainda mais quando ela se refere ao gosto e à opinião. Já disse, em outro espaço, que é difícil encontrar argumentos absolutos nesses campos. Penso que a internet democratizou de vez a escrita e a leitura, antes restritas a alguns grupos. Agora todos podem escrever e opinar. Talvez essa seja uma das poucas coisas absolutas no que tange a um texto postado em sítios como o Luso. É claro que devemos fazer isso com bom senso, sem ofendermos quem escreveu ou opinou acerca de um dado texto, sem ofendermos grupos sociais e quem pensa diferente de nós. Isso é algo difícil, mas que deve ser perseguido por todos nós. Penso que devemos ter em mente que, se alguém disse que nosso texto é fraco ou ruim, isso não significa que sejamos pessoas ruins. Podemos até ser uma excelente pessoa que escreveu algo que pareceu ruim a outrem. Aliás, eu já conheci escroques que escreveram coisas excelentes. Para mim, é difícil julgar se alguém comentou um texto de forma sincera ou hipócrita, se o texto comentado fez alguma diferença para quem o comentou ou se está fazendo isso por mero compadrio, para depois receber os mesmos afagos e leituras que doou. O que sei é que poesia não é best-seller e que o leitor de poemas é raro, ainda mais no Brasil, logo a poesia é um produto pouco comerciável e pouco lido também. Para confirmar isso, basta que perguntemos a pessoas do nosso convívio, se não forem leitores de ofício de poesia, quantos livros elas leram durante este ano. A despeito disso, a luta, empreendida pelo Caio, por qualidade literária, é sempre uma luta louvável e necessária. Essa luta não deixa de ser uma luta em favor da cultura. Nessa luta, só não devemos esquecer que existe vários tipos de leitura e de escrita, logo vários tipos de leitores e escritores num sítio como o Luso e outros de livre escrita e leitura. Há textos e leitores que querem apenas compartilhar suas dores, alegrias e solidões enquanto há outros que querem mais, que desejam criar uma obra de arte, que querem ter uma emoção estética ao ler um texto. Devemos respeitar as duas formas de composição e leitura. Acho que a bronca do Caio foi porque o Luso estava tornando-se apenas um compartilhamento de alegrias e frustrações quando, além disso, ele é também um ambiente onde se faz arte. Grande abraço, Gê, e obrigado pela oportunidade de refletir sobre este excelente texto que postaste aqui.
|
|
Enviado por | Tópico |
---|---|
Sterea | Publicado: 07/11/2012 11:36 Atualizado: 07/11/2012 11:36 |
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
Não se devem aquecer razões próprias com fogo que queime a dos outros.
Nem alimentá-las com excessos - antes alimentarmo-nos delas com frugalidade e bom-senso. Gostei muito da sua reflexão. Aliás, até julguei ver nela a minha reflexão. Abraço, Gê. |
|
|
|
Enviado por | Tópico |
---|---|
Caio | Publicado: 07/11/2012 16:04 Atualizado: 07/11/2012 16:04 |
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
|
Re: Uma visão Luso-Poemas: É Preciso Ter Menos Razão...
chamei um texto de merda e fui criticado
por isto. ainda sou, direta e indiretamente, pelo que vejo. mas aprendi com tais críticas. critiquei também, com minha certeza, os elogios que tive como falsos, e fui criticado por isso. aprendi que não estava certo ao fazê-lo, que não posso ter certeza do pensamento alheio, nunca terei. a crítica ajudou. concordo com o francisco duarte e com o felipe mendonça em tudo, concordando também com o germano. no meu caso, posso aprender a ceder, mas não sei se conseguiria sem antes ver que o "outro lado" também cederia para que se pudesse chegar num consenso. acho que gosto de discussão mesmo. aquelas que não levam a nada, hora ou outra, acabam cansando, porém, geralmente aprendo alguma coisa. hoje em dia tento ler um texto com vários olhos. leio, releio, percebo o que gosto e o porquê, assim como percebo o que não gosto e também o porquê. lógico que não é sempre assim, lógico que muitos são os textos que me fazem sentir algo diferente, ou mesmo algum sentimento conhecido. mas isso geralmente vem na primeira leitura, ou lendo o mesmo texto após algum tempo. minha vontade é, ao criticar, desenvolver minha capacidade e senso críticos. publicar a crítica já tem um outro motivo: mostrar minha opinião ao autor. se o mesmo preferir ignorar minha crítica, pois bem, é de direito. pensei duas vezes antes de enviar esse comentário, talvez por ser possivelmente uma repetição de mim mesmo. mas agradeço por um diálogo tranquilo entre tormentas. abraços |
|
|
|
|
|
|
|