Veja o que a mentira pode causar:
• Decepção: pela constatação de o parceiro não era exatamente quem a gente pensava que fosse.
• Sentimento de fracasso: pelo erro de avaliação e de ter se apaixonado por alguém que não é confiável.
• Ressentimento: sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa e raiva. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o parceiro/ou ilusório parceiro.
A “SÍNDROME DE PINÓQUIO” ou “MITOMANIA” é a mentira frente a um assunto específico que é contada como se fosse uma verdade absoluta. No caso do Pinóquio é uma contradição enorme, uma mentira sobre a outra, um nariz crescendo por alguém faltar com a verdade, uma enorme mentira. A mentira não é o objectivo e sim a justificativa para seus fins, porém, quem conta acredita em sua mentira, onde a utiliza como defesa. Indubitavelmente, com raras exceções. O mentiroso sempre quer ser agradável.
Mentirosos são talentosos e persuasivos, mas, secretamente, insinceros. Mesmo uma mentira branda pode impedir a pessoa de conviver com a sua verdade. Inventar algo para justificar um esquecimento, por exemplo, pode não ser grave, mas vai distanciando a pessoa de sua própria história o mentiroso acha que esta a enganar.
Tanto a mentira como a omissão são maneiras de sair de cena; “o que elas têm em comum é a covardia".
Se há as mentiras ditas inofensivas, o que não é verdade, e até necessárias para manter a harmonia social, há também as grandes fraudes, estas, sim, perigosas à sociedade, que brotam das mentes de mentirosos patológicos.
Um exemplo de mentira:FINGIR, OU USAR UMA VARIEDADES DE “AVATAR”, a quem achas que enganas ?????????????????
Essa mentira é mentirosa.
Segundo os especialistas, a ficção mitomaníaca envolve concepções de grandeza ou de fraqueza, de capacidades e feitos extraordinários, fabulações que podem levar a cometer crimes e fraudes, como o exercício ilegal de certas profissões.
Suas mentira podem fazer seu nariz de PINÓQUIO, crescer ainda mais, pense nisso, NARIGUDA(O)
Portanto, fique atenta(o) a esse pormenor.
Mariabela