PRIMEIRO O ARTIGO, DEPOIS AS MINHAS CONSIDERAÇÕES:
CONVIVENDO COM UMA PESSOA BIPOLAR OU OUTROS TRANSTORNOS DE HUMOR E PERSONALIDADE...
*******************************************
ARTIGO: TEXTO RETIRADO DESSE LINK:
http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm
BIPOLAR
O que é?
O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.
A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.
Características
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.
Tipos
Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.
Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica...
OBS: O ARTIGO CONTINUA, MAS SERIA MUITO CANSATIVO COLOCAR TUDO AQUI, QUEM QUISER LER MAIS A RESPEITO, VÁ AO LINK DADO NO INÍCIO.
***********************************************
A vida nos leva por caminhos inusitados. Quando você pensa que já passou por tudo e que não há nada que não tenha visto ou sentido, ela te prega uma boa peça...
Na minha atualidade, conheço pessoas que tem transtornos de personalidade e humor.
Temos que ter muito tato, para com elas. Paciênca e tolerância são a fortaleza para lidar com cada caso.
Magoa? Sim, magoa. Mas pensemos que não sabem o que fazem, por estar doentes.
Uma forma bem adequada de aceitar esses 'temperamentos mutantes".
Acho que o melhor remédio sempre é o amor. Se você ama, vence todos os obstáculos de relações assim.
Principalmente se uma dessas pessoas, é de seu sangue. Os laços familiares envolvidos fazem com que a compreensão com o bipolar ou borderline, seja maior.
Mas é difícil essa jornada diária!
Quando você pensa que a pessoa está alegre, em menos de minutos ela fica deprimida. Ela diz uma coisa e logo depois diz que não falou. Contradizendo-se o tempo todo. Teríamos que andar com um gravador o dia inteiro, para provar a essas pessoas o que elas dizem.
Estão sempre entre o sorriso e o choro. O mau humor ao acordar, é o maior que já se viu!
E nunca você agrada o bastante, para que lhe digam: Gostei...
Sempre criticam os demais, pois eles se acham os melhores. Mas ocorre também que a depressão chega e podem se sentir os piores dos mortais sobre a Terra.
Você fica sem saber como lidar, muitas vezes...
Meu conselho leitor(a) é que sempre cuide com amor, paciência e tolerância.
É a melhor fórmula, ainda que eles precisem de remédios comprados...
Fátima Abreu
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.