Arrebatavam-me os espetáculos teatrais, cheios de imagens das minhas misérias e de alimento próprio para o fogo das minhas paixões.
Mas, porque quer o homem condoer-se, quando presencia cenas dolorosas e trágicas, se de modo algum deseja suportá-las?
Todavia, o espectador anseia por sentir esse sofrimento que, afinal, para ele constitui um prazer.
Que é isto senão rematada loucura? Com efeito, tanto mais cada um se comove com tais cenas quanto menos curado se acha de tais afetos (deletérios).
Mas, ao sofrimento próprio chamamos ordinariamente desgraça, e à comparticipação das dores alheias, compaixão.
Que compaixão é essa em assuntos fictícios e cênicos, se não induz o espectador a prestar auxílio, mas somente o convida à angústia e a comprazer o dramaturgo na proporção da dor que experimenta?
E se aquelas tragédias humanas, antigas ou fingidas, se representam de modo a não excitarem a compaixão, o espectador retira-se enfastiado e criticando.
Pelo contrário, se se comove, permanece atento e chora de satisfação.
Amamos, portanto, as lágrimas e as dores. Mas todo o homem deseja o gozo. Ora, ainda que a ninguém apraz ser desgraçado, apraz-nos contudo a ser compadecidos.
Não gostaremos nós dessas emoções dolorosas pelo único motivo de que a compaixão é companheira inseparável da dor?
A amizade é a fonte destas simpatias.
Santo Agostinho, in 'Confissões'.
Santo Agostinho de Hipona, Argélia [354-430]
Santo & Doutor da Igreja.