Encontro regado pela música, poesia unindo artistas, compositores, atores, intérpretes, cantores, poetas, pensadores, que contribuíram para que o 1º Encontro do Luso-Poemas no Brasil – Niterói-RJ. , fosse um momento mágico e de pura sensibilidade artística. A todos que contribuíram para o sucesso deste encontro, nossos agradecimentos.
by Iolanda Brazão
Boas Vindas do Coral da UFF
Fala de Âbertura. "Lusuários, amigos e irmãos brasileiros e portugueses, chegou o momento mais esperado depois desse longo convívio num mundo invisível. Enfim, estamos juntos aqui, ao vivo e a cores. Saibam que desde que foi lançado o desafio de encontrarmo-nos além do ambiente virtual, fixou-se a ideia que; caso fosse possível realizarmos esse encontro, teríamos que fazer de tudo para transformarmos esse dia em momentos incomuns, com ações memoráveis. Se alimentou então esse desejo, pondo fermento nas vontades de todos aqueles que se dispuseram colaborar, e incentivar, até que se pudesse fixar a data e o local para esse "1º Encontro Luso-Poemas Versão Brasileira"; e é sob este slogan, que desejamos todos, que fique o evento reconhecido e registrado nos anais do www.luso-poemas.net , a favor do site, a importância da realização, desta vez em território brasileiro como sendo; o primeiro passo do seguimento importante e definitivo de estreitamento dos laços de amizade entre os povos irmãos Brasil e Portugal para a expansão da interação e crescimento cultural dos indivíduos, principalmente daqueles que são interessados no crescimento, preservação e divulgação da Língua Portuguesa, da arte literal, musical e de todas as artes do mundo lusófono através dos ambiente de escrita e que nos acolhe como amadores da arte literal, assim como se faz no Luso-Poemas.
Poder o nosso evento contar com essa estrutura, realizando-o no MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ, e saber que neste dia iremos poetar sobre o piso duma obra tão grandiosa e de projeção internacional, jóia arquitetônica incrustada neste solo de Niterói, cidade honrada pelas mãos desse mestre da arquitetura, Oscar Niemeyer, é um privilégio, para eu e para todos nós que aqui estamos neste 15 de Julho de 2012 para participar de um domingo grandioso, uma festa da poesia, um momento ímpar de confraternização e principalmente, oportunidade una de darmos o testemunho, cada um de per si, daquilo que capaz somos possível fazer quando há o desejo dentro do peito de divulgarmos quão bela é essa grandeza linguística que nos faz comunicáveis, nos faz responsáveis na promoção da palavra e da divulgação da poesia nessa contemporaneidade.
Aqui e agora, grita em mim e certamente em todos nós, uma satisfação incontida, haja visto, o enorme grau de dificuldade que se teve em conseguir autorização em outros locais de projeção cultural noutra cidade, felizmente, conseguiu-se aqui, no MAC, é uma conquista de valor cultural incalculável para o nosso movimento literal, para o ambiente do Luso-Poemas . e para o nosso prazer pessoal, podem ter a certeza.
Mas que não seja esta uma oportunidade una e somente da região Sudeste, desejamos que esse evento, seja o primeiro duma série, que seja a alavanca para outros em caminhadas itinerantes e ininterrupta por todos os quadrantes do nosso Brasil.
Niterói registrará na sua história mais um evento do gênero, como sempre se portou, presente e acolhedora as causas culturais. certamente está sorrindo mais uma vez, de poder fazer do seu solo, o marco de mais um importante evento.
Desde já nossos agradecimento a Prefeitura de Niterói, ao vereador Sr.André Diniz, que é um amigo envolvido com gosto as causas culturais, a Fundação de Arte e Cultura de Niterói na pessoa do Sr. Ivan Macedo Viana Da administração do Mac, a Sra. Josiane Scalabriim e do Sr. Luis Rogério Baltazar, Chefe da Divisão de Administração, pela diligente atenção e prestimosa colaboração as nossas necessidades organizacionais. A todos; Obrigado. José Silveira"
Apresentadores: José Silveira Gisele Lemos
Palestrantes: Carolina Tavares da Silva Louback; psicóloga, mestranda pela PUC-SP na área de família. Dom Edson Carvalho de Luna Freire; poeta e presidente da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências
Performance poética: Aline Machado, Jorge Queiroz e Diana Balis do Conto&Cena
Apresentações musicais: Coral da Universidade Federal Fluminense Peri Santoro; regente.
Marcos Assumpção; poeta, escritor, musicista, compositor e cantor.
by chancelerdeluna2011
Zésilveira; poeta, compositor, intérprete, e; seu grupo com os mestres: Gim; violão, Manél; bandolim, Vinicius; cavaquinho. Percussão, mestres: Gilson; tantan e Antonio; pandeiro.
Fotos do MAC, Niterói, de Poetas e apresentações; Zésilveiradobrasil e do Cássio Tucunduva; poeta, violonista, compositor e intérprete.
Leituras e declamações: Diana Balis Dom Edson Carvalho de Luna Freire Fátima Abreu Felipe Mendonça Iolanda Brazão Kaleb Félix Costa e Rosa Karla Bardanza Roberto Esteves da Fonseca Sandra Fonseca Sissa Schultz Sol Figueiredo PCoelho Zésilveira
Karla Bardanza e Fátima Abreu, by Karla Bardanza
Sol Figueiredo e Kaleb, by Iolanda Brazão
by Sandra Fonseca
PCoelho e Sandra Fonseca, by Iolanda Brazão
Abaixo; os poemas criados sob o tema: “Oscar Niemeyer; o Homem e sua obra, em poesia”que fazem parte do Livro-CD elaborado pela poetisa Gisele Lemos e que foi oferecido aos ‘lusuários’ presentes, como agradecimento; uma singela lembrança do evento.
ARTE PURA ARQUITETURA Sandra Duarte dos Reis – Rio de Janeiro – RJ.
Sou a que admira a sua obra, beleza que sugere sensualidade. Sou a que se encanta com suas curvas, arte pura no meio da cidade.
Criador, com método, conciso e obstinado, seu trabalho é todo linguagem. No Museu de Niterói, a sua marca de simplicidade.
Antes de tudo, o sonho, talvez o corpo de uma mulher. Antes de tudo, a paixão que explode como furacão.
Talvez por isso tenha criado os anéis paralelos que atuam como quebra-sóis, para abrandar o fogo em nós.
Nos meus olhos, o espanto, reverência a quem trabalha com afã. Mestre das linhas de espaços siderais, cria hoje a arquitetura do amanhã.
Biografia: Sandra Reis é carioca, professora de ensino fundamental e terapeuta holística. Publicou um livro infantil (Memórias de uma Borboleta Encantada) em 1977 pela Litteris e em 2009 publicou (Buscando Caminhos), um livro sobre seu filho (portador de uma síndrome rara).
DÍSTICO José Silveira- Niterói – RJ.
‘Oscar Niemeyer’ contemplo a distância a sua obra e fico estático. belo contexto de concreto. uma obra que se expande, mexe com o nosso imaginário, daqueles que o belo vê. no arquitetônico disco o silêncio e a emoção guardados diante da monumental obra ‘extravagantemente contemporânea’ imponentemente luxuriosa que te move e move-se. logo me vem à genialidade centenária do Homem Oscar de suas mãos mágicas; poesia em riscos modulares, traços firmes, versos/linhas que se cruzam, insinuam-se... suaves, porém decididas semeadas por esses brasis e terras outras de todo o mundo. pôs seus sonhos no papel, propondo exequibilidades intrínsecas e extrínsecas, surgem do seu intelecto estruturas inimagináveis mais um fruto côncavo, um dos seus mais criativos voos. pousa grande nave mãe. museu/monumento estacionado frente a Baia de Guanabara vigiando esta cidade solo, ar e mar... aqui, a marca dum mestre; da arte, da beleza, da poesia em forma de arquitetura. construiu a memória. repousa sobre o mirante, com o carinho de Niterói.
Biografia Poeta, escritor, compositor, intérprete. Em 2011, premiado no 1º Festival de Músicas Ecológicas de Niterói, com o samba ‘Eco’ como a 'Melhor Letra de Música do Festival'. Seus poemas estão presente em várias antologias poéticas no Brasil e em Portugal. Mentor e coordenador do 1º Encontro Luso-Poemas versão Brasil, na cidade de Niterói – RJ no MAC – Museu de Arte Contemporânea.
“ESCULTURA” NA ARQUITETURA Roberto Armorizzi – Rio de Janeiro – RJ.
Por muito tempo, tentei, poetar diante de um Rei,
confesso, não consegui, mas, mesmo assim, insisti.
Tomado de adoração, pedi ao meu coração,
que assim me desse talento, a falar aos quatro ventos,
em nome de uma “escultura”, que surge na arquitetura,
de um ser que é mais brilhante, que pedras de diamante,
gigante, demais fecundo, só um existe no mundo,
pois veio para ficar, Niemeyer é ele, o Oscar!
Biografia Roberto Esteves da Fonseca – Rio de Janeiro Livros publicados: “O Sentido Numinoso do OVNI, Editora Senai, RJ, 2005; “Maenatu”, Editora Senai, 2006; “Poesiformas”, Editora Corpos, Porto, 2010; “Meu Anjo Lilás”, Clube de Autores, RJ, 2012. Participação em antologias de poesias.
JUNTOS VENCEREMOS Maria Fernanda Moreira Gomes Rocha – Lisboa – PT. Pseudônimo: mariagomes
Óscar Nie, saudade Querias um mundo melhor E reclamavas com seriedade Um universo mais lindo Aquele que não faltasse amor Valor, inteligência e verdade Seu coração chorava sorrindo Impunha-se à vida com rigor
Amava muito a lealdade Aquela que ansiava rindo Vivia a construir o louvor No peito continha ansiedade Não sonhava dormindo Subia ao mais alto patamar Erudito na franqueza Queria o mundo feito para amar
Para criar no meio da natureza Sem impossíveis e sem demagogia Até hoje nada perdeu a beleza Mas, o universo ainda não é poesia Triste, Óscar proclamava Ao ver uns com tudo, outros sem nada Inimiga do imaginário era a razão E mesmo que ela fosse querida
Falsa era também a fachada… Na torneada moldura do não Como dizia o sábio arquiteto A injustiça, o poder, a educação Que adianta ter um bom teto Se a estrutura for frágil e podre Ai se eu fosse nova agora
E não fosse assim tão pobre Gritava nas ruas com o povo Por tudo que me resta de outrora Como Óscar queria, eu quero Quero ver um mundo novo Há tanto tempo eu espero Os idiotas, tem armas, tem A dispara “rar” matar o mundo
A decadência austera continua Sem piedade e dó de ninguém O mal ficou tão profundo A vaidade despiu a realidade Já treme de medo, anda nua E sem um pingo de igualdade Cruel para o pensador de ideais Que erguia mastros sob o céu
Sobre a terra, hastes gigantes Obras, rabiscos, são diamantes Daquilo que um dia foi seu Que após o ser, já não é mais A cegueira do poder na linha curva Em linha reta veio universal O ponto que em si se turva Na livre maravilha natural
Dentro do seu mundo, Brasil Fora do seu mundo, Portugal.
Biografia Maria Gomes, nascida em 18 de Junho de 1955, natural de Lever, Cidade de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto, Portugal, reside actualmente em Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal, é autora de várias publicações poéticas, de sonetos e poemas.
A branca concha Rompe a urbana Paisagem A asa se abre E se lança Sobre a Baía Da Guanabara.
A monumentalidade Dos templos brasilianos A nobreza contida Nos antigos simulacros Guardando sonhos.
Conchas, asas Colunatas E a luz monumental Dança Balança Entre as formas Arredondadas.
Há poesia No arcabouço Do plano Desafia além Do espaço O tempo.
Eterniza o olho E o momento Mágica Arquitetura Os monumentos Poéticos De Niemeyer.
Biografia: Sandra Maria Batista Fonseca, Natural de Montes Claros – MG, Bacharel em psicologia pela Universidade Fumec, aluna de letras da Universidade Federal de Minas Gerais, poeta e escritora, mora em Belo Horizonte.
NAVE TERRA Diana Balis- Rio de Janeiro – RJ.
O suntuoso gesto iluminado Transcende as suaves linhas. Valoriza a Cidade como Corpo de Mulher.
Carícias de uma bossa nova, Cheio de charme, Equilibra a Nave Terra.
Vive o sinuoso traçado, E renova o contexto social. Repousa em Niterói.
Biografia Gisele S Lemos, Psicóloga, Diretora do Grupo Conto & Cena, Escritora de Histórias Infantis, Poeta, Membro da APPERJ e Poetas del Mundo. Membro Correspondente da ALAB e Membro do Conselho Geral da Revista Nova Águia de Portugal, Colunista da Revista Barra Legal.
NIEMEYER, E SUA PLÁSTICA DO CONCRETO Hernandes Leão – Uberaba – MG.
"Pioneiro da plástica do concreto" Encantado pelo movimento das curvas... Em sentido livre e sensual Como o corpo de uma mulher... Atinha-se, ao curso sinuoso do universo certo Sua visão da arte, era como, um pomar de uvas Cujo movimento do desenho, tinha que ser sensacional Da "Escola Nacional de Belas Artes", fez seu mister!
De "Laranjeiras" para o mundo... Oscar Niemeyer, arquiteto do futuro Centenário do labor e da conquista Do moderno concreto armado, era doutor! Por um certo francês... foi influenciado Não temeu o exílio, ora, seguiu esse caminho, bem seguro! Quebrou paradigmas por ser um idealista... Tanto que trilhou a ideologia socialista, como seguidor!
Da amizade e simpatia, com um certo JK, fez história! São seus filhos: a Pampulha, com a igrejinha de Assis... do horizonte! O Copan, Planalto, Alvorada, Catedral da capital, e o Congresso... Memorial, Museu Contemporâneo, mais museus, prédios, palácios e monumentos Projetou Brasília com muito amor! E uma internacional Glória! Impregnou o mundo, com uma perspectiva nova e viva como uma fonte! Mas, deixou sua marca indelével, por onde passou... com muito sucesso! Construções imponentes, exóticas e arrojadas, eram seus elementos
Com um estilo inconfundível, de construir... Moldou a trajetória arquitetônica do globo Suas obras grandiosas de se contemplar, perpassam as expectativas do Ser Como um presente digno de louvor, personificam os sonhos da humanidade! Dos traços voluptuosos... como do apoteótico Sambódromo carioca, fez erigir... Suas edificações marcantes, inundam nossas mentes e denotam seu caráter probo Visionário, sonhou e concretizou seus sonhos, em forma de poesias de se ver... Sua dança de formas arquitetônicas exuberantes, embala-nos, à uma formosura de felicidade!
Biografia Meu nome é Hernandes Alberto da Silva, mas sou mais conhecido no meio literário por: Hernandes Leão, sou formado em Jornalismo pela Universidade de Uberaba (MG), minha cidade natal (Email: hernandesleao@yahoo.com.br), sou funcionário público, escritor e poeta.
NITERÓI... UM CASO DE AMOR! (poema-acróstico) Paulo César Coelho – Niterói – RJ.
Nas águas calmas de São Francisco Imaginando rios de poesia descansa a alma Todo dia meio ao verde-azul do mar Em Boa Viagem, a flor plantada sobre rocha Rega com perfume a saudade de alguém... O MAC enfeita a orla do caminho In(vento) Niemeyer...
Um toque delicado do artista Mostrando quão linda é a cidade!
Camboinhas com suas areias brancas Acolhem em verões, lindas sereias! Suas curvas deslizam insinuantes Oceanos de rara beleza.
Do Parque da Cidade voam coloridas Eloquentes asas deltas, parapentes...
A silhueta arquitetônica das Fortalezas Mirantes de um tempo que ficou O conjunto que abraça, contempla o Forte Rio Branco, completa a glória de nossa história.
TEXTO – FRASE MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA Paulo César coelho – Niterói – RJ.
“Dos rabiscos do mestre, nasce a flor que embeleza!”
Biografia Médico Veterinário - Universidade Federal Fluminense em 1977. Escritor-Poeta: Membro da APPERJ – AVBL - Poetas Del Mundo – Clube da Língua Portuguesa – BH.
UNS PASSOS EM BELEZA Rosália Dias- Portugal
Homem vivido, com experiência, viajado. Homem que espera da vida algo mais… Espera, olha, analisa concentrado, Onde pode fazer obras magistrais…
Catedrais, palácios, tribunais, Igrejinhas, museus. Que beleza! Crescendo com as suas obras reais, Os sentimentos com certeza… Seu nome tão afamado, Que orgulho para o coração! Seu trabalho elogiado, O poder na palma da mão!
Oscar Niemeyer, arquitecto brasileiro, Pestana Casino Park, Funchal em Portugal. Beleza, projeto único e primeiro Grande obra, sem outro aqui igual.
A este homem só temos que agradecer, Por embelezar este nosso mundo. Olhares encantados de enternecer, Paixões vibrantes bem cá no fundo!
Agradecemos a todos os poetas participantes desse Livro CD. Antologia de poemas 1° Encontro Luso-Poema Brasileiro. Brasil / 2012.
Fala de Encerramento: O 1º Encontro Luso-Poemas versão Brasil chega ao fim. É hora de agradecermos aos que permitiram que promovêssemos esta confraternização, esta festa da poesia, o encontro desta plêiade de escritores, poetas, compositores, pensadores amadores virtuais, quais, usuários assíduos do Luso-Poemas, que é um dos grandes sites de poesia, de Portugal, portanto grande divulgador desde 2006 de poemas, frases e mensagens através dos seus colaboradores com obras escritas na Língua Portuguesa, e noutra seção, também da Língua Francesa, Latina e Inglesa. Da nossa parte, a transparência do fim uno e proficiente de, através dest’artes, incentivar e engrandecer principalmente a poesia contemporânea no mundo lusófono e além dele. Por isso esse evento se fez necessário aqui e agora no Brasil, pois, servirá de marco para que daqui em diante, siga itinerante, para todo o Brasil, e quiçá noutras oportunidades retorne a Niterói, para o prazer nosso doutras realizações. Que a partir disso, fique peremptoriamente inequívoca essa prestimosa contribuição da cultura brasileira para a Língua Portuguesa, também, através das nossas intervenções, amadores da escrita. O chamamento para essa confraternização teve papel importante, coroar o trabalho de divulgação da escrita e da leitura dos indivíduos habituais no ambiente literal. Além de, incentivar que se perpassem sempre que possível a barreira do virtual ao mundo real, para que, se interaja ao vivo e a cores na promoção do encontro cada vez mais achegado entre brasileiros, portugueses, angolanos, caboverdianos e demais povos da nossa Língua, seja para o debate dos assuntos inerentes a melhoria do ambiente da escrita, seja de se tomar conhecimento dos trabalhos editados de autores amadores, de apresentações, declamações, e exposições de livros publicados, possibilitando o intercâmbio. Creio que cumprimos bem a missão, graças às ações destas pessoas maravilhosas. As ‘meninas’ da organização: Alice Luconi, Clarisse Ferreira, Gisele Lemos, Gladys Ferreira, HelenDeRose, Iolanda Brazão e Leila Dohoczk. Agradecemos também aos nossos parceiros institucionais, pela contribuição na divulgação, brindes e banners. Tudo isso representou incentivo enorme, e ponto primordial para o brilho diferenciado da nossa festa.
. A cidade de Niterói agradece a presença de vocês. Muito obrigado a todos vocês, amigos, e que a gente se veja outras vezes.
Re: RETROSPECTIVA DO 1º ENCONTRO LUSO-POEMAS-BRASIL
Parabéns Iolanda, esta retrospectiva é um documento que ficará guardado para sempre na memória de todos os Luso Poetas, presentes ou não neste Encontro.
Re: RETROSPECTIVA DO 1º ENCONTRO LUSO-POEMAS-BRASIL
Caríssima amiga, poetisa Iolanda, que trabalho magnífico trazes até nós, emociona até; motivo 'mais que grande' para se querer partilhar com toda a família Luso-Poemas. Se impossível mostrar tudo que houve nas quase nove horas que passamos juntos, creio que estes 'flashs' dá uma perfeita mostra do que saboreamos antes e depois do almoço de confraternização no Bistrô-MAC. Neste; comida requintada e saborosa, e nos outros momentos, comemos e bebemos, ao êxtase, mas de alegria, de música e poesia para bem dos nossos corações ávidos dos abraços de amigos da poesia. Que bom que preparaste esta bela surpresa. Resultado do seu empenho em registrar tudo, antes, durante e depois do evento. Perfeito está o seu trabalho, profissional diria. Não poderia ser diferente tal o zelo com que tratou este último momento do evento, esta retrospectiva, dos momentos que passamos na grande 'nave-branca', apelido dado pela Sandra e que coube bem. Criamos vínculos, todos, de eterna amizades. A você o meu muitíssimo obrigado; agradecimento que estendo ao 'Comitê Organizador', Gisele Lemos, Alice Luconi, HelenDeRose e demais. Meu grande beijo e aquele abração bem caRIOca. zésilveiradobrasil
Re: RETROSPECTIVA DO 1º ENCONTRO LUSO-POEMAS-BRASIL
Iolanda, querida amiga, revendo agora com calma todos os 'flash' renovo os meus cumprimentos pelos excelentes registros do que foi o 'nosso encontro', da 'poesia', que foi estarmos juntos. não sai da lembrança. volto aqui para agradecer-lhe mais uma vez por todas as imagens e sons, e o destaque dado ao meu 'laboratório musical'. obrigado. bj. e um abração bem caRIOca. zésilveiradobrasil
Re: RETROSPECTIVA DO 1º ENCONTRO LUSO-POEMAS-BRASIL
Olá Iolanda,
passei aqui para relembrar, com muita saudades, este dia maravilhoso que passamos juntas com nossos queridos amigos e amigas poetas... saudades do Zé Silveira , o mago fabuloso, que fez este encontro acontecer/existir.