Textos : 

12º foto - O pastor

 
Com a samarra por cima de uma camisola de malha grossa, o frio nunca foi coisa de lhe meter medo, embora não fosse nada apetecível. Mas enfim, viesse o frio do mundo, que ele estava preparado para o encarar de alma aberta. Tinha que ser! As ovelhas e os borregos tinham que pastar e não eram umas geadazecas que iam impedir isso.
O pai sempre lhe dissera que os bichos eram mais importantes que qualquer vontade. E a vontade que era, meu deus! Ficar debaixo das mantas com o braseiro aceso, enquanto o gelo lá fora esbranquiçava tudo, era, sem dúvida, uma tentação difícil de combater.
Naqueles dias o pasto era raro... a geada, sempre essa, queimava tudo onde assentava. Tinha que se andar muito na constante procura de erva. Valiam-lhe, por aquelas alturas, os sobreiros e as outras árvores que, mercê da protecção da copa, deixavam o chão verdinho à sua volta.
Quem nunca se fazia rogado para aquela azáfama do pastoreio, era o Rabino, o cão. Um rafeirote empertigado com a esperteza de malandrim. Mas era bicho bem mandado e cumpridor. Quase que falava! Pelo menos fazia-se sempre entender. Parecia um contabilista, não havia forma de faltar uma ovelha no rebanho sem que ele desse por isso... estivesse o animal tresmalhado e era certo que ele o encontrava.
Na mesma altura em que o comprou, o pastor havia ouvido, em conversa na taberna da aldeia, que os judeus eram gente esperta e peritos a fazer contas. Ficou-lhe essa! Daí até olhar para o estilo do cachorro e para o seu ar esperto e lembrar-se do nome “Rabino”, foi um instante. Lá ao seu jeito, o cão tinha mesmo maneiras de judeu.
Sempre viveram os três assim, numa caseca no meio de nada. Os três? Sim, pois porque mãe, mulher sem juízo, já não existia por ali... em boa verdade, nunca existiu. Fugiu, cedo lá para a cidade, com um viajante que lhe prometeu tudo.
E assim, entre as sopas do dia, vai seguindo a vida enquanto se espera pela Primavera, que se aproxima com aqueles dias maiores, em que o sol já matou o gelo.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
2669
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 07/11/2007 22:11  Atualizado: 07/11/2007 22:13
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4047
 Re: 12º foto - O pastor
Uma foto alentejana é sempre uma bela foto!

Bem escrito!

Bjs


PS: Gostava de continuar a ouvir a RTA com os nossos Luso-Poetas.