Nos dias de hoje, os jovens, na sua maioria, não costumam ler muito. Em lugar disso optam pelas tecnologias, pelos computadores, jogos e músicas nos fones.
Ler é saudável, tem imensas vantagens que beneficiam o corpo e a alma de quem perde alguns bons momentos na leitura.
Numa sociedade cada vez mais stressada, acelerada e compulsiva, ler é fundamental, não só para os adultos como para os jovens. Os livros são vastos e oferecem-nos milhares de experiências de leitura a cada minuto.
Todavia, ler um livro não é ainda actividade frequente para os jovens que, com diversas desculpas, passam à frente dessas tarefas. Assim, há que cativar e sensibilizar para esta temática, porque ler enriquece quem o faz com vontade e gosto. Folhear um livro pode representar para muitos um aborrecimento, mas não é impossível ultrapassar isso. Aos poucos e poucos vai sendo incutido nos jovens a ideia e os hábitos de leitura, que podem assim satisfazer muitos de nós em tranquilos momentos de descanso e descontracção.
Não cabe apenas a pais e amigos cativarem as camadas jovens para a leitura; cabe sim aos jovens pegar num livro com vontade e partir desse princípio natural.
Há que ler!