"A felcidade é presente, nem passado nem futuro. Ela existe agora, ou não existe".
Qualquer pessoa possui a capacidade de ser feliz.
Trata-se de uma capacidade natural da qual ninguém está privado.
Nosso desafio é sempre o de conseguir desenvolver essa capacidade.
Os animais irracionais vivem em um estado natural de bem-estar e satisfação, do qual a razão nos priva por entrar em conflito com as emoções.
Esta mesma razão deve ser capaz de devolver a felicidade a nós.
Felicidade é um estado interno, independente do que se passa à nossa volta. Ela está dentro de nós e não fora. Aqui e não lá.
Isso quer dizer que temos que procurá-la a partir de nossos sentimentos, da maneira de nos organizarmos interiormente, e não através de conquistas, sucessos, poder.
Para ficarmos felizes, precisamos reforçar a idéia de que o importante é nos modificarmos em vez de procurarmos modificar a realidade à nossa volta.
Quando estamos prontos, a felicidade vem como consequência natural.
A felicidade é presente, nem passado nem futuro. Precisa ser vivida hoje, agora. Não pode, nem deve, ser deixada para depois, nem encarada como uma experiência já vivida.
O ontem já passou e o amanhã sempre será amanhã. A felicidade existe aqui e agora, ou não existe.
O propósito do livro "A felicidade é aqui" é ajudar, por meio de reflexões simples, a desenvolver o potencial para ser feliz de cada um.
Esta tem sido uma prioridade de todos os pensadores, através de séculos.
Desde que o pensador grego Pitágoras criou a palavra filosofia para qualificar o "amor ao conhecimento" (de philos - amor, amizade; e sophos - saber, conhecimento) o interesse dos filósofos tem sido predominantemente centrado no uso da sabedoria e na busca da felicidade.
Muitos escreveram sobre o assunto e, com a ajuda das lições da antiga sabedoria que formularam idéias úteis e sensatas, percorremos aqui alguns caminhos para nos facilitar o acesso à felicidade.
Luiz Alberto Py, escritor e psicanalista, trecho de Introdução do livro: A Felicidade é Aqui, Editora Rocco, 2003.