Economia
Oeiras é um dos concelhos mais desenvolvidos e ricos da península Ibérica e mesmo da Europa.
No seu território encontram-se instaladas muitas multinacionais como a Nestlé, a Microsoft, a Netjets, a General Electric, a HP, a Unisys, a Nokia, a Toshiba, a Philips, a Glaxo Smith Kline, a LG, entre muitas outras.
O concelho concentra ainda cerca de 30% da capacidade científica do país sendo um dos principais pólos de I&D da Europa.
Em 2003 o volume de negócios de empresas sedeadas no concelho de Oeiras atingiu cerca de 18 000 milhões de euros. Actualmente pensa-se que esse valor tenha crescido entre 40% a 60%.
Actualmente o concelho posiciona-se como um destino de excelência para investimentos que criem valor acrescentado para a região. Alguns dos novos projectos a ser desenvolvidos são o Lisbon Medical Park, o Arquiparque II, a Torre de Monsanto II, o Parque das Cidades (Office Park) e o projecto de renovação urbana da fundição.
Por essas razões, Oeiras é apelidada como o Silicon Valley da europa, principalmente devido ao grande dinamismo do seu tecido empresarial. Ainda recentemente a americana MIPS Technologies adquiriu a Chipidea num negócio que elevou ainda mais a exposição internacional do concelho.
Entre os parques empresariais presentes neste Concelho estão:
Taguspark
Lagoas Park
Arquiparque I
Arquiparque II
Quinta da Fonte
Parque Suécia
Parque Holanda
Neopark
Para além dos parques empresariais, Oeiras apresenta no seu território importantes institutos de investigação científica:
Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)
Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET)
Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR)
Instituto Nacional de Investigação Agrária
[editar]Perspectivas Futuras
No futuro espera-se que Oeiras continue a atrair cada vez mais multinacionais, cimentando a sua posição no contexto Ibérico e Europeu. Para isso irá contribuir a partilha de sinergias entre universidades e empresas o que irá permitir aumentar know-how da região.
A Investigação & Desenvolvimento será um dos potenciadores deste novo ciclo de desenvolvimento que pretende a criação de grupos tecnológicos fortes com origem em Oeiras e que possam competir no mercado globalizado.
Um dos exemplos desse novo modelo é a assinatura de protocolos com o Massachusetts Institute of Technology e a Universidade Harvard para a partilha de sinergias com o tecido empresarial do concelho.
(Isaltino Morais é dos principais responsáveis por isto, por estar há mais de 20 anos à frente da autarquia)
tirado da Wikipédia