Textos -> Crítica : 

Encontros e desencontros dum país empobrecido

 
Hoje apeteceu-me escrever uma crónica diferente. Não tenho pretensões a analista política, nem sequer a analista social, mas, de facto, tal como de médico e de louco, se calhar também de analista todos temos um pouco… basta ouvir ou ler as notícias que vêem a lume. Ler ou ouvir atentamente, pois claro.
No outro dia, por exemplo, fiquei estupefacta com a notícia de abertura dos telejornais portugueses – Cristiano Ronaldo foi pai. A minha área não é o jornalismo, mas aprendi, na altura em que o ensino era isso mesmo – ensino – que a notícia de abertura dum telejornal era a mais importante do dia. Então, das duas, uma. Ou as regras se alteraram algures no espaço e no tempo (e eu, que sou muito crédula até acredito que assim seja) ou então estamos a assistir a uma grande inversão de valores. Será que, no nosso país, é mais valorizado o facto de um qualquer futebolista ter sido pai do que, por exemplo, o facto de ter havido problemas de segurança nas praias da linha de Cascais provocados por lutas entre bandos rivais? (isto para não falar de problemas bem mais graves que Portugal atravessa e que tem sido relegados para terceiro ou quarto plano a favor dum campeonato do mundo de futebol ou coisa que o valha).
Todos os dias fico ainda mais estupefacta com o estado a que o nosso país está a chegar. Quando julgo que nada mais me irá surpreender pela negativa, lá aparece mais uma notícia a provar que eu estava errada.
Sem entrar em politiquices do género de qual é o melhor partido para governar Portugal, o que é certo é que devemos ser um dos poucos países do mundo que é (des)governado por um Primeiro-ministro sobre o qual, todos os dias, se levantam suspeitas e cuja equipa não se entende sobre os assuntos que interessam ao comum dos mortais. A título de exemplo, no sábado, o governo (essa entidade mística que ninguém sabe bem quem são) disse que era previsível que a taxa de desemprego continuasse a aumentar. Esta notícia não referia quem tinha sido o ilustre membro do não menos ilustre governo a dar esta previsão. Mas, na notícia seguinte, o Primeiro-ministro dizia que a taxa de desemprego vai diminuir até final do corrente ano. Afinal quem é que tem razão?... Bem, devemos ter, com a taxa de desemprego o mesmo problema que tivemos com a terceira travessia do Tejo. No mesmo dia vieram a público três opiniões diferentes, supostamente todas fiáveis e que reflectiam a posição do Governo.
Mas há mais razões para eu achar que temos um país que, dia-a-dia, empobrece ainda mais. Crianças/adolescentes que, ao longo do ano lectivo, tem testes negativos, fraca participação nas aulas e que não conseguiram mostrar que sabiam a matéria dada, mas que passam de ano em prol das estatísticas. Crianças/adolescentes sujeitos a testes de aferição que são um atentado a quem se preocupou em estudar e que até os leva a sério. Professores que se suicidam porque tem medo de fazer frente aos alunos, ou que sentem a sua integridade física ameaçada por eles e/ou pelos pais. Pais que se descuram da sua responsabilidade de educadores porque não se podem aborrecer as crianças. Processos em tribunal que demoram anos a ser resolvidos. Adultos que, aos quarenta anos, são considerados velhos e acabados, e que, por causa da idade, não arranjam emprego. E isto é apenas a ponta do iceberg.
Só lamento que, quem vai pagar caro esta factura, não é quem a criou. Não vamos ser nós, que estamos aqui hoje, que a vamos pagar. São os nossos filhos e netos. Quero acreditar que ainda estamos a tempo de mudar o futuro que lhes estamos a deixar. Assim se queira fazê-lo.
Por indignação ou por direito a opinar, aqui fica registada a minha preocupação de hoje, dos problemas, que, infelizmente, já são reflectidos no presente e ainda serão mais no futuro. Todos já somos poucos para mudar e melhorar!


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1797
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Epifania
Publicado: 09/07/2010 10:26  Atualizado: 09/07/2010 10:29
Super Participativo
Usuário desde: 02/07/2010
Localidade:
Mensagens: 179
 Re: Encontros e desencontros dum país empobrecido
- Tudo vai de mal a pior se não nos conseguirmos endireitar de costas firmes na cadeira...e olharmos as coisas simples e belas e as trouxermos para dentro de casa

- Dizem por aí, que o bébé é lindo.

- Pois, mas os valores, quer da mãe, quer do pai e até da sociedade alteraram, sem se inverterem

- Pois é! Quem quer saber dos males que rondam a espaço aberto como esgotos petrificados num país dito de "merda". Pois se de "merda" é composto e decompostas todas as ideías, que fomentam este crescimento atroz, atrasando o desenvolvimento.

- Pois é!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/07/2010 11:31  Atualizado: 09/07/2010 16:19
 Re: Encontros e desencontros dum país empobrecido
minha cara Magda, espero que este seu apetite não se esvaia, que outras crônicas venham da sua pena para a manutenção do alerta. quem escreve com olhar do povo precisa estar atento para avivar a verdade sempre que possível, pois, os mensageiros das mídias, no caso a escrita, geralmente estão presos ao marketing da indústria da imprensa que precisa vender seu produto, ou, concomunado com os visados. Mas os que mais abusam disso é a televisão. também aqui no Brasil há essa prática, é usual, destacar e persistir numa notícia estrelada e sensacionalista para abafar, distrair ou confundir a opinião pública. a coisa é manipulada pelos governos, e bem por isso temos o dever de interferir, assim, como aqui fizeste. muitos ainda não perceberam, mas a internet, pela imediatilidade da notícia é hoje um instrumento de grande valia para as lutas populares. creia, os resultados não serão vistos somente pelos nossos filhos e netos não, hoje já não se foge tão ileso dos flagrantes os quais podem ser feitos por qualquer cidadão por um celular e a sua divulgação denúncia tem eficácia comprovada, pela rapidez com que a notícia viaja pela internet, é inconteste. é a tecnologia a serviço do povo. uso-a diuturnamente e os resultados são surpreendentes. exemplificando; já passei essa crônica para frente por email para centenas de amigos. Só que fiz um adendo no título; “um mal também daqui”. continuemos a gritar, pois...

um beijo e afetuoso abraço

zésilveira

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 27/08/2010 14:52  Atualizado: 27/08/2010 14:52
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11099
 Re: Encontros e desencontros dum país empobrecido
Magda,
É absolutamente revoltante. os valores há muito estão invertidos. A tv tem grande poder de coação.
Aquilo que nem deveria ser notícia porque pertence apenas ao plano privado vira manchete de noticiário. O mesmo acontece com as revistas cor de rosa.
Que tal se ninguém as adquirisse?
Assim os filhos não as veriam regularmente em casa e não se habituariam a consumir a vida alheia.
Ah, mas dá jeito, assim os verdadeiros problemas sociais ficam sempre para segundo plano.
Beijo
Nanda