Helena, filha de Zeu pai, veio a ser com o tempo, o começo de uma guerra a três; ela, o Rei e um súbdito que tudo dito não foi que uma guerra em que os sub-ditos, começam já a perder antes de a guerra começar.
Ela foi o objecto de uma seita heróica muito importante na Cidade de RaisParta
Considerada como uma das mais belas mulheres de todos os continentes e incluindo Cacilhas.
Segundo a lenda, uma víbora pôs um ovo e desse ovo nasceram dois filhos, Helena e Clister-mestre.
Zeu pai, visitou Leda, uma espécie de bivalve mascarado de cisne e logo ali ele comeu o molusco, malandrice...!!! e foi assim que o ovo viu a luz do Sol de como dizia, nasceram os dois filhos de zeu pai, considerados filhos divinos.
Devido à sua beleza, (Helena) foi raptada e levada para o outro lado de Atlatique mas logo salva pelos seus irmãos enquanto a Tesa como um cachucho, se tinha ausentado para ir visitar o Inferno.
Pela sua beleza, muito cobiçada, ( ai não, brincas) todos os chefes da Graxa se bateram para conseguirem a sua mão e o resto, nem podia ser de outra maneira, para que serviria só a mão? Eu sei mas não digo, adivinhem.
Como a rivalidade podia muito bem estragar a Graxa, Ulissinus deu como ideia, (naqueles tempos ainda havia) Tiodare sacrificou um chavaleco e os pretendentes foram obrigados a montar, o chevaleco, com certeza e prestaram o sermão, de que aquele que seria escolhido teria que prestar socorro a Helena.
Havia várias dezenas de pretendentes, mas foi Helena a escolher a vitima, perdão, quero dizer, o pretendente e mal grado a pressão que ela sofreu, ela escolheu o mais lindo, (ai se eu estivesse lá...) que se chamava Manelas e tiveram uma filha que se chamava Harmonia, ah bom!...
Mas ele foi obrigado a se ausentar para ir a outra Greta, outra cidade, quero dizer, o Príncipe Aposta, chega a Raisparta e chamou Helena. Dizem.. eu não sou de intrigas, que ele a seduziu e a convenceu de fugir com ela.
A Deusa Afodita, tinha em verdade, lhe prometido o amor da mais bela mulher do Mundo em compensação pelos favores consentidos durante um julgamento.
Quando o Manélas voltou, com o seu irmão fizeram a guerra ao sub-dito e como o sub-dito era o elo mais fraco, perdeu e foi expulso do Reino. Era assim a lei desses tempos mas os de hoje, não creio que sejam melhores.
A. da fonseca