LÓGICA FORMAL e LÓGICA DIALÉTICA -Sexto Poema_
(Quando 2 mis 2 podem não ser quatro)
A lógica formal é metafísica e raciocina com o Principio da Identidade. Todas as coisas são sempre idênticas a si mesmo, Nada muda. Congelam-se. Eternizam-se...
Filosofia política alimentada pelo poder econômico...
O seu método de análise é o silogismo, que consiste em se estabelecer uma premissa maior, aonde se insere uma premissa menor e o resultado é uma conclusão necessária.
Um exemplo clássico: seja a premissa maior, TODO o HOMEM é MORTAL e a premissa menor: EU SOU HOMEM. A CONCLUSÃO ´e inquestionável - EU SOU MORTAL.
Nós os quânticos derrogamos esse silogismo materialista:
SPMOS SERES ETERNOS!
A lógica dialética afirma que o silogismo está superado!!!
Vamos analisar, primeiro. casos mais simples.
Há pouco tempo a moeda brasileira estava ao par com o dólar:
Dois reais mais dois reais eram quatro dólares!...
Com a desvalorização do real. dois reais mais dois reais já não valiam quatro dólares!!!
Aonde foi parar a economia conservadora ?...
AS QUANTIDADES TRANSFORMAM-SE em QUALIDADE e VICE-VERSA.
Não e pode adicior a uma substância quantidades até ao infinito, sem que a estrutura molecular da substância entre em colapso e mude de estado - O SALTO QUALITATIVO.
Tomemos como exemplo a água. Se formos aquecendo-a, acrescentado mais quantidade de calor, chega um momento em que o aumento da quantidade de calor rompe o equilíbrio do líquido e muda de estado, Vejamos: água a 30º, água a 50º, só ocorreu mudança de quantidade de calor, mas a substância continua água. Quando chegamos a 100º C, numa determinada pressão atmosférica há o colapso e a água muda do estado líquido para o estado gasoso
Dando o salto de qualidade.
Ao contrário acontece a mesma coisa: Se formos resfriando a água chega-se a um momento em que ela deixa o estado líquido e passa para o sólido -O GELO.
Existem outros meios para a mudança qualitativa, é o que veremos nos próximos textos,